JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aprovado!
A piramidal casa do povo peixeiro aprovou em sessão extraordinária, na manhã de ontem, o projeto de Lei Complementar 1/2016, de autoria do executivo, que altera a estrutura organizacional da prefa de Itajaí. O projeto recebeu 11 votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção. O teacher Acácio da Rocha (PSDB) não deu as caras.
Fogo amigo
O embate mais tenso foi no início da votação, quando o bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) pediu pra suspender a sessão pra um lero com a bancada do manda-brasa. O presidente e interventor de plantão do PMDB, Gaspar Laus, estava no plenarinho pedinchando pra votarem contra, através de uma articulação do vereador Thiago Morastoni (PT) e de Lamim.
Ia e voltava...
Os vereadores Neusa Giraldi e Afonso Arruda seriam votos vencidos na reunião. Foram três paradas regimentais, que se fosse ao tempo do saudoso véio Dalmo Vieira, ele diria que a sessão mais parecia couro daquilo, porque ia e voltava...
Mais?
O furdunço foi feio. O governo não tinha maioria pra aprovar a proposta. Até o vereador suplente, Vanderlei Dalmolin (PP), ia votar contra. Teve vereador nos corredores que lascou que quem era situação ou estava em cima do muro ia votar contra porque perdeu cargos ou queria mais boquinhas. Que coisa, meu Pai eterno!
Tentou
Lamim chegou a pedir pra ver os pareceres das comissões. Um deles teve que ser refeito porque Thiago Morastoni era contrário, enquanto Afonso Arruda (PMDB) e Fabrício Marinho (PP) mantiveram seu posicionamento pela aprovação, incluindo um novo parecer em minutos, com a ameaça do Presidente Pi7 nomear outros membros para a referida comissão, para que o projeto fosse votado na mesma sessão.
Tira e bota...
O projeto prevê que 347 cargos comissionados e 24 funções gratificadas devem ser extintas, abrindo outros 292 cargos comissionados, de livre nomeação pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e 24 funções gratificadas de Agente de Atendimento ao Cidadão, que serão ocupadas obrigatoriamente por barnabés efetivos.
Concurso
Os vereadores contrários argumentaram que a dona justa declarou os cargos inconstitucionais, porque são administrativos, portanto deveriam ser preenchidos por servidores efetivos.
Ilegal
O sindicalista e dublê de vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD) afirmou que o projeto só altera os nomes de alguns cargos, e não faz realmente uma reforma administrativa. Já o vereador Thiago Morastoni (PT) bradou que o projeto era uma ilegalidade e afirmou temer uma possível responsabilização futura de nossas amadas excelências excelentíssimas por improbidade administrativa.
Calado
Os parlamentares favoráveis defenderam que o projeto foi bem elaborado pela equipe de procuradores da prefa. O vereador e líder do governo, Fernando Pegorini (PP), lembrou que o projeto está fazendo uma diminuição de quase 50 cargos e gerará economia aos cofres públicos.
Casquinha
O vereador Douglas Calado, digo Cristino (PSD), voltou a falar depois de meses e também defendeu a decisão do alcaide JB. Todo mundo queria tirar uma casquinha do projeto.
Favoráveis
Votaram a favor os vereadores Tonho da Grade (PP), Calinho Mecânico (PP), Clayton Batschauer (PR), Douglas Cristino (PSD), Dulce Amaral (PSD), Fabrício Marinho (PPS), Fernando Pegorini (PP), Afonso Arruda (PMDB) Neusa Giraldi (PMDB), Paulinho Amândio (PDT) e Vanderley Dalmolin (PP).
Contrários
Os votos contrários foram dos vereadores Anna Carolina (PSDB), Giovani Felix (PT), Laudelino Lamim (PMDB), Márcio Dedé (PSDB), Maurílio Moraes (PSD), Osvaldo Mafra (SD), Rafa da Padaria e Thiago Morastoni (PT).
Emplumados reunidos
Os tucanos de Itajaí se reuniram na noite de terça-feira. O deputado estadual Leonel Pavan, esteve presente e apresentou seu filho, Pavan Junior, como pré-candidato a prefeito de BC. Houve a apresentação do sem fraturas, Deodato Casas, e do vereador Dedé da Murta, como pré-candidatos ao paço da Vila Operária. Uma pá de pré-candidatos a vereador foi apresentada na corrida à piramidal.
