JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nome aos bois
A determinação do PMDB estadual em cancelar a eleição do novo diretório do PMDB peixeiro que ocorreria neste sábado tem um nome que ainda não foi pronunciado: intervenção estadual. Que é o que pregavam os elianistas que não aconteceria. Pois aconteceu.
Costas quentes
Conforme cantou a coluna algum tempo atrás, não fazia sentido Volnei ter descido de paraquedas no PMDB daqui se não tivesse as costas quentes com o diretório estadual. Os locais viram na eleição do novo diretório a oportunidade de defenestrar o barbudinho, mas tal fato não ocorreu.
O homem e o mito
Aos observadores políticos locais, o movimento ocorrido com a vinda de Volnei para o manda-brasa daqui quase lhe rendeu a alcunha de Volnei, o milagroso. Explica o apelido o fato de o barbudinho ter provocado uma reação até então tida como impossível: a união de elianistas e arnaldistas. Todos contra ele.
Recado curto e grosso
Soma daqui, diminui dali, o grupo de Volnei percebeu que não seria páreo para vencer no voto a aliança contrária e pediu help para os cachorros grandes da capital manezinha. A ajuda veio rápida, e o recado também: ou vocês se acertam aí, ou os incomodados que se retirem.
Teoria da conspiração
A boca pequena, o que corre é que a vinda de Volnei para o PMDB faz parte do mesmo movimento que trouxe Décio Lima para o PT daqui. A ideia é unir os dois partidos e fazer uma nova frente contra quem o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) apoiar na city peixeira, assim como foi feito em 2004.
Volnei na cabeça
Nesta montagem, Volnei sairia de cabeça de chapa e Décio garantiria o apoio petista à sua incursão. Na avaliação dos conspiradores, Eliane atrapalhava a união do PMDB com o PT local. Pelo visto com a intervenção ocorrida e o recado dado tacitamente, não atrapalha mais (ou atrapalha?). Ai Jisus!!!
E na loura Blu?
Essa saída estratégica de Décio da galega Blumenau para a peixeira Itajaí foi possível porque nem ele, Décio, nem sua patroa, a deputada Ana Paula Lima, são candidatos a prefeito na city alemã. Lá o candidato é o genro de Décio, o vereador Jefferson Forest, segundo petistas com quem bati um lero. Resta saber o que tem de verdade nessa teoria toda. Quem viver, verá!
CPI Codetran
Com a antecipaçãodo feriado do servidor público de 28 de outubro, para a próxima segunda-feira (26), a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, a chamada CPI da Codetran, comandada pelo vereador Thiago Morastoni (PT), foi transferida para o dia 30, sexta-feira.
Cara-a-cara
Na ocasião, serão inquiridos o ex-diretor técnico da Codetran, William Gervási e, a secretaria de Segurança, loiruda Susi Bellini (PP). A CPI pretende, também, promover uma acareação entre o empresário do pátio de carangas, Júlio Fernandes e o ex-secretário de Administração, Nelson Abraão, o homem do shalom.
Ouvidos
No dia 28, quarta-feira devem ser ouvidas 18 testemunhas de acusação da Parada Obrigatória 2, no Fórum peixeiro. A oitiva das testemunhas terá inicio às 9h e prossegue até o final da tarde. Dentre as testemunhas, estão o coordenador da Codetran, Ewerson Luiz Gama; chefe de Gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho e o vereador licenciado e atual secretário de Saúde, Osvaldo Topetudo Gern.
Prazo
O Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra a prefeitura de Balneário Camboriú, através do Promotor Rosan da Rocha, devido à degradação da Estrada da Rainha, com a determinação do MP-BC que realize a completa e eficaz recuperação e contenção da encosta do morro que margeia a Estrada da Rainha, lado Leste, em um prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias).
Se coce
E que a prefa apresente, ao final, laudo técnico, comprovando a segurança do local. A ação, de 23 de abril e venceu ontem, 23 de outubro. Até o momento, nada foi realizado pela prefeitura para conter a margem direita do Morro, que continua deslizando.
