Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Carnaval da Anna?!


O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), chamou de “carnaval” o que a vice-presidente da casa do povo, a BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina (PRB), fez com relação à licitação pra compra de flores para os canteiros de Itajaí.

O jantar de confraternização do PDT da Maravilha do Atlântico, no finde, reuniu mais de 100 seguidores brizolistas, além de outras lideranças como o suplente de deputado federal, Fabrício de Oliveira (PSB) e o vereador Pedro Francez (PSD).

Tumultuar

JB debulhou que a vereadora Anna, sem qualquer prova de que houve superfaturamento na compra de flores, propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI): “pra ocupar a mídia, tumultuar o governo e, trazer prejuízos à sociedade”. O alcaide afirma que vai mandar abrir uma sindicância interna e encaminhar cópia ao Ministério Público de todo o processo de licitação.

Rafa X Anna

Foi estranha, semana passada, a atitude do vereador Rafa da Padaria (PRP), que entrou em rota de colisão com Anna. Ele, primeiro, disse que assinaria o pedido a abertura da CPI, mas depois voltou atrás. E se explicou dizendo que foi convencido de que estava tudo certo pelo líder do governo, Afonso Sereno Arruda (PMDB).

Sofreu pressão

Anna não perdoou Rafael que, ao se explicar, mostrou que age igual uma ventarola de portão. A BBB atirou que Rafa teria sofrido pressão do paço da Vila Operária. Já Rafa, nervoso, devolveu que teria se convencido que a flor que o governo estava licitando não era a que Anna bradava. “Já te ajudei, fiquei ao seu lado Anna”, justificava Rafa. Ai, ai, ai que dor!

Vem cá, te conheço?!

Aliás, o PRB parece que tá virado num chapéu velho. A sigla anda fazendo reuniões no Marambaia Cabeçudas, inclusive com novas filiações e nada do único vereador da sigla ser convidado. No mínimo, Rafa ia aparecer com um bolinho para oferecer ao atual presidente, o bocudo Denísio Dolásio Baixo. Ainda é presidente? Dizem que o João Bon Vivan, que só aparece (e some) perto da eleições, manda mais que o baixinho...

Presidente (a)

As línguas desaforadas alardeiam que a ex-presidente estadual do PRP Mulher, Ivonete Schreiber, teria deixado a sigla por diferenças com Denísio. Ivonete, que é uma espécie de braço direito de Rafa, é presidente estadual do “Solidariedade Mulher”, partido do presidente municipal da sigla, da Força Sindical e sei lá do que, o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra.

Atirando

A reunião e o almoço do PP, na antiga sede festiva da Frigovale, na Itaipava, também fez com que o burgomestre, Jandir Bellini, deixasse o seu tom conciliador e atirasse verbalmente pra cima da vereadora galega Anna. Ele declarou aos presentes que “para a Anna Carolina nada é bom, nada que é feito na cidade presta!”.

No lombo

O encontro queria mostrar a unidade da sigla. Sobrou papo sobre a turbulência no legislativo, que vem desde o tempo da eleição da mesa da Câmara. Bellini teria tido que isso era passado, que estava tudo bem e que teria chamado todos os vereadores do PP pra conversar. Disse o prefeito que todos entenderam, menos um...

Recado

Foi o que bastou para o burburinho se espalhar entre as quase 130 pessoas presentes na comilança. A farpa do prefeito teria sido dirigida para o vereador Dedé da Murta, que após divergir do governo e do partido, não marcou presença na festinha. Aliás, os bocudos alardearam que a maioria presente teria ido pra forrar a pança no sábado chuvoso. Que gente bocuda, meu Pai altíssimo!

Puxadinho parado

A reforma, o puxadinho que estava sendo desenhado pra dar uma arejada no governo JB, parece que parou por falta de material, ops, mão de obra. O vereador barbudão, Douglas Cristino, teria sido convidado pra ir para a Famai. Mas até o momento não disse nem tico e nem taco. Com isso, quem deve estar feliz é a Rogéria Gregório, que continua na cadeira.

Convidados...

