JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Maio, mês das noivas
Enquanto não se definem os candidatos das próximas eleições aqui na nossa amada terra peixeira, há espaço para se falar e conjecturar sobre tudo. Como só em abril teremos certeza de quem estará em qual partido, uma vez que foi prorrogado o prazo para as mudanças partidárias, espera-se para maio a lista dos casórios.
Quem vai com quem
Entenda-se como lista de casamento as duplas que se formarão para a majoