JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bocudo eu?
O assunto do momento é o pedido de abertura de inquérito feito pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o núcleo político do chamado Petrolão, que decepcionou muitos dos que esperavam revelações mais bombásticas. A lista de Janot, segundo os bocudos de plantão, ficou aquém das expectativas.
Mas, por quê?
Dizem os mais afoitos que ninguém engole que um esquema, como o que vimos esmiuçado pelo Ministério Público do Paraná, com o apoio da Polícia Federal, envolvendo presidentes e altos executivos das maiores construtoras do país e somas na casa dos bilhões de reais tenha sido montado e executado por meros diretores e gerentes da Petrobras.
Acredite se quiser
Tudo aconteceu nas barbas da presidência e do conselho da Petrobras sem que ninguém tenha tomado conhecimento, muito menos o Palácio do Planalto, ou a alta cúpula do partido do governo?
Balde de água fria
E, pelo jeito, vai ficar por isso mesmo, num processo que vai se arrastar por mais anos que o processo do Mensalão. É um balde de água fria na cabeça dos que querem ver o país ser passado a limpo. Uma vergonha!
Está chegando a hora
O entrevistão do DIARINHO no final de semana com o João Demantova, executivo da Stpover Itajaí, me alertou, e deve ter alertado muitos dos que leram, que a segunda edição da Volvo Ocean Race está na porta, acontece em menos de 30 dias. Ao que parece, talvez seja só minha modesta impressão, o clima não está o mesmo da primeira edição...
Ausências
Parece que falta envolvimento da cidade. Não por falta de ação e iniciativa dos que a organizam, mas, talvez, pela ausência da passionalidade de um Amílcar Gazaniga, que fez e aconteceu na outra VOR. Faz falta, também, Paulinho Bornhausen, pai da criança. Mesmo assim, a expectativa é de que a nova edição seja um sucesso. E que assim seja!
Lá longe
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), passa o comando de Itakaí pra sumida vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB), amanhã, 10, às 16h. Na quarta-feira embarca com o secretário de Comunicação, Murilo José, o Batatinha (olha a ciumeira!), rumo a Auckland, na Nova Zelândia, onde acompanha a largada da Volvo Ocean Race, rumo a Itajaí.
Dia 16!
Na sua interinidade, a vice-prefeita, Dalva, deve participar da entrega da ordem de serviço para que as obras da importante e almejada Bacia de Evolução se torne uma realidade. A nova data agendada pelo governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), é a próxima segunda-feira, 16.
Muita promessa
A obra é importantíssima para que o complexo portuário do Itajaí-Açu possa receber navios de grande porte. Espera-se que Colombo não empurre pra frente a assinatura da ordem de serviço. De uns tempos pra cá, Colombo tem prometido muito e cumprido pouco as promessas.
Boazinha com os seus...
O ex-deputado João Pizolatti (PP), um dos nomes citados na operação Lava Jato, alega ter foro privilegiado por conta de ter virado abobrão do governo de Roraima. Artifício vergonhoso. Aliás, a governadora de Roraima, Sueli Campos (PP), gosta que se enrosca de empregar a parentada. De uma tacada só nomeou 15 parentes. Boazinha, né não?
Boa fama, só que não
Quando Pizzolatti foi nomeado pra pomposa secretaria Extraordinária de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos (Seapi) de Roraima, o vice-governador Paulo César Quartiero (DEM), em entrevista ao portal G1, questionado sobre a capacidade técnica do ex-deputado progressista pra responder pela pasta, afirmou: a especialidade de Pizzolatti não é trazer, mas levar dinheiro. Uiiiii!!!
A milhão...
O vereador bigodudo, Laudelino Lamim, o conhecido sargentão Lamim, continua a campanha pra chegar à presidência da sigla, na próxima eleição do diretório peixeiro. Seu desejo é destronar a dama de ferro, Eliane Rebello. Os linguarudos de plantão garantem que Lamim conta com apoio estadual e teria mil fichas de novos filiados, que serão abonadas pelos bagrões. Hummmm...
Viajando
Este socadinho já falou várias vezes sobre o assunto viagens de vereadores com o dinheiro público, mas infelizmente nada acontece. Desta vez o desperdício de dinheiro público é na câmara de vereadores de BC, onde o Nilson Vampiro Probst (PMDB), e o Asinil Medeiros (PR) pegaram grana pública para viajar a Portugal para divulgar BC.
Divulgar?
O que dois vereadores podem fazer para divulgar uma city tão conhecida como Balneário Camboriú (desejam ser secretários de Turismo, pra fazer turismo?)? Espero que o Ministério Público peça informações e veja onde está sendo gasto o dinheiro dos impostos dos contribuintes.
Como phode?
Quem parece que está se assanhando para ser candidato a prefeito é o feicebuqueiro e ex-secretário, Auri Pavoni. Mas, primeiro, ele tem que conseguir reverter a condenação por improbidade administrativa. Parece que está difícil, pois o STJ negou-lhe recurso. Assim, não phode ser candidato a nada.
Sumido
Quem anda sumido é o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), pois circulam comentários na cidade que neste mês teremos novidades da Capital sobre a Operação Trato Feito, parece que a coisa vai ficar feia para alguns integrantes e ex-integrantes do governo do Pirica. Oh, dor!...
Preocupados
Tem alguns empresários muito preocupados com a inclusão de um deputado na lista do Janot, na Operação Lava Jato, pois parte do dinheiro teria sido usado para lavar, ops, investir em uma casa noturna da região. Basta rastrear as contas que chegam ao destinatário final.
Multa
Projeto aprovado na piramidal casa do povo peixeiro quer punir com maior rigor os proprietários de terrenos baldios, residências e estabelecimentos comerciais que acumulam lixo e entulho. A secretaria de Obras, tocada pelo narigudo Tarcísio Zanelatto (PP), tirou em poucos dias, o absurdo de 169 caminhões de entulho na região de Cordeiros. Uma doideira...
Na espinha!
Quase duas mil denúncias foram recebidas pela Defesa Civil, sem nenhuma punição. De acordo com o líder do governo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), a multa para quem descumprir a intimação para limpar o terreno pode chegar a 2749 reales e pode determinar até o fechamento do estabelecimento.
Eleição no Guarani
A sociedade Guarani está em período de eleição para o Conselho Deliberativo. Pela primeira vez nas últimas décadas há uma chapa de oposição, liderada pelo prof. Alexandre Kleis. No finde, a chapa da situação divulgou, via zapzap, que, entre seus conselheiros, estaria o reitor da Univali, Dr. Mário César dos Santos, e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini.
Famosos
O reitor nega ter assinado qualquer termo de adesão e estaria bastante incomodado com a situação. O prefeito teria sido orientado pelo chefe de gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, a não se envolver, mas contrariou a sugestão e atendendo pedido da eterna locomotiva do society, Renato Ribas, e do vereador Rafa da Padaria (PRP), assinou o termo de adesão à chapa da situação.
