JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Crivo das excelências
Thiago Morastoni se reuniu com o secretário executivo do ministério das Comunicações, Luiz Azevedo, o Luizinho, que já foi chefe de gabinete do ex-prefeito Volnei Morastoni (PT). O assunto? A TV Câmara.
O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR) propôs emenda à Lei Orgânica do Município pra que os indicados aos cargos de superintendente do Porto de Itajaí e diretor geral do Semasa, passem pela aprovação das excelências excelentíssimas. Para que só após a sabatina dos vereadores o nome possa ou não ser aprovado.
Dezoito
A proposta, em primeira votação, foi aprovada por 18 dos 21 vereadores da piramidal. Se virar lei, acaba a prerrogativa do prefeito de sozinho nomear o superintendente do Porto e o diretor geral do Semasa. O engomadinho tentou colocar no rol do projeto a indicação do presidente da Itajaí Participações S/A. Mas essa foi excluída do texto do projeto.
Doidura
O mais incrível é terem aprovado assim fácil. O executivo tem uma bancada de sustentação que aprova lei que visa diminuir o poder do executivo e ainda põe em cheque a autoridade do prefeito eleito para montar sua própria equipe. É legal isso? Pra esse socadinho escriba parece intervenção demasiada do legislativo no executivo.
Base tremida...
Na prática, esse projeto dá mais poder aos amados vereadores. Eles teriam força de tirar e botar quem quiserem nesses dois cargos. O que vem atrás desse controle e dessa intervenção? Só Deus sabe. Sabe-se que aumenta o poder das amadas excelências excelentíssimas de pressionar os governos de plantão.
Base aliada?
O projeto demonstra que a base do governo na Câmara anda complicada. Cadê o líder?! Não se comentou nada antes sobre o assunto. A menos que o prefeito esteja de acordo com esse projeto que lhe tira (ou melhor, na verdade tira de seu sucessor) poder de decidir quem comandará o porto e Semasa.
Não passava
Aliás, o comentário que rola nos corredores da piramidal casa do povo é que o próprio Clayton, caso fosse indicado a uma autarquia e submetido a uma sabatina semelhante, não passaria por conta da sua rejeição dentro do próprio parlamento. Sério?!
TV Câmara
O vereador Thiago Morastoni (PT) esteve em Brasília esta semana para auxiliar a casa do povo a adquirir o canal digital aberto da TV Câmara. O processo se arrasta há longos quatro anos.
Brasília
Thiago se reuniu com o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Luiz Azevedo, o Luizinho, e depois com a coordenadora da Rede Legislativa de TV Digital, Evelin Maciel, e a assessora da Rede Legislativa de TV Digital, Carla Bisol.
