JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Saúde
Começou o puxadinho, ops, reforma, do governo JB. Topetudo Osvaldo Gern (PP) deixou o Planejamento e assume como bagrão da Saúde. O barbudão Douglas assume a cadeira do Planejamento, Orçamento e Gestão. Hummm...
A reforma ou puxadinho do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), iniciou. O vereador licenciado, Topetudo Osvaldo Gern (PP), foi exonerado da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, ontem, e assume na manhã desta terça-feira, como secretário da Saúde (cargo que já ocupou há alguns anos), no lugar de Márcio Silveira.
Planejamento
Já o novo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão é o também vereador licenciado, barbudão Douglas Cristino (PSD), que deixou a cadeira estofadinha de vereador no final do mês passado para o primeiro suplente Venício Amorim (PSD).
Meio Ambiente
Fiquei de cara e fui investigar a alteração da Lei Complementar 092000 que trata da Política Municipal do Meio Ambiente de Itajaí, que prevê: Da arrecadação dos recursos oriundos de multas e os rendimentos decorrentes das mesmas, 30% caberão ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, e 70% deverão ser depositados diretamente na conta movimento da Famai. (Redação acrescida pela Lei Complementar 2522014).
Despesas alheias
Os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente são para bancar projetos ambientais, a recuperação de áreas degradadas, a educação ambiental, o plano de manejo para unidades de conservação e não para custear despesas alheias a essas finalidades.
Absurdo
Com certeza, a Lei Complementar 09/2000 precisa se adequar à legislação atual, mas convenhamos que, inserir um único parágrafo de legalidade duvidosa, ignorando a sua real destinação é algo grave. Hoje, por exemplo, se o sujeito ou empresa tocar fogo na cidade, vai estrebuchar apenas seis mil reais de multa. Isso mesmo, o valor máximo da multa é essa mixaria! Phode?
Comdema
Outra barbaridade na lei já ultrapassada é que em processos de auto de infração, caberá recurso administrativo ao Conselho Deliberativo da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai). O último recurso na esfera administrativa é junto ao Comdema Conselho do Meio Ambiente.
Fiquem espertos!
É inegável o descaso de nossas excelências excelentíssimas na aprovação e alterações de leis. Itajaí precisa de uma revisão geral da Lei da Política Municipal de Meio Ambiente e da criação do Código Municipal de Meio Ambiente, sob pena de sofrer uma enxurrada de procedimentos judiciais face os conflitos de leis. Abram os zoios!
Venha!!!
Tem partido incomodado com as investiduras do vereador e presidente do Partido Solidariedade, Osvaldo da Mancha Branca Mafra. Alegam que Mafra tá cooptando filiados de outras siglas, prometendo o que não pode entregar: secretarias. Ele teria apalavrado a presidência da sigla pra quatro pessoas... A minha professora me ensinou um bocadinho de física. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Ânsia
Mafra, na ânsia de espaço no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), teria apresentado uma lista tríplice pra emplacar um nome na Fundação Cultural, que está na aba do PDT. Os perdigueiros da coluna, espalhados pelo paço, contam que o prefeito não aceitou nenhum dos nomes.
Justo
Não que não seja justo ao partido Solidariedade ter uma secretaria. Afinal, o PDT, onde o homem da Mancha Branca militou - dos três vereadores eleitos apenas um ficou, que é o Paulinho Amândio, que nem dá bola para sigla. E o PDT tem duas secretarias e uma fundação no governo.
Mandou sacrificar
A raça de linguarudos, aliás, espalha que quem escolheu a pasta pra ser cortada foi o presidente do PDT, o Marcelo, que jogou na fogueira a Fundação Cultural, comandada pelo brizolista José Amadio Russi, que estaria fazendo um ótimo trabalho. Desgrudar da cadeira da secretaria de Desenvolvimento Social, o Saldré não quer né...
Abandonado
Tem um bagrão da secretaria da Fazenda de BC que anda chorando pelos quatro cantos. Antes era o manda chuva e agora o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB) não o atende mais. Dizem os bocudos que o bagrão foi pedir arrego até pro Quero-Quero, mas não teve jeito...
Confidências
Uma fonte palaciana confidenciou a um amigo que a obra de recuperação da estrada da Rainha, do lado público, custaria oito milhões de reais e só não foi tocada por causa do Trato Feito. Agora o promotor Rosan da Rocha ingressou com uma ação contra a prefa de BC, requerendo que a obra seja finalizada. Fico me perguntando qual será o novo custo...
Gabando-se
João Passos, do PPS, consultado sobre a possível fusão do seu partido com o PSB, adianta que é o único representante do diretório nacional da sigla em Balneário Camboriú. E que se a formalização acontecer, a nova sigla terá dois candidatos a prefeito. João garante que vai cair na disputa pra indicar um dos nomes e se gaba de que vence a peleja.
