JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bicho pegou
O socadinho escriba almoçou, ontem, com o vereador Zé Ferreira de Itajaí e o secretário de Planejamento de BC, Fábio Flor, do PP.
Barnabés da casa do povo e prefeitura de Navegantes, quando chegaram pra trabalhar na manhã de ontem, foram impedidos de entrar nos prédios públicos. O ministério Público e a polícia Militar cumpriram mandados de busca e apreensão. Seria esta a ponta de um iceberg?
Deveria ter afastado!
O vereador e agora ex-secretário de Saúde de Navegantes, Samuel Paganelli (PSDB), pediu demissão. Se disse injuriado pela visita do MP por conta de problemas na gestão do ex-secretário, também vereador Juliano de Maria (PSDB), que agora é secretário da Criança e do Adolescente. Paganelli disparou que o prefeito Roberto Carlos deveria ter afastado Juliano no início, mas ficou passando a mão na cabeça dele!
Não compactua
Samuel lamentou que o prefeito Bob Carlos (PSDB) fez uma reunião com o partido e secretariado pedindo que todos fizessem a defesa de Juliano, quando da primeira investida da Justiça. Paganelli justifica a saída dizendo que não quer ser acusado pela população de apoiar ou estar envolvido em fatos nebulosos. Credoemcruz!
Prestigiada
Baixou político de tudo quanto é partido na audiência pública pedindo a permanência da Petrobras, ontem à tarde, em Itajaí.
Uma pá!
Oito deputados estaduais, entre estes o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (PSD), e o proponente da audiência, o deputado atucanado Leonel Pavan (PSDB), marcaram presença, juntamente com o prefeito Jandir Bellini (PP). Nem todos os vereadores de Itajaí deram as caras.
No Rio
Na quarta-feira rola nova audiência com todos os envolvidos e o governador Raimundo Colombo (PSD). O deputado federal Décio Lima (PT) sinaliza a possibilidade de uma conversa com o presidente da Petrobras, na quinta-feira, no Rio de Janeiro.
Bomba!
A revelação de que o Ministério Público mandou o legislativo se coçar e tomar providências contra o vereador Tristonho da Grade (PP), por conta de a sua empresa ter feito a cobertura metálica dos terminais da Ressacada e Cordeiros para a empresa de busos Coletivo Itajaí, no valor de quase meio milhão de reales, deixou muita gente agoniada.
Num phode!
O Tristonho é bonzinho, vive brigando com a Auto Pista Litoral e tal, mas, quando era vereador em 2011, sua empresa contratou com uma concessionária pública de Itajaí. Será que vão passar a mão na cabeça do Tonho? Será que a Comissão de Ética vai fazer a sua parte?
Aperto
A 6ª promotoria de Justiça carcou na espinha do município de BC uma ação Civil Pública na última sexta-feira. O promotor Rosan da Rocha quer que a prefa se mexa pra resolver a situação da estrada da Rainha, que ficou majestosa do lado privado e desmoronada no lado público. O rolo começou há quase dois anos, quando, sob a justificativa de contenção do morro, a prefa aproveitou o embalo e fez a duplicação da estrada que beneficiou alguns empreendimentos.
Omissão
A promotoria se baseia na falta de segurança que o local oferece e pela omissão da prefeitura em realizar a contenção da estrada, que continua aberta como uma espécie de ferida latente. Parece até que a administração pública admite o engano ambiental que cometeu ali e deixa a ferida sem curativos.
Mão no fogo
É um modo de expor publicamente os verdadeiros culpados por aquela intervenção danosa ao meio ambiente, não querendo eximir o prefeito da culpa, até porque ele colocou a mão no fogo em audiência pública, afirmando que não tinha nada de errado com a obra.
Ficou contra
Parece que o prefeito Pirica, além de ter ficado contra movimento de protesto pelas obras na estrada da Rainha, hoje também não concorda com o que foi feito no local, ou já teria feito o cartão postal da cidade ainda mais bonito do que era. Prometeram até um mirante no local, mas agora esqueceram do assunto.
Memorial
Sugiro ao Movimento Salve a Rainha que peça, judicialmente, a construção de um memorial naquele espaço. Imagens do passado e do presente para que a população tenha como comparar a estrada da Prainha, que acabou sendo popularizada como Rainha, e apesar de toda a intervenção que sofreu, ainda continua sendo um dos locais mais belos e valorizados da cidade.
Prazo
A promotoria pede que o município de Balneário Camboriú realize a completa e eficaz recuperação e contenção da encosta do morro que margeia a estrada da Rainha, lado Leste, em um prazo máximo de 180 dias apresentando, ao final, laudo técnico, por profissional devidamente habilitado.
Goela abaixo?
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), reuniu os partidos que lhe dão sustentação. Tá exigindo um posicionamento até o dia 10 de maio com relação aos candidatos ao paço.
