JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai à luta
Uma centena de lideranças do PMDB de Itajaí reuniu-se na segunda-feira na sociedade da Vila Operária, em ato de formação de mobilização em defesa da democracia, afirmam. O grupo formado por líderes de todas as camadas e classes quer a defesa do direito ao voto antes de qualquer outra negociação.
Foge à luta
O grupo exigirá, através da mobilização dos filiados, o cumprimento do estatuto partidário, e que seja marcada a data definitiva da convenção partidária para que democraticamente se busque no voto o equilíbrio das forças peemedebistas. Ponto crucial da divergência com a outra chapa que correu da disputa, na visão de muitos, patrocinando a discórdia para obter intervenção.
Sequestro
Na visão dos peemedebistas que pedem democracia interna, não há como haver consenso ou negociação diante do sequestro de direitos. Isso desequilibra o diálogo, impõe desigualdade de condições. Não há como negociar sob intervenção e arbitrariedades, afirmam muitos do que lá estiveram. Não há lugar para a justiça e a liberdade onde não há igualdade. O partido das DIRETAS JÁ! tem que dar o exemplo e honrar sua história democrática, diz um véio emedebista de guerra.
Perigo de gol
A chapa 2, que agora é a chapa da intervenção no PMDB, correu do páreo quando percebeu que não tinha votos para vencer, bradam peemedebistas que estiveram na chuvosa e fria tarde de segunda-feira para lutar pela democracia que só o voto pode proporcionar.
Quem é quem
Acontece que a diferença de votos entre as duas chapas revelaria quem fez realmente a construção partidária e coletiva e quem quer ser dono do partido. O fato é que o Manda-brasa só sairá de toda essa confusão na urna, onde será exposto aos dirigentes estaduais e nacionais que caminhos o PMDB itajaiense quer seguir.
Acyr bem na foto
O ex-chefão da Fitur, Acyr Osmar de Oliveira (atualmente residente em São José, na Grande Floripa), foi eleito em outubro como um dos delegados que participarão dos fóruns nacionais setoriais do setor cultural brasileiro. O agora conselheiro Acyr foi eleito delegado para o Fórum de Culturas Populares. Agora, caso seja eleito na etapa nacional do mesmo fórum, será membro do colegiado setorial. Bora lá, Acyr, ganhar mais uma!
Com lupa!
O deputado federal Décio Lima (PT), em contato com a coluna, diz que está tratando e cuidando das questões do porto de Itajaí. Enfatiza que busca aprovar a liberação de 44 milhões de reais pra dragagem. Décio também está na luta de convênio para a importante manutenção do nosso valão maior.
O porto é nosso!
Décio adianta que está tratando também de viabilizar os investimentos dos arrendatários no porto com as alternativas jurídicas da secretaria Especial de Portos. Sobre a polêmica de devolver o porto ao governo Federal, Décio se posiciona terminantemente contrário. O Porto é nosso!, defende.
Bronca
Fontes da coluna colocam que os crimes imputados aos envolvidos na operação Dupla Face, para os quais o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) pede ao Ministério Público o indiciamento, são coisa cabeluda: parte das denúncias pode ser enquadrada em corrupção passiva, seguidas por corrupção ativa, prevaricação e organização criminosa. Não é mole não!
Pedágio
Vai aumentar o pedágio da Autopista Litoral Sul, que liga Curitiba a Palhoça, no litoral catarina. A decisão sobre o aumento foi publicada ontem no Diário Oficial da união, e autorizado pelo ministério da Fazenda. A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse sim à revisão da tarifa praticada pela concessionária, que hoje é de R$ 1,90 para carangas. O trecho de 358 quilômetros compreende as BRs 116, 376 e 101.
Valores
A ANTT deverá ainda baixar ato específico fixando os novos valores, e a forma de sua implementação. Por meio de sua assessoria de imprensa, a concessionária informou que o porcentual de reajuste ainda não está definido e não há prazo para o novo valor entrar em vigor. Ou seja, prepara o bolso!
Extra
Motoristas de ambulâncias da prefa da Maravilha do Atlântico estariam sendo convidados a estenderem suas jornadas de trabalho no posto de pronto-atendimento e no hospital Ruth Cardoso, além da jornada que já cumprem em instituições públicas que prestam auxílio em saúde à população de Balneário Camboriú.
Estourando
A denúncia já estaria estourando no MP porque alguns motoristas estão prestando entre 10 e 12 horas de trampo, sem ver a cor do dinheiro das horas extras.
Ação
Projeto do vereador suplente Eduardo Meneguelli Júnior, o Torto (PMDB) está em análise em Balneário, e altera a nomenclatura da Secretaria da Pessoa Idosa - SPI para Secretaria dos Direitos do Idoso e dos Direitos da Pessoa com deficiência - SDIDPD. Achei bacana a alteração, mas pouco ou quase nada se ouve sobre a secretaria do Idoso... Agora quem sabe se torne mais robusta. E também tenha mais utilidade.
