JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Saúde integrada?
Jandir Bellini recebeu, ontem, uma Jcomissão de barnabés da unidade da Petrobras e empresários da cadeia logística. O grupo veio reforçar o pedido de empenho da prefa no movimento que luta pelo não fechamento da unidade em Itajaí.
Puxas da vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB) informam que ela e o prefeito Jandir Bellini (PP) cobraram do pessoal da informática a tão sonhada integração da rede de saúde e a implantação do prontuário eletrônico. Em 27 unidades já estaria ativo o sistema integrado.
E os prontuários?
As línguas frouxas afirmam que Jandir ficou feliz com a informação, mas queria saber mesmo do prontuário eletrônico. Hoje, das 36 unidades de saúde, sete estão com o sistema funcionando e todos os pacientes já possuem seu prontuário no computador: Imaruí, Murta, Cidade Nova II, P.A do São Vicente, UPA de Cordeiros, Santa Regina e CEREDI.
Falta o resto
Como 36 menos sete são 29, falta coisa pra caramba ainda. E olha que esse papo de prontuário eletrônico e integração já rola há seis anos. Cinco secretários de Saúde, desde a campanha do terceiro mandato de Jandir, já passaram pela pasta. A esperança é que o sexto secretário, o topetudo Gern, resolva a parada no um ano e meio que falta de governo. Será que consegue?
Olha a ideia
As excelências da câmara poderiam aproveitar o embalo da lei que foi aprovada para sabatinar indicações do prefeito ao Porto e Semasa, e dar o exemplo. Que tal chamar Gern (PP) e o barbudão Douglas Cristino (PSD) pra saber o que eles entendem de Saúde e de Planejamento? Eles foram indicados para os cargos no puxadinho do Jandir.
Conversador
A lei aprovada não tem poder de veto sobre as indicações. Como explicou o engomadinho Clayton Batschauer em matéria sobre o assunto no DIARINHO de ontem, o que os vereadores querem é conversar com os indicados. O assunto só Deus sabe. Ai que dor!
Brecou
Conta alenda que o Topetudo Osvaldo Gern (PP), quando assumiu a cadeira de secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão mandou brecar todos os processos licitatórios da secretaria de Obrascomandada pelo narigudo Tarcísio Zanelatto (PP).
Com o alcaide
Os contadores de lendas disparam que Zanelatto teria pedido por escrito as brecadas promovidas na secretaria. Ele queria despachar com o Topetudo Gern e o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Qui coisa, meu povo!
Afagos
Os vereadores do PP estão mais perdidos que cego em tiroteio. O misto de pastor nas horas vagas e dublê de vereador, Calinho Mecânico, votou contra o projeto do engomadinho. Dedé da Murta e Tristonho da Grade votaram a favor da proposta. O Fernando Pegorini se ausentou e o Zé Alvercino também não estava presente, mas na primeira votação foi contra.
Pra amenizar?
Os linguarudos de plantão insinuaram que Tristonho, enrolado no Ministério Público e investigado na Comissão de Ética, teria votado favorável por conta de Clayton Batschauer ser um dos integrantes da Comissão de Ética. Não creio!
Pra que?
A Famai anda devagar quase parando. Mas, pra torrar dinheiro... Compraram uma caminhonete impiçada no valor de R$ 150 mil... Outra situação é entender o porque da conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente dispor de R$ 250 mil!
Assim não dá!
Esse valor deveria ser investido em projetos ambientais, recuperação de áreas degradadas, plano de manejo para unidades ambientais. Saudade do ex-superintendente Nilton Dauer, o Diabo Loiro.
