JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Afastamento
A defesa do prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), após tentar quase todas as medidas cabíveis na constituição nacional, tentando tirar o alcaide da cadeia, preso desde o final do ano passado, sofreu mais uma derrota no tribunalão de justiça.
Não
A defesa de Elizeu queria afastar da relatoria do processo no TJ, o desembargador Ernani Guetten de Almeida. O presidente do TJ/SC, desembargador Nelson Schaefer Martins, afastou a hipótese de suspeição do desembargador Almeida, que seguirá cuidando do caso como relator. No dito popular: tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Perdeu
Vivendo o maior inferno astral de sua vida o prefeito Elizeu Mattos, ainda na ressaca do carnaval. Ele teve negado recurso na quarta-feira de cinzas, que pedia a paralisação dos trabalhos da Comissão Processante da câmara de vereadores de Lages, alegando sua ilegitimidade.
Indeferiu
O juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior indeferiu a liminar da defesa do burgomestre, afirmando que qualquer cidadão com título de eleitor pode pedir a abertura do processo de cassação, se tiver subsídios legais que sustentem o pedido.
Se a moda pega
Interessante observar que no caso de Lages, a justiça parece caminhar em longos passos, sendo que a operação foi deflagrada em novembro e no mês seguinte já havia pessoas detidas, entre elas, o próprio prefeito Elizeu Mattos, preso quase três meses após o fato.
Celeridade
Em BC, o Gaeco prendeu pessoas do alto escalão, mas o processo corre em segredo de justiça, deixando a própria justiça em suspeita e desacreditada.
Bem antes
A Operação Trato Feito, de BC, foi deflagrada bem antes da operação Águas Limpas, em Lages, que já apresenta o resultado das investigações para a sociedade, enquanto em BC, há mais de seis meses, ninguém sabe ao certo do que estão sendo acusadas as pessoas envolvidas na operação.
Emperrada?
Uma fonte próxima ao fórum da avenida das Flores confidenciou ao pançudo de que teria uma gaveta emperrada na dona justa catarinense, bem onde se encontra os documentos da operação. Forças ocultas estariam impedindo o processo de seguir caminho. Mas, por força do destino, um dos principais envolvidos no Trato Feito já estaria até com o depoimento agendado na PF...
Política x Justiça
Mesmo não crendo em Papai Noel, acredito que as instituições são mesmo independentes e harmônicas, por que no caso de ter mesmo uma gaveta que não esteja abrindo direito, justamente neste processo, porque a chave não teria enguiçado no caso de Elizeu Mattos, sendo que os dois, Periquito e Mattos são do PMDB? Teria o partido mais força no litoral do que na serra?
Força
Por falar em força, estava escalado um time de peso pra depor no caso provável de um impeachment, na câmara da terra do pinhão, contando com a presença dos deputados estaduais e federais mais votados do PMDB e dos três senadores do partido.
Lá em cima
Mas como a defesa do prefeito esperava anular a comissão de cassação da câmara, agora os depoimentos devem ganhar força, só não sei como vão colocar a cara pra desmentir a alegação do MP, acusando farta documentação de que o salário do alcaide poderia chegar a R$ 160 mil por mês, só de propina. Ele ganhava mais que o presidente da Petrobras, fora o salário de prefeito.
Menino de ouro do PP
Na primeira sessão da piramidal casa do povo do ano de 2015, o Menino de Ouro do PP, Fernando Pegorini (PP), mesmo não estando no exercício do mandato, participou das articulações das comissões permanentes, e foi guindado a assumir a presidência da Comissão de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, área que sempre atuou.
Alteração regimento
Pegorini vem defendendo a alteração no Regimento interno da CVI para que seja incluído o direito do jovem na comissão de proteção dos direitos da criança e do adolescente, haja vista a PEC 65/2010 ter incluído este direito no artigo 227 da CRFB e regulamentado pelo Estatuto Nacional da Juventude. O vereador, além de atuar fortemente nas áreas da criança, adolescente e do jovem, deseja atuar nas áreas da Educação e Meio Ambiente.
