JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra lá...
Milhares de pessoas participaram novamente da festa do 1° de Maio da Força Sindical de SC, idealizada pelo presidente da entidade e vereador de Itajaí, Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD). Graças a sua persistência e dedicação que a festa ainda não deixou Itajaí rumo a Florianópolis.
A Comissão de Ética da casa do povo abriu dois processos contra vereadores. Contra Tonho da Grade (PP), cuja empresa Semofler contratou com os busos Coletivo pra fazer as coberturas dos terminais da Ressacada e de Cordeiros, e faturou quase 500 mil reales, o outro processo é relacionado a bronca da dama de ferro e secretaria regional, Eliane Rebello (PMDB), contra a minha musa BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), que chamou Eliane de corrupta, entre outras coisas.
Cabreiro
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sempre tão calmo e ponderado, não gostou de áulicos que criticaram o projeto da criação de um cargo na Capital Manezinha, pra ajudar nas tratativas do munícipio em órgãos estaduais. Gostoucmenos dos que levaram ao deputado estadual atucanado Leonel Pavan (PSDB), de que com isso, Itajaí não necessitava da sua colaboração.
Titica de galinha
JB lascou que quem falou tal coisa, além de incompetente, deve ter a cabeça adubada com titica de galinha! Bellini, cabreiro, também disse que o cargo terá apenas uma sala alugada e um telefone em Floripa. E que não foi feito, sob medida, pra ex-secretária de Administração, Rosalir Demboski, carinhosamente chamada de Capacete de Ouro. JB, aliás, afirma que Rosalir é competentíssima.
Encheu de elogios
Bellini afirma que tem tido o maior cuidado pra que determinadas situações não descambem pra embates políticos. E tece elogios à atuação do atucanado Pavan, que segundo Jandir, tem procurado colaborar com Itajaí. Assim como elogia o deputado federal Décio Lima (PT), sempre à disposição para brigar pelas demandas da city peixeira.
Endoida
Os puxas do JB (desgrudem do saco do homi!) contam que o prefeito endoida com as notas que saem na coluna sobre o burburinho da reforma, ou puxadinho que está pra acontecer. Dizem que gera uma brigaçada medonha nos bastidores. Ô, prefeito! A função do socadinho é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, mas para o bem da coletividade!.
Continua vermelho?
O zunzum que rola é que o ex-deputado estadual barbudinho, Volnei Morastoni, não vai mais deixar o Partido dos Trabalhadores, inclusive, assume o comando da agremiação partidária. A informação ainda não pode ser dada como certa, já que VM anda silencioso, aparentemente na clausura da leleia, onde detém cargo.
Telhado de vidro?
Linguarudos do paço da Vila Operária não gostaram da fala do vereador Thiago Morastoni (PT) de que o prefeito Jandir Bellini (PP) encheu o paço de aspone (assessor pra porra nenhuma). Lembram que assim que assumiu a cadeira estofadinha, em janeiro de 2005, o então prefeito Volne nomeou Thiago como assessor da secretaria de Governo. Por conta de pressão, na época, Thiago foi exonerado no dia 15 de fevereiro de 2005.
Descambou
A administração municipal de BC perdeu os freios em uma descida daquelas e vem descendo a ladeira completamente desgovernada, deixando em risco os prováveis candidatos para sucessão de Periquito que estão alarmados com tantos gritos e olhos arregalados sobre a caçamba administrativa, que desce sem direção, sem freio e até o motorista parece que já saltou na curva pra tentar se salvar.
Salvação
Acontece que quando eu criticava neste espaço que o suplente de vereador da Maravilha, Ary de Souza (PSD), só resolvia as pendências parlamentares na dona Justa, o líder do governo, na época secretário de Relações Institucionais, Marcelo Quero-Quero Achutti (PP), me alertava que o vereador estava só de alarde e queria mesmo era tomar chimarrão na cuia dos outros.
Flores
Pois bem, o vereador Ary não está mais campo, digo na câmara, e a administração municipal parece ser gerida mais da avenida das Flores, do que nos altos da Dinamarca. A avenida das Flores abriga de um lado a câmara de vereadores e do outro o fórum de BC, de onde a prefa vem sendo administrada através de medidas do Ministério Público, que intervém na administração pública.
Ajudai, Pai eterno!
Uma ação do MP pede a recuperação da estrada da Rainha em 180 dias, a outra determina que o município atenda mais de 3400 pacientes cardíacos que aguardam na fila e nem o Dr. Élcio, recordista cirúrgico do SUS na Santa & Bela, dublê de secretário e candidato peemedebista da prefa de Camboriú vai dar conta.
ICON/ICAD
O Índice de Potencial Construtivo, apresentado recentemente, está igual ao balanço da Petrobras, ninguém com credibilidade quer auditar as contas. Pra finalizar a situação de tragédia que vive o município de Balneário Camboriú, os uniformes escolares ainda não foram totalmente entregues, mesmo com o inverno batendo na porta. Já a licitação para a comida das criancinhas leite e pão amigo, foi surrupiada, digo, suspensa...
Fora da caçamba
A situação da lixarada medonha que se acumula e dos entulhos que ainda aguardam um processo licitatório, de acordo com Arlindo Cruz, que não é o pagodeiro da Globo, e sim dublê de secretário de Obras e vereador licenciado.
