JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Renunciou
Jandir Bellini (PP) deve reassumir o cargo nesta segunda-feira. Ele tem muito trabalho pela frente...
Jean Sestrem, presidente do PT de Itajaí, em carta aberta aos vermelhinhos, renunciou da presidência do partido na última sexta-feira. Sestrem abre mão da presidência por entender que o distanciamento das lideranças fez com que o compromisso com a coletividade fosse quebrado.
Separado
Na estrutura do PT, o presidente é eleito em chapa separada do diretório e da formação da executiva. A saída não prejudica o andamento do projeto, porém Sestrem entende que é preciso liberar o cargo pra que se realinhem as forças internas e se busque a unidade partidária.
Perde
Com essa decisão, o ex-deputado barbudinho Volnei Morastoni, bem como o grupo que se fez ao seu redor, perde um leal escudeiro. Dono de serenidade, bem relacionado, com inteligência política, equilíbrio e simpatia, Jean manteve o PT bem representado na nossa Itajaí.
Articulador
Sestrem é tido como um exímio articulador, pois mesmo com todas as dificuldades que teve, sempre se saiu muito bem nas relações políticas, institucionais e de comunicação.
Cuidar da vida
Sestrem deve agora cuidar de sua consultoria na área de inteligência informacional, onde atende empresas e políticos com técnicas de administração de dados e informações, planejamento estratégico e tecnológico. Politicamente, o agora ex-manda-chuva dos vermelhinhos evita definir o futuro, apenas sonha com um novo projeto político inovador e que atenda o clamor das ruas.
Assume
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deve reassumir a caneta de mandatário-mor do paço da Vila Operária, no dia de hoje. Tem pela frente um cavalo-de-batalha pra unir a base na câmara que se encontra fragmentada. Há quem diga que o líder do governo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), está doidinho pra entregar o cargo. Com a base do jeito que tá, nem precisa de oposição...
Puxadinho do JB
Há quem sonhe, também, que o JB, promova uma reforma administrativa, com a saída de alguns nomes e a entrada de outros, como do ex-vereador Jucemar Ferreira (DEM), que pode ir para a Fundação Cultural, no lugar do José Amadio Russi (PDT), ou pra Relações Institucionais no lugar do Noemi Cruz (PP).
Vai ou não vai?
Tem ainda o vereador e presidente do PSD, barbudão Douglas Cristino, que afirma que foi convidado pelo prefeito pra assumir a Famai, no lugar da Rogéria Gregório (que iria pra uma coordenadoria da Saúde). O problema é explicar para os seus pares que lhe apoiaram na eleição fracassada pra presidência da piramidal, que ele perdeu mas ganhou, enquanto os outros se ferraram...
Mais bucha
A segunda-votação do projeto do Porto, que na quinta-feira suprimiu a criação de cargos comissionados e deixou apenas os de concurso público, promete mais embate. Isso se o governo reiterar o desejo de emplacar os cargos comissionados. O vereador Fabrício Marinho (PPS), que é ou era governista, é o autor da emenda que tirou os cargos políticos da história.
Pode ir pro beleléu
O projeto que prevê mais um Conselho Tutelar em Itajaí, mas que virou um cabo de guerra entre vereadores governistas, pode fazer com que o alcaide JB retire a proposta da câmara. Daí quem perde é a cidade. Excelências excelentíssimas, juízo!
Ou tá dentro, ou tá fora...
O ex-ministro da Educação, Cid Gomes, quando esteve no Congresso Nacional, lascou que os partidos de oposição têm o direito de fazer oposição e os partidos de situação o dever de ser situação.
Arrogância
As duas semanas que passaram foram quentes na câmara de vereadores de BC, quando o presidente Nilson Vampiro Probst discutiu com a vereadora Marisa Zanoni (PT) e depois usou a tribuna para atacar o ex-vereador Ary Souza (PSD).
Reflexões
As atitudes do Vampiro fizeram militantes da cúpula do PMDB questionar se ele seria o nome certo para substituir o homem pássaro, prefeito Edson Periquito. Começaram a se formar alas, e uma delas acha que a arrogância e desequilíbrio de Probst quando recebe críticas podem derrubá-lo facilmente.
Mesmo fim
Alguns, inclusive, chegaram a compará-lo ao facebuqueiro Auri Pavoni (sem partido?) que mete processo em meio mundo. Probst poderia ter o mesmo fim do Auri, já que Nilson também está sendo processado por improbidade e também alardeou que vai processar todo mundo.
Salve Rainha
Nesta terça-feira, no fórum de BC, tem audiência que Auri move contra um dos integrantes do Salve a Rainha. Entre as testemunhas que serão ouvidas estão o Periquito e a secretária do Meio Ambiente. A audiência promete ser boa porque vamos finalmente descobrir se o Periquito sabia e autorizou tudo que foi feito na estrada ou se Auri fez por conta própria?
Marionete
O governador Raimundo Colombo (PSD) não governa o Estado com o mesmo entusiasmo do primeiro mandato, apesar de todo mundo saber que quem manda no governo é o PMDB, carinhosamente falando, o senador bigodudo LHS.
Da capital das bailarinas...
Isso fica evidente com algumas importações feitas nas SDRs, que dão conta da dimensão do cabide de empregos que se abriga nestas estruturas governamentais do Estado. Tem gente da capital das bailarinas, Joinville, assumindo cargo em Itajaí. Vamos ficar de olho em cima pra ver se este povo está comparecendo ao trabalho ou vem apenas uma vez por mês pra assinar o ponto.
Cabidões
Nunca fui favorável ao inchaço da máquina pública, através das SDRs. O próprio governador Colombo se promoveu politicamente ao prometer extinguir as secretarias regionais, mas acabou refém dos acordos que o elegeram e o impedem de agir conforme a sua vontade. Diga com quem andas, que te direi quem és...
Torraram tudo
A TV aberta era uma das promessas do presidente da casa do povo de BC, Nilson Probst (PMDB). O problema foi que a construção da nova sede acabou por torrar todos os recursos disponíveis...
Independência
Agora Nilson voltou a declarar a independência da TV Câmara, que custa a bagatela de 40 mil por mês, deixando de lado o contrato histórico com o grupo Menina, do empresário Narbal Souza. A abertura de sinal da TV Câmara surge num momento político que sinaliza novos tempos em BC, pois o atucanado Leonel Pavan (PSDB) voltou, após quase duas décadas de veto, a dar entrevistas numa rádio local.
Novos tempos...
Fabrício Oliveira (PSB) também ganhou um programa de defesa do consumidor. Seria esse o motivo da insistência do vampiro Nilson para abrir o sinal da TV e romper de vez com Narbal?
Juntos pelo rio
Ação legal a de sábado para a limpeza do Rio Itajaí-Açu por voluntários e barnabés das prefas de Itajaí e Navegantes. Limpeza, aliás, que deveria ser constante. Agora, unir a ação campanha de prevenção contra a dengue é meio forçação de barra... Misturar dengue com Volvo é como falar em corda em casa de enforcado. Como dizem os do interior do Paraná: não orna. Não combina.
