JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ares de verão
Depois de um feriadão nublado e chuvoso, a expectativa no governo peixeiro é soprar as nuvens carregadas para ver novamente o sol. Mesmo que a previsão do tempo insista em negar esse desejo. Começam a chegar os barcos da regata Jaques Vabre e tem início mais uma Marejada...
Meus, teus ou nossos?
Há quem tente diminuir ou atrapalhar a descoberta de Itajaí como promotora de eventos náuticos, alegando, como sempre, motivações políticas. Mas é preciso grandeza para reconhecer o que faz bem à cidade. As regatas projetam economicamente Itajaí, através do turismo e do aquecimento da economia local.
Raimundão
Presença esperada na Marejada é a do governador Raimundo Colombo (PSD), afinal o governo do estado tem participação destacada na promoção desses eventos náuticos, leia-se Volvo e Jaques Vabre. Quem sabe vendo os barcos chegarem o governador olhe para a boca da barra, o Saco da Fazenda e para a nova marina e slembre da bacia de evolução, que tá amarrada, amarrada...
Não ata nem desata
O governador que se alembre, também, que fez na cidade 59% dos votos para senador em 2008, e 50% dos votos para governador, tanto em 2010, quanto na reeleição de 2014. Ou seja, um patrimônio eleitoral invejável em nossa amada city peixeira, e que espera a contrapartida.
Na torcida
Então, apesar de ser sempre bem-vinda a crítica, vamos torcer para que Marejada e Jaques Vabre sejam um baita sucesso, porque a nossa cidade merece. E que sirva para dar um respiro a esse ar pesado que circula em Itajaí, na região e no nosso Brasilzão. Fica a torcida.
Será que será?
Para fontes do escriba, na CPI da Codetran, ficou evidente no depoimento do mecânico Mansueto Gastaldi Maraschi Júnior, o Duno, que o empresário Júlio Fernandes quis tirar o seu da reta, tentando jogar mais culpa na cabeça do vereador licenciado e preso no cadeião da Canhanduba, Zé Alvercino (PP).
Não é santo!
Não tem um vereador que acredite que Zé seja santo, mas andam coçando o cocuruto pra sabe se ele realmente ele ganhou algo na venda das motocas. Os perdigueiros da coluna assopram que teriam sido intimados novos depoentes pra CPI da Codetran, que podem confirmar (ou não) o suposto aliciamento de testemunhas por parte do empresário do pátio de carros.
CPI
Em virtude do feriado de Finados, a próxima reunião da CPI será amanhã (4), com depoimento do atual fiscal de contrato do pátio de veículos, Evandro Colares. A acareação entre Júlio Cesar Fernandes e Nelson Abrão de Souza, ex-secretário de Administração de Itajaí, está agendada para 9 de novembro.
Zoio no zoio
O cara-a-cara de Nelson Abraão e Júlio Fernandes é aguardado com grande expectativa, por ser a primeira vez que dois acusados na Parada Obrigatória 2 vão estar de frente. A ação foi sugerida pela Comissão após divergências entre depoimentos. Ainda serão intimados Fabrício Costa e João José Fernandes.
Outra cidade
Na convenção do PMDB da Maravilha do Atlântico, alguns políticos demonstraram estar vivendo em outra cidade; para o João Passos, o ex-prefeito Luís Castro, Auri Pavoni, Orlando Angioletti e Fábio Flor tá tudo maravilhoso e as obras ocorridas desde 2009 tornaram Balneário Camboriú outra cidade. Oh, pai.
Mentiras
Além deles, quem soltou um monte de elogios foi o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), que disse que chegando a eleição a oposição vai propagar mentiras e que na passarela da Barra vai tudo bem, pois faz 40 anos que prometeram fazer e não cumpriram. Parece que mesmo depois da Operação Trato Feito, o Pirica não acordou. Para muitos é o pior governo da história de BC.
Réu
Enquanto Pirica discursa, se torna réu em mais uma ação de improbidade administrativa, por causa de rolos da Passarela, onde 19 pessoas foram denunciadas, inclusice o prefeito. O MP quer a devolução de mais de 28 milhões, afastamento do cargo e indisponibilidade de bens.
Creche
O pau tá pegando na casa do povo da city mais desejada do sul do mundo, onde os parlamentares Moacir Schmidt (PSDB), Claudir Maciel (PSD), Pedro Francez (PSD) e Marisa Zanoni (PT) pediram explicações ao vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), sobre o recebimento de verbas para a creche da sua avó, a ex-vereadora Iolanda Achutti.
Fácil, fácil...
As excelências excelentíssimas querem saber como que quem deveria fiscalizar recebe verba para uma creche da família. Para os vereadores, isso violar o código de ética do legislativo, recém-aprovado. Os linguarudos dizem que recebendo mais de 800 mil por ano, além de 15 funcionários pagos pelo município, fica fácil defender o governo.
Finados
Protesto de familiares e amigos de Anderson Santos de Souza Kross, o Folha,, assassinado no último dia 24, em uma pizzaria na Barra, marcou a sua memória, no dia de ontem, Finados. No domingo, mais dois jovens foram baleados.
Segurança
Balneário Camboriú tem enfrentado os maiores índices de violência de Santa e Bela. Isso é um balde de água fria num quase começo de temporada de verão. Pode, inclusive, fazer muita gente evitar ou mudar o destino de suas férias para outros lugares.
Governo virou piada
O suplente de vereador, Ary Souza, presidente do PSD da Maravilha, mesmo longe do plenário da casa do povo, não tem dado sossego para administração. Ele postou em suas redes sociais matéria veiculada na edição do DIARINHO (29/10), que mostra promessas mirabolantes em Balneário Camboriú.
Sem eira e nem beira...
Sem qualquer planejamento e seguindo à deriva, passamos a ser motivo de piadas, destacou Ary, se referindo à charge de Daniel Manfredini, publicada pelo DIARINHO, na matéria e que estampa Periquito e seu sócia, o gênio da lâmpada Aladin (reveja acima). Haja luz...
