JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nem filiado e nem candidato!
O socadinho escriba não é filiado a partido político. E nem tem a pretensão de sê-lo, como andaram espalhando. Continuo defendendo a Constituição Federal, as liberdades individuais, a liberdade de expressão, o livre exercício da imprensa. Democracia, voto e justiça! Baluartes de uma sociedade moderna e civilizada. Só isso!
Portas fechadas
Apoio qualquer tipo de manifestação ordeira e pacífica. Contudo, do jeito que anda a situação, a casa do povo vai ter que realizar as sessões às portas fechadas. Infelizmente, porque é necessário que as excelências excelentíssimas trabalhem e votem a LOA Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A mulher de César
Diz o ditado que para a mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer séria, e talvez seja esta uma regra de ouro na política, a conferir os últimos acontecimentos do cenário nacional e local. Ou seja, não basta um vereador investigado por corrupção, por exemplo, alegar que ainda não foi julgado para querer ser tratado com todas as pompas e direitos.
Não sou o dono da verdade
O julgamento popular e o das aparências podem, sim, inviabilizar a sua atuação. Vide a indignação popular frente ao retorno do vereador Zé Alvercino à piramidal casa do povo, na semana passada. Não sou eu quem vai julgar o vereador, é a dona justa, no seu devido tempo e rito.
Bom pra todos
Claro que seria melhor para a credibilidade da piramidal se ele se afastasse, disso não tenho dúvida. Porque, como a mulher de César, ele pode até ser sério, e vir a provar isso mais a frente (e espero que isso ocorra), mas o fato é que, para a população (muitos levados na onda, por populistas, candidatos e pré-candidatos ao legislativo, para sério, Zé não serve.
É justo? Não sei...
Vamos chamar isso de julgamento político. Todos terão o devido tempo para que seus advogados e os fatos comprovem se culpados ou inocentes. Continuo defendendo a lei, acima de tudo. Mas se o vereador tivesse juízo, renunciaria ou pediria novo afastamento.
Dedé na bronca
A audiência de instrução do processo de justificativa da sua pulada, digo, desfiliação, do vereador Dedé da Murta (PSDB), contra o Partido Progressista será nesta terça-feira no fórum peixeiro. Dedé alega perseguições de toda ordem. Quando ainda pertencia a bancada do PP, Dedé foi sentar-se ao lado do teacher Acácio da Rocha (PSDB).
JB testemunha
O Dedé da Murta arrolou como testemunhas os vereadores da bancada do PP e, inclusive o ex-homem dos galináceos, prefeito e atual presidente da sigla, Jandir Bellini. Que já teria sido intimado e, que segundo os perdigueiros da coluna, teria ficado puteado. Qui coisa, meu povo!
160!
Não se escutou barulho da dita reunião que o PMDB estadual realizou na noite de sexta-feira em Itajaí. Falam em 700 pessoas. Onde? É só analisar as fotos e ver que tinha oito fileiras, 20 pessoas por fileira, cerca de 160 presentes.
Baixando
Se for contar que os 20 abobrões de outras cidades, em média, carregam dois puxas, então são 40 puxa-sacos, pra descontar dos 160 o que diminuiu pra 120 participantes da cidade. Se tirar dos 120, os assessores dos dois vereadores sobram 50, tirando os convocados pela estrela maior da noite decadente, sobram 30, tirando os que estão sendo enganados, apaguem as luzes. Ui!
Pracabá!
O atual presidente biônico do PMDB de Itajaí, Gaspar Laus, parece que entrou numa roubada. O que se sabe é que o Gasparzinho, camarada, tá perdido. Ele alugou uma sala pra alojar o partido, bem em frente ao antigo diretório do PMDB peixeiro, na rua Alberto Werner. Já a antiga sede colocou placa: Diretório democrático. Eitcha!
Pensando bem...
Como que um político que quer voltar a ser prefeito, entra numa sigla de paraquedas, enfiado goela abaixo, inclusive, apoiando e participando de uma intervenção num diretório de partido político? Correu da raia, do voto!
Liberdade mesmo que à tardinha...
O que tem de mais sagrado na democracia, meus amados leitores, é o voto. O direito de escolha, de decisão! O que se buscou e lutamos no Diretas Já! Quem não respeita a democracia partidária, o voto, a escolha de cada um, mereceser votado?
Retalhos
Este colunista já havia adiantado neste espaço que a Maravilha do Atlântico tava virada numa colcha de retalhos. Pois a Osvaldo Reis, da entrada da praia Brava até à chegada de Balneário Camboriú, está em meia pista, com sinalização ineficiente. Quem transita pelo local, tem que rezar pra não se envolver em um acidente. Cosadiloco!
Perigo
Falando em Osvaldo Reis, passou da hora da prefa resolver a situação do Morro Cortado. O local está despencando e a sinalização é uma puta vergonha; os motoristas que sobem o morro têm que se espremer para entrar em pista única.
Não veio
Por falar em recursos federais, o deputado federal Décio Lima (PT), não esteve na visita técnica ao Complexo Portuário de Itajaí. O deputado chegou a destinar emenda parlamentar para auxiliar o terminal, que anda bambo das pernas e perdendo cargas aos concorrentes. Dizem que Décio não apareceu em virtude das promessas que o governo federal não cumpriu com a cidade. Ou não foi convidado?
