JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jandir e a sucessão
O líder do governo do Pirica (PMDB) na câmara, Marcelo Quero-Quero Achutti (PP), fez moção de repúdio ao governador Raimundo Colombo (PSD). Já o titular da cadeira, que é secretário de Planejamento, o ex-entisicado Fábio Flor (PP), se agarrou ao braço do governador, quando de sua passagem pela Maravilha do Atlântico.
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), tem dito a interlocutores que o seu partido é Itajaí. E que estará à frente do processo sucessório. O prefeito acha que foi mal interpretado quando disse que não tinha compromisso político com mais ninguém, apenas com o povo.
Partido Itajaí
JB reconhece que, após essa fala, cada um resolveu ter o seu governo dentro do governo. Agora presidente do PP, o alcaide tem enfatizado que na busca pelo melhor para Itajaí é importante conversar com todas as siglas, de situação ou oposição, como o PSDB, PT, entre outros. Hummmm...
Barbosa aí, gente!
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que se notabilizou na condenação aos mensaleiros, promove palestra na Volvo Ocean Race, na noite de hoje. A participação de Barbosa foi graças à câmara de vereadores de Itajaí. O ex-ministro falará sobre ética.
Nada como um dia atrás do outro
Quem viu o prefeito de BC, Edson Periquito (PMDB), assinando moção de repúdio ao governador, Raimundo Colombo (PSD), usando como escudo seu fiel cão de guarda na casa do povo balnear, Marcelo Quero-Quero Achutti (PP), aprovando nota de repúdio ao governador, não entende mais nada...
Coisa feia!
O próprio presidente com cara de vampiro italiano na câmara, Nilson Probst (PMDB), ajudou a dar mais vigor na moção pelo descaso e omissão pessoal do Raimundão no auxílio prometido para o hospital municipal. Hospital que Periquito insistiu em abrir 100% público e agora não dá conta de gerir sozinho.
Papagaio
Um dia após aprovar a moção de repúdio ao governador Colombo, Periquito aparece no maior estilo papagaio de pirata. Ele pega no cabo da enxada, juntamente com Colombo, pra posarem, juntinhos, plantando duas mudas de árvores no terreno que vai abrigar a UDESC.
Cara de pau...
Não divulgaram a espécie da árvore, mas pelo que vi nas imagens e conhecedor que sou da mata nativa, arrisco dizer que a espécie plantada é a cara de pau, uma árvore muito comum e que se adapta com facilidade ao ambiente político, mesmo sem luz.
Galinha
A galinhagem política de Periquito, pra cima do Colombo, pode sinalizar duas coisas. No primeiro cenário, imagino um Periquito mais maduro politicamente e que não deixou o governador esperando no ato das assinaturas formais do evento, como fez em outra oportunidade, na mesma UDESC, com o então governador, Leonel Pavan (PSDB).
Mandato
Na segunda leitura que faço da aparição política de Periquito, em um ato com o governador Colombo, na terra praiana mais desejada no sul do mundo, o burgomestre Edson Dias está dando conta que seu tempo está findando como mandatário mor da Maravilha do Atlântico.
Piscando pra frente
E o Pirica já estaria se projetando para uma possível candidatura à assembleia, se agarrando à imagem e à força da máquina que o governador dispõe.
Privilégio
Periquito sabe bem que, sem mandato, não manda nada e ainda pode responder pela operação Trato Feito, sem mais a facilidade de ter foro privilegiado.
Amor & ódio...
Um prefeito teria adquirido um baita apartamento, avaliado em mais de quatro milhões de reais, numa praia da região. Pra não arranjar complicações, teria colocado o valioso imóvel no nome de um motorista. O que o alcaide não imaginava era que a patroa do condutor da caranga oficial resolvesse se separar dele. Daí já viu né...
Não quer saber!
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) transformou-se em uma palavra proibida para o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Nikolas Reis. Na verdade, quando Nikolas não encontrou mais espaço no PT, quem lhe acenou teria sido a ex-ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, com a criação do Pros. Disse que ele ajudaria a base do governo Federal. Teriam prometido mundos e fundos, mas na hora h não contribuíram com nada.
Surfar...
Se não bastasse essa decepção, a sigla estaria sob intervenção. O presidente estadual é Ercely Pires Santana. O presidente local, Moacir Kineast, que também deixou o PT, não dá um pio. Nikolas mantém o silêncio, mas há quem diga que o partido que ele almeja seria o PMDB.
Sem espaço
O grande problema hoje é que as kombis estão lotadas e com os motoristas na boleia faz tempo. No PMDB, tem a Eliane; PP, o Jandir Bellini; PDT, o Sodré; no PSD o Douglas Cristino; PRB, a Anna Carolina e por aí vai... Se o sujeito quiser embarcar, tem que ficar espremido, em pé, e segurando pra não cair ou lhe passarem a mão na bunda... Credoooo!!!
Acasalados?
O encontro reunindo os capos do PDT, Marcelo Saldré e Camilo Santiago, e os do PMDB, a dama de ferro, Eliane Rebello, e o Omar Baga, versou não apenas em pontuar sobre os rumos de 2016, mas de firmar uma espécie de pacto de que PDT estará onde o PMDB estiver e vice-versa.
Meio ambiente
Na próxima quinta-feira (15), rola reunião do Comdema da Penha, na casa do povo. O intuito da reunião é discutir e debater questões sobre saneamento básico, com a presença do superintendente da Funasa em Santa Catarina, Adenor Piovesan. O presidente do Comdema, Sérgio Machado, lembra que além desse tema irão discutir a questão da Fundação de Meio Ambiente.
Foco
Sérgio pontua que o foco é o Meio Ambiente, e não o foco para as construtoras, como o vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), coloca. Afinal, não é de Fundação Municipal de Licenciamento Ambiental que estamos falando. É de Meio Ambiente!, enfatiza Sérgio.
Novo desafio
Após 10 anos no comando da assessoria de imprensa da prefeitura de Camboriú, o jornalista Peter Lee Grando colocou o seu cargo à disposição. Durante todos estes anos, Peeter se destacou pela competência e jeito simples e humilde de atender a todos.
Mãe e filho...
Peter foi quem tomou a decisão de deixar o cargo e segue agora para um novo desafio profissional. Ele será o novo diretor da Rádio 103,3 FM em Balneário Camboriú. Difícil vai ser acostumar ver a prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) por aí sem Peter junto. Sucesso, amigo!
Nem te ligo
Comerciantes continuam questionando o presidente da CDL de Itajaí, Amilton Luís Sedrez, que se diz contra o camelódromo, mas nada faz. Assim como nada fez ou anda com os olhos vendados pra caminhões que vendem de móveis e bugigangas na cidade.
