JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bomba!
Fontes quentíssimas dão conta de que um desembargador teria suspendido os processos que têm relação com a Operação Trato Feito, de Balneário Camboriú. A caneteada teria sido feita frente à representação do ex-secretário de Planejamento, Auri Pavoni. .
Pra refrescar
Pra quem não se lembra, a operação Trato Feito, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ano passado, prendeu bagrões do primeiro escalão, entre outras figuras do governo do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), sob a suposta acusação de superfaturamento de obras públicas, direcionamento de licitações e cobrança de propina.
Cabo
O governador Raimundo Colombo (PSD) sofreu nesta semana sua primeira derrota após a reeleição. Colombo tentou enfiar goela abaixo uma medida provisória ferrando com os professores de contratação temporária e, feito criança pequena, que dá o tapa e esconde a mão, correu para os Estados Unidos. Deixou a bomba, digo, a batata, queimando na mão dos deputados.
Ferrou
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação, SINTE, que comprou a briga contra a medida provisória de Colombo, fez reunião na cidade de Lages, berço natal do governador. Receberam a sinalização de que a MP de Colombo estava entrando para votação na Comissão de Justiça da assembleia.
Queda de braço
O pessoal do SINTE pegou o busão e invadiu a sala da Comissão, alterando o resultado da votação que estava em curso, em 4 x 3, derrotando Colombo na queda de braço, inclusive com a abstenção do líder do governo, que preferiu não brigar com os professores.
Eleição
Raimundo Colombo, que tá se achando invencível pela votação que recebeu nas urnas, acabou sisquecendo que política se faz no dia a dia. Ele convocou imediatamente os líderes das bases governistas para um indigesto café da manhã, na véspera do feriado de Páscoa,.
Ano que vem...
Por certo, as excelências excelentíssimas estaduais responderam que Colombo tá com o dele garantido mais três anos, mas a maioria dos deputados têm eleição pra disputar em seus municípios, ano que vem...
Senado
Colombo também se esquece do compromisso que tem com o PMDB de emprestar a vaga ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, bem no finalzinho do mandato, igual o professor e ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) fez com o atucanado Leonel Pavan (PSDB).
Desgastado...
Aos 45 minutos do segundo tempo, entrega o cargo já sem tinta na caneta ao vice e sai para disputar uma vaga ao Senado, entregando de bandeja o projeto de reeleição ao Pinho Moreira, que tá mais desgastado que Pinho Sol, mas ainda é um nome forte no partido.
Candidato
O presidente da assembleia, Gelson Merísio (PSD), seria o candidato do partido pra disputar, quem sabe, um cargo de vice com Moreira. O PSD sem o PMDB, seria suicídio eleitoral. Assim como o governador ser candidato ao Senado sem o manda brasa avalizar, poderia também ser suicídio. Até porque se o PMDB resolve colocar um nome na disputa, como fez com Dário Berguer, acaba deixando Colombo na estrada.
Florzinha
Em meio da calorosa polêmica das flores, que tomou conta da city peixeira, recebo de um leitor da coluna e compartilho as seguintes ponderações. Caro JC, a cidade enfrenta uma epidemia de dengue, temos problemas históricos de segurança e abrigamos o único hospital a atender todos os municípios da região e ainda tem vereador preocupado com o canteiro de florzinhas.
Vaso de flor
Essa licitação custou pouco mais de cem mil e a prerrogativa do vereador é de fiscalizar, então porque a vereadora não pediu informações sobre processo licitatório ao Poder Executivo e porque não saiu do conforto do seu gabinete, para visitar pessoalmente a floricultura onde foram compradas as flores? Porque preferiu a balbúrdia opisicionista do quanto pior melhor? Essa é a minha opinião JC! Tão querendo fazer um jardim com um vazo de flores..., enfatiza o leitor destas mais do que estrebuchadas linhas.
Homofobia?
Teve um colunista de Itajaí que, na ansiedade de criticar os representantes do povo, acabou por cometer grave crime de preconceito. O advogado barrigudo João Martins afirma que tem oito vereadores gays na casa do povo peixeira...
P... da vida!
Um leitor pra lá de delicado assoprou nos ouvidos deste articulista pançudo que ficou p... da vida com a manifestação vinda de um advogado e que parece comparar os gays ao pior que acontece na política, como se toda essa zoeira que vem sendo denunciada fosse feita por eles.
Cachimbo
O mesmo colunista já comentou que tem vereadores que gostam de fumar o cachimbo da paz. Provoca, mas não diz nomes. Será que é receio de ser processado?
Volvo Ocean Race
Visitei o canteiro de obras da Volvo Ocean Race, na Vila da Regata. Será um dos maiores eventos que Itajaí já presenciou e participou. Será o maior evento esportivo do ano no Brasil e o único com entrada totalmente gratuita.
Ala
Uma ala do partido que está com o atual presidente dos tucanos de BC, Paulo Farias, tá apostando que o ex-vereador João Miguel, o Tatá, estaria disposto a pegar a presidência do PSDB. O advogado do partido, Dr. Fabiano, já colocou seu nome para a disputa e agora surge também o nome do militante Leandro da Silva, o Índio, que poderia trazer renovação aos emplumados.
Na faixa
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero, que é líder de governo do prefeito Edson Periquito (PMDB), apresentou uma indicação na sessão da casa do povo, terça-feira, pedindo a isenção de pagamento do alvará para todas as associações e entidades declaradas de utilidade pública municipal.
