Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

O preferido...


Secretários da prefa peixeira questionam o motivo do secretário de Comunicação, Murilo José, o Batatinha, ser o único dos abobrões que, vira e mexe, viaja ao exterior com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Na próxima quarta-feira ele embarca para cidade de Auckland, na Nova Zelândia, pra largada da regatona Volvo Ocean Race. Vai acompanhando o prefeito na comotiva peixeira. A preferência de Bellini por Batatinha tem despertado ciúmes...

Mijada

O narigudo secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, que é também presidente do PP, levou uma baita mijada do prefeito JB, por conta do loteamento Santa Regina no Espinheiros. Tarcísio precisou de uma toalh e um lençol pra enxugar o nariz, frente à bronca que lhe encharcou.

As rédeas

De agora em diante a responsabilidade será do próprio Tarcísio e do alcaide JB sobre as questões do bairro, já que a subprefeitura da região de Cordeiros tem sido incompetente até pra cortar um mato em frente de uma escola. É pracabá!

Esquentou

A sessão da casa do povo de Bombinhas, na segunda-feira, pegou fogo. Rolou um bate-boca entre a vereadora puxa do governo da dupla sertaneja Paulinha & Paulinho, Miriam Victorero (PDT), e o vereador Celino dos Santos (SD). Tudo por conta do interesse de Celino em abrir uma CPI pra investigar a famigerada taxa de preservação ambiental – TPA.

É do contra

Miriam usou a tribuna pra meter a boca no Celino, deixando bem claro que o vereador quer apenas derrubar a TPA. Celino teria escutado as críticas bem quietinho, mas ocupou a tribuna logo após...

“Não lhe dou aparte”

Celino começou a explicar os motivos para a CPI, mas a vereadora Miriam tentou interromper várias vezes. A vereadora dizia que Celino não poderia se dirigir diretamente a ela em sua fala na tribuna. Celino ficou cabreiro e disse que não daria um aparte à vereadora e pediu respeito para terminar o pronunciamento. A presidente da casa, Lurdinha Matias (PDT), foi obrigada a acalmar os ânimos dos vereadores.

Tem que investigar

O requerimento pedindo a abertura de uma CPI já está pronto. Por enquanto, só conta com a assinatura de Celino e da ex-presidente da casa, Maria Júlia (PSD), faltando apenas uma assinatura pra ir à votação. Para Celino, a cobrança da taxa já apresenta várias irregularidades, como o recibo, padrão jogo do bicho, que é entregue aos gringos e a existência de duas contas pra guardar a grana da TPA, quando na realidade deveria existir só uma.

Grana no apê?!

Mas a declaração mais cabulosa feita por Celino foi a afirmação que flagrou uma barnabé da prefa levando grana da TPA para o apartamento da prefeita Paulinha da Silva (PDT). “Saí de uma reunião no apartamento da prefeita, junto com a mesa diretora, e uma funcionária pública subiu para o apartamento da prefeita com dinheiro público e eu tenho que fazer descaso disso? Não tem como!”, debulhou Celino.

Invasão

Pedindo a rejeição da medida provisória 198 - que fixa a remuneração básica do professor Admitido em Caráter Temporário, e que deveria ter entrado em discussão na Comissão de Justiça da Assembleia, centenas de professores se acotovelaram ontem, inclusive com a invasão da sala onde os deputados da referida comissão discutiam o tema.

Tenso

A assembleia geral da categoria, feita em praça pública, bem em frente da Alesc, não descartou a possibilidade de greve. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino (Sinte) afirma que cerca de três mil pessoas participaram do ato, discutindo a paralisação imediata ou condicionada à retirada da MP 198, a partir do dia 10 de março. Na semana que passou, este articulista adiantava que o clima estava se assemelhando ao do estado vizinho, o Paraná.

Desqualificando

Alguns governistas atribuíam o manifesto a outras categorias, dizendo que não eram os professores que estavam no local protestando e sim algumas pessoas que queriam ver o circo pegar fogo, tentando desqualificar o movimento. Mas ninguém peitou os mais afoitos, que entravam porta adentro, deixando a polícia legislativa e militar de cabelos em pé.

Escolta

O secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, esteve na Comissão para explicar a medida aos deputados, mas precisou sair escoltado por policiais. A PM foi acionada para, junto com a guarda legislativa, conter os ânimos dos professores.

Pizza

Uma comissão do Sinte se reuniu com os deputados para evitar a leitura dos pareceres ao projeto, mas os profes, que estavam do lado de fora, forçaram a entrada e em clima de final da copa do mundo. Formas de pizza foram batidas nas paredes, gritando palavras de ordem: “é mentira, é mentira”...

Clima

No clima cada vez mais tenso a discussão foi suspensa. E o secretário Deschamps, um dia antes, anunciou que estava tudo certo e que não haveria greve. Ele diz que está preparado para conduzir as negociações, uma vez que os professores estão esgotados de tantas promessas desde a administração de LHS, empurrando o tema e a tabela de descompactação do magistério...

Correu atrás

O vereador Zé Ferreira (PP) auxiliou nas negociações dos caminhoneiros que estavam na bronca por conta do valor do frete. Os caminhoneiros aceitaram a proposta de aumento de 10% da tabela de frete (municipal e intermunicipal) para posterior negociação com sindicato de até 30%. E frete interno, dentro do complexo , terá um aumento de 15%. Devem voltar ao trabalho no dia de hoje.

Vice do vice

Complicado os bastidores políticos em Itajaí. O problema é que tem um monte de políticos querendo ser candidato a vice-prefeito no pleito de 2016. Tem mais candidato a vice do que para prefeito.

Fonte de renda?

O Codetran anunciou que Itajaí lucrou R$ 2,5 milhões em multas aplicadas na cidade no ano passado. Isso fora a grana que foi para o Detran, Polícia Militar e para a empresa que administra o sistema de pardais. Então a carcada no bolso do cidadão foi maior, muito maior. E, oiá que sou favorável que quem pisou fundo no acelerador mereça ser penalizado!

Bom negócio

O negócio é tão bom que o Codetran que a partir do início da semana entrou em ação, também, os radares móveis. Agora, se sem conseguir andar na city peixeira tal é o número de engarrafamentos já dá uma grana dessas, imagina se o trânsito fluísse!

E a grana?

A grana arrecadada em multas só pode ser aplicada em fiscalização e em prevenção (educação). Mas não me alembro de ver nenhuma ação de educação para o trânsito feita pelo Codetran desde o ano passado. Vocês se alembram? Ou sou eu que sou bocudo? Ai que dor!

Volta pra Amfri

O dublê de novela mexicana e vereador Claudir Maciel (PSD) fez indicação para o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB) devolver Balneário Camboriú pra Amfri. O retorno da Maravilha do Atlântico Sul poderia diminuir o sofrimento do povão na fila de espera do SUS, com a possibilidade de discutir com outros municípios da região um novo modelo de saúde.

Modelo de Saúde

Pirica costuma dizer que Balneário Camboriú foi abandonada pelo governo do estado na área da saúde. Mas o modelo de gestão que o alcaide psitacídeo escolheu obriga a city a gerenciar todos os recursos do governo federal e atender pacientes de toda a parte, sem a participação do estado, aumentando a fila de espera pra quem vive aqui.

Apoio desejado

O apoio do governo estadual tão desejado seria facilitado com o retorno à Amfri. O blablabá entre os municípios da associação é que identifica a necessidade de cada um nos setores de saúde, mobilidade urbana e segurança pública. A gestão integrada das citys facilita a participação do governo da Santa & Bela.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.