Causa mal estar, às portas da abertura da regatona Volvo Ocean Race, o fato de que alguns dos secretários estrelados do governo JB não estejam dando as caras pra contribuir com o evento. Aliás, o papo é de que esperam ser convidados... É de corar! É por essa e outras que muita coisa não funciona. Se o prefeito desse com o pé na bunda de 50%, não iam fazer falta.

Pró Eccel

Uma manifestação suprapartidária, na chuvosa noite de sexta-feira, na praça Sesquicentenário, em Brusque, mostrou apoio ao prefeito Paulo Eccel (PT). Decisão do Tribunal Superior Eleitoral manteve a cassação do alcaide e seu vice. Os deputados da sigla, Dirceu Dresch, Ana Paula Lima e os federais, Décio Lima e Pedro Uczai, marcaram presença.

Na espinha

Pra quem não se lembra, o prefeito de Brusque teve a confirmação de sua cassação por conta de entendimento do Tribunal Regional Eleitoral. Ele gastou, em ano eleitoral, mais do que a média dos outros anos do seu mandato. A decisão acendeu uma luzinha em tudo quanto é canto. Mas teve prefeito pelaí na mesma situação mas não aconteceu nadicadenada, já o de Brusque...

Tudo junto e misturado

Além dos manifestantes que entoavam a frase “Somos todos Paulo Eccel!”, os prefeitos de Araranguá, Sandro Maciel (PT) e de Porto Belo (PT), também se fizeram presentes ao ato. Os prefeitos de Itajaí Jandir Bellini (PP) e Napoleão Bernardes (PSDB) de Blumenau, não puderam estar presentes, mas se solidarizaram com o prefeito de Brusque.

Mais apoio

Os deputados federais, Esperidião Amin (PP), Rogério Peninha (PMDB) e a ex-deputada federal, Ângela Amin (PP), também se manifestaram pelo prefeito petista. A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e Associação dos Municípios do Médio Vale (Ammvi), em nota, se solidarizou com o alcaide, demonstrando a insegurança jurídica que a decisão traz a todos os municípios de SC e do país.

Discurso

“Quando se fala em cassação, normalmente se imagina que o cara roubou, que passou a mão no recurso público ou que desviou dinheiro. Essa prática não combina comigo, essa prática não combina com a gente. O selo, o rótulo, a etiqueta de corrupto não cabe no meu peito”, bradou oprefeito Eccel.

Silêncio

O ex-deputado estadual, o barbudinho Volnei Morastoni, tem se mantido calado frente aos últimos acontecimentos no PT de Itajaí, como a renúncia do presidente da sigla, seu ex-chefe de gabinete na leleia, Jean Sestrem. O bafafá que corre é que Volnei está indo de mala e cuia para o PSD do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, com as bênçãos do presidente da leleia, o também PSD, Gelson Merísio.

Carradas de elogios

Um leitor da coluna, provavelmente eleitor e puxa do Fabrício Marinho (PPS), em contato com o socadinho escriba, afirma que o nobre edil votou preocupado com o destino de Itajaí e do porto, ao propor emenda retirando a criação de cargos comissionados na autarquia, que anda fazendo água faz tempo...

Levou uma invertida

O ex-vereador do PR e ex-secretário de obras da capital do pirão, Carlos Alberto da Silva, o Tinho, é um baita dum puxa do prefeito Claudemir Matias (PSB), mas acabou levando uma invertida nas redes sociais. De tão grudadinho na sacaria do prefeito...

Se gabando

Tinho postou em seu status do Fecibuque, que faz dois anos e três meses que não rolam escândalos de roubalheira na Barra Velha, diferentemente dos governos anteriores do turco Samir Mattar (PDMB), do alemão Valter Zima (PSD) e do padeiro do Orlando Nogaroli (PMDB).

Fala o que quer...

Mas o que Tinho não esperava é que sua postagem no Facebook fosse lida pelo maior ativista de transparência nas contas públicas, o Carlos Roberto Mendes Ribeiro.

Obrigação

Tinho disse que “ser honesto é obrigação”, e postou seis suspeitas de rolos, tretas, camangas e mumunhas já do governo do atual prefeito...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.