JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Combinar
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (PSD), o diretor Administrativo da Alesc, Fabrício de Oliveira, e o Socadinho escriba, durante encontro na manhã de ontem.
Sindicato dos contêineiros de Itajaí anunciou paralisação para esta sexta-feira para reivindicar aumento no frete e mais agilidade na entrada e retirada de contêineres do porto. Informaram que será na paz e que não haverá trancamento de ruas ou de BRs, o que é ótimo. Só falta combinar com a torcida.
Cabreiro
O brasileiro anda tão puto dos cornos, que o perigo de se colocar um movimento nas ruas é controlá-lo depois. Que nem aquele navio de passageiros que prometeram liberar na greve dos pescadores e que não deixaram sair depois. Ou o movimento dos caminhoneiros atual, em que, mesmo depois de acordo feito, continuaram com as rodovias fechadas em diversos pontos desse Brasilão afora.
Não creio!
Donde se conclui que movimento na rua é que nem CPI, sabe-se como começa e não se sabe como termina. Como o movimento de rua de junho de 2013, que pegou geral e só terminou quando os black blocs botaram o bloco na rua para acabar com uma manifestação popular e pacífica que estava deixando o governo de cabelo em pé. Agora tem esse movimento que está sendo agendado pela internet para 15 de março. Vamos ver no que dá.
Tirar a tia
Tem um pessoal que quer porque quer tirar a Tia Dilma do poder, sem levar em conta que as eleições foram há cinco meses, e era ali o momento de mudar. Mas a maioria decidiu que não. Então tem que respeitar, né? Ou não? Pensando bem, a vitória da presidenta acabou sendo um castigo pra ela mesma. A muié tá a cada dia mais isolada, empurrando, ao que parece, sem apetite, um governo pra lá de complicado. Só tempestade à vista.
Fim da reeleição
E quando a coisa aperta a primeira providência é falar em reforma política. E até que o petismo tem razão quando fala que a culpa de tudo é do FHC. Porque, pensando bem, a invenção da reeleição foi dele. E está mais do que provado que reeleição no Brasil não dá. Neguinho faz das tripas coração no primeiro governo para se eleger para o segundo tempo, e depois, reeleito, larga mão. Entrega pros paraguaios. Então se reelegeu pra quê?
Até o bem...
Sem contar que oito anos seguidos de um mesmo grupo no poder mata qualquer oposição no cansaço. E sem oposição, a coisa fica fácil demais. Pra tudo. Porque, como diz aquela anedota, político para se manter no poder faz de tudo, até o bem. Então esse negócio de reeleição precisa acabar. Mas alguém por aí vê como? Eu é que não.
Vitrine
O diretor de administração da ALESC, dublê de ex-vereador e suplente de deputado federal, Fabrício Oliveira (PSB), foi convidado para assumir um dos cargos de maior visibilidade do legislativo catarinense. Além da expressiva votação, dizem os linguarudos que a posição de Fabrício no período eleitoral foi determinante para assumir a função.
Apoio de peso
Mesmo com o PSB apoiando o PSDB, Fabrício optou por não colocar as fotos do candidato para o governo no santinho, num ato claro de apoio pra reeleição do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), que também pode interferir na renovação política de BC, só pra deixar desafetos como Pavan e Periquito, talvez ocupando o mesmo palanque. Quem viver verá!
Campeão de votos
Gelson Merísio (PSD) foi pela segunda vez o deputado estadual mais votado de SC, obteve 119.280 votos, cerca de 39% a mais que o segundo deputado mais votado, o que acabou lhe reconduzindo para presidência da casa com o consentimento unânime dos seus pares.
Preferido...
Dizem até que o homem de Rio do Sul é o preferido do partido e do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), visando a sua sucessão em 2018. Em conversa na manhã de ontem, acompanhado do diretor administrativo Fabrício de Oliveira, Merísio diz que vai acompanhar e entender as demandas da nossa região e pra isso vem dar um chego por aqui.
Todos
Merísio diz que vai visitar os prefeitos Jandir Bellini (PP) e Edson Periquito (PMDB), além dos legislativos e meios de comunicação pra estreitar laços com a Assembleia Legislativa, aproximando-a das necessidades da região.
Vereador cassado
Lauro Silvério da Silva (PT) foi cassado pela câmara de vereadores de Bombinhas. Lauro perdeu o cargo após ter uma condenação criminal transitada em julgado, por participação na fraude contra a previdência social. O legislativo de Bombinhas, cientificado pelo Ministério Público, emitiu um decreto extinguindo o mandato do parlamentar.
Condenado
Lauro Silvério foi condenado pela 7ª Vara Federal de Floripa a um ano e quatro meses de reclusão, em regime aberto. Pagou os 39 dias com prestação de serviços à comunidade e uma multa l de 500 pilas. Será que ficou contente?
