JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Quero, quero puxar!
Feioso o release que o vereador Marcelo Achutti, o Quero, Quero (PP), mandou para os alegres meninos e meninas da imprensa, fazendo loas à Guarda Armada de BC. Tentando vender uma verdade totalmente diferente da realidade e fazendo loas ao homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Há quem afirme que se tirar um raio-X do prefeito, o Marcelo Quero, Quero aparece grudado na sacaria do Pirica. Credo!
Duas ruas
Todo mundo sabe que essa história de Guarda Armada é um grande engodo. Em BC, se vende a pantomima de que gera segurança ao munícipio, mas a guarda está em apenas duas avenidas da cidade. Os problemas sociais, a criminalidade crescente e os grandes desafios estão do outro lado da BR-101, na cidade mãe, Camboriú. O prefeito psitacídeo, cujo governo é uma piada pronta, brinca no faz-de-conta.
Nenhum
Aliás, Pirica não tem nenhum compromisso com o social, com o povão que labuta. É igualzinho ao PSDB ou até pior. Governo elitista que quer mais que o povo que labuta se ferre. Basta ver as obras, como a megalomaníaca passarela da Barra. Agora, quer colocar dinheiro no Centro de Eventos, enquanto o hospital Ruth Cardoso tá capenga. Sobre a Educação, o que dizer? Apenas falácias dos puxas de plantão.
Aqui
Em Itajaí, a Guarda Armada será ainda pior. Venderam a ideia de que seria a redenção para a insegurança que se vivencia não em apenas Itajaí, como em todo país. A GM de Itajaí será uma herança negativa que consumirá milhões e milhões dos cofres públicos, em situação bem pior do que em BC. Colocaram o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), em uma sinuca de bico. Refém de uma sinecura.
5 por 1
Se implantarem a Guarda Armada no modelo que se pretende, num rodízio de 12h por 36h serão necessários cinco guardas pra que um esteja a postos! Phode?! Isso, sem contar com férias, problemas de saúde, entre outras situações. E cada guarda destes terá o custo, por baixo, de R$ 10 mil/mês!
Olhar para o privado
O maior exército de segurança (bem superior que o das polícias Civil e Militar) é o do setor privado. Seria pertinente que se espelhassem nesse modelo. Em menos gente e mais tecnologia. O custo seria menor e a efetividade maior. Há quem espere e almeje que se crie uma milícia urbana. Loucura! O custo vai apertar os cofres públicos, o munícipio, não vai deixar de estrebuchar pagório em segurança privada.
Quase seis mil
A informação é pública, tá lá no Portal da Transparência da prefa peixeira. Entre salário, encargos, um guarda da Codetran, custa hoje quatro mil e setecentos reais.Mas os da Guarda Armada vão custar mais. Ainda há tempo de implantar a GM, sem que se crie um monstro que, com o tempo, irá comer o seu próprio rabo.
Pizzolatti
O ex-deputado federal de SC, João Alberto Pizzolatti (PP), sem dúvida, foi o parlamentar que mais recursos trouxe aos municípios catarinenses. Para a Capital da Pedra, por exemplo, conseguiu R$ 110 milhões para a obra de saneamento, que também beneficiará BC. Hoje, Pizzolatti ocupa a secretaria Extraordinária de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos (Seapi) do estado de Roraima.
Flores pra mulherada...
O vereador Thiago Morastoni (PT), na tribuna da casa do povo peixeira, usou uma gravata diferente, com flores estampadas, justificando que era para homenagear as mulheres itajaienses pelo Dia Internacional da Mulher.
...ou pra Itajaí?
O vermelhinho destacou que alguns maldosos disseram que seria uma homenagem ao prefeito Jandir Bellini, pois o ex-homem dos galináceos não cansa de plantar flores pela cidade. Arreda, raça de bocudos!
