JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fala que eu te escuto!
Nunca se viu tanto advogado como na audiência de instrução do processo da Parada Obrigatória 2, no fórum monumental, ontem. A sala de audiências ficou lotada, socadinha. A Justiça peixeira ouviu 17 testemunhas e um informante.
Chamada
O vereador licenciado e secretário de Saúde, Osvaldo Topetudo Gern (PP), e o chefe de gabinete, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho (PPS), também foram ouvidos, como testemunhas de acusação. A próxima audiência será no dia 11 de novembro e a secretária deSegurança, Susi Bellini (PP), foi convocada pra falar sobre o pátio de carangas onde aconteceram os rolos da Codetran.
Bicudos reunidos
Jantar emplumado realizado na última segunda-feira uniu e reuniu, além dos tucanos peixeiros, uma pá de políticos de outras siglas. O intuito foi (além de forrar a pança) apresentar propostas pra um futuro projeto de governo do PSDB. O barnabé de carreira da prefeitura, Emerson Gonçalves, defenestrado da secretaria da Saúde por ineficiência do setor, mostrou um pré-projeto.
Todo mundo falou
Os recém-filiados vereadores Dedé da Murta (ex-PP) e a minha musa, a BBB Anna Carolina (ex-PRB), também estavam lá. Dedé mostrou força. A galega Anna nem tanto. Primeiro porque a guria, opiniosa, não tem controle e ninguém manda nela.
Não foi
Segundo porque a chegada de Anna inchou o PSDB. E tem pré-candidato que só vai servir para carregar a palha pra fazer o ninho, sem chance nenhuma de chegar. O atual vereador e teacher, Acácio da Rocha, não deu as caras. Há quem diga que estava viajando, e outros que Acácio não tem aquele prestígio todo. Arreda, raça de infelizes!
Deodato Casas
O grande nome dos tucanos atucanados de Itajaí, o sem fraturas Deodato Casas, também marcou presença. Deodato tem dito que não é candidato. Na verdade, o que tem acontecido é que tem sido preservado. No passado, quando se lançou como postulante ao paço, sofreu um grande desgaste e apanhou até no céu da boca.
Fazendo discurso?
O ex-vice-prefeito peemedebista, Erico Laurentino, (filho do Nené Sapateiro, um nome da velha guarda do PMDB), causou ao falar no rango tucano. Ele lembrou que atualmente Itajaí tem orçamento de 1,2 bilhão, mas, em 2016, serão quase 50% a menos nesse orçamento ou 700 milhões de reais. Há quem diga que Erico foi o destruidor de sonhos, quando vaticinou que o próximo prefeito vai ter que se virar.
Agarrados
Na sua falação, Erico defendeu que para administrar, nos dias de hoje, é preciso o corte de não apenas cargos comissionados, mas também cargos efetivos. Coisa para alvoroçar o mundo! Erico, além de ex-vice do tempo do alemão Arnaldo Schmitt, tava (ou tá) agarrado na Dalçoquio, que sucumbiu. Emílio Dalçoquio também participou da comilança tucana.
Pra inglês ver?
Na caminhada política, o Fabiano da Silva, que foi presidente do PRP, carcou para o PSDB. Agora retornou para o comando do PRP, arrumou poucos amigos e muitos desafetos. Dizem que é por isso que teria feito a cabeça da executiva estadual pra expulsar o vereador Rafa da Padaria.
Ou...
Por outro lado, os linguarudos de plantão caceteiam que tudo teria sido combinado, para que Rafa pudesse ter a sua filiação no PSDB tranquila. Afinal, o expulsaram, não o querem e nem queriam. Contam (raça desgramenta essa dos linguarudos), que Rafa foi convidado pra ir para o PDT, partido que o ajudou a se eleger, pois estavam juntinhos, na coligação PTC/PRP/PDT.
Num quis
Contudo, o pensamento de Rafa sempre foi mais à direita (existe isso de esquerda e direita?). Daí, argumentam, foi a maneira de Rafa pular o tambor. Fabiano continua ligado aos tucanos. Participou do rango bicudo-peixeiro, na noite de segunda. Ontem, circulou a informação de que o suplente, Luiz Fernando da Silva (PDT), pretende pedir a cadeira. Ai, ai, ai que dor!
