Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Comigo não, violão!


Na matéria que o DIARINHO publicou, ontem, sobre as dificuldades de operação do porto de Itajaí frente à chuvarada que assola a Santa & Bela, a assessoria de imprensa do terminal aproveitou para desmentir a notícia desta coluna sobre R$ 100 milhões liberados para a nova bacia de evolução.

Emendas de bancada

O que se explanou sobre o assunto é que o Fórum Parlamentar Catarinense definiu emendas para obras no Estado, entre elas uma proposta pelos deputados federais Décio Lima (PT) e Fabrício Oliveira (PSB) reservando R$ 100 milhões das emendas coletivas para a nova bacia, o que é bem diferente de liberar dinheiro.

Oposição saiu dinovo

Os quatro vereadores de oposição: os vermelhinhos Giovani Felix e Thiago Morastoni, os tucanos Anna Carolina (BBB) e teacher Acácio da Rocha se ausentaram da sessão de ontem, em protesto ao retorno do parlamentar Afonso Arruda (PMDB), preso na operação Dupla Face.

Protesto

A ação, segundo o quarteto, é para manter o mesmo critério adotado quando o suplente Sadi Pires (PMDB) sentou os glúteos na estofadinha cadeira da câmara. Sadi também foi guentado nas investigações do Gaeco.

Matutam

Os quatro alardeiam que comungam da mesma opinião apresentada em nota pela Associação Empresarial de Itajaí e OAB peixeira, dizendo que o retorno ao legislativo de pessoas denunciadas em processos judiciais, e até punidas com prisões carcerárias, sem que sejam julgadas por seus atos suspeitos, pode até ser legal, mas é imoral. “Itajaí não pode estar à mercê de atitudes desse quilate”, discursam. Oh, dor!

Chapa Branca

O estivador Sandro Vargas, que trabalha do outro lado da vala, na Portonave, em Navegantes, é candidato a presidente do sindicato dos Estivadores, que ocorre no próximo mês de dezembro. Sandro Vargas deve bater de frente com o Saul da Silva, que tá colado na cadeira da presidência e tem cargo no porto de Itajaí.

Lá atrás

Os estivadores que apoiam Vargas lembram que em 2009 o presidente Saul foi derrotado por Charles Alberto. A aposta de Saul Silva na época era que com três chapas, ele venceria o pleito com tranquilidade, apostando no voto dos aposentados que representam maioria do eleitorado da estiva.

Formal

O presidente da piramidal casa do povo, o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), recebeu notificação da secretária de (In)Segurança, a loiruda Susi Bellini (PP), informando sobre a demora em responder as informações solicitadas pela casa legislativa na CPI que investiga a Codetran.

Se estrebuchando

Segundo o documento, a secretaria tem feito de tudo para responder em tempo hábil os questionamentos, mas acontece que além da CPI, também está trabalhando incessantemente para atender as investigações do Gaeco, da prefeitura e da dona Justa.

Na lida

A bagrona da segurança afirma que tá atendendo à demanda das excelências excelentíssimas e diariamente se depara com situações inesperadas e que demandam grande esforço por parte dos barnabés.

Prazos

O documento finaliza argumentando à CPI que mesmo que houvesse prazo estipulado para respostas, semelhantes aos pedidos do legislativo, teria até dia 4 de novembro para responder os oito requerimentos que faltam, e ainda assim estaria no prazo regimental.

Nas entrelinhas

O texto assinado pela Susi ainda dá o entendimento, nas entrelinhas, de que a CPI estaria faltando com a verdade em suas declarações na mídia; em especial o presidente e vereador Thiago Morastoni (PMDB, ex-PT, ou futuro PSD?)

De volta ao futuro

Na tarde de hoje, ocorre a sessão extraordinária de votação que decidirá sobre o mandato do vereador Tonho da Grade (PP), acusado de ter contratado com empresa concessionária do munícipio. O parecer da comissão de ética é pela cassação. Ontem rolou buxixo de que a ausência de excelências na sessão e reuniões de bastidores acontederam com o intuito de salvar o mandato de Tristonho.

Inocente

Tonho em missiva encaminhada à coluna (leia no blog do JC, no site do DIARINHO), afirma inocência e pede que a sessão do dia de hoje seja tranquila para que os vereadores possam fazer seu julgamento com serenidade.

Líderes

O polêmico radialista Robson Dias, que perdeu o trono na rádio Transamérica por seus posicionamentos políticos e religiosos (degolado pelo alto clero religioso da região, o qual pediu sua cabeça, digo, seu boné), e ainda fora do ar e sem o eco dos microfones, andou desabafando nas redes sociais.

Não lideram?

“Vejo coisas nessa imprensa de Balneário Camboriú que me apavoram. Intitulam “líderes oposicionistas” pessoas que não lideram suas próprias famílias, suas próprias vidas, mas que pretendem liderar a administração de uma cidade”, disparou o seguidor dos preceitos de Marley e que é admirador de carteirinha da administração de Edson Periquito (PMDB).

Conceito

Robson prossegue o texto afirmando que os “News Líderes” representam uma política arcaica que sempre associa novos rostos a velhas práticas. “Que conceito é esse de liderança? Liderança movida e promovida pelo dinheiro? Vocês deveriam se envergonhar de ver uma cidade que cresce desordenadamente sob os interesses do capital”, debulha o verdinho.

Elefantes

“Uma cidade que tem demonstrado crescentes índices de violência, que tem suprimido a cada dia seus espaços verdes para dar lugar a elefantes brancos inabitados e que servem aos interesses da especulação imobiliária”, detona Robson. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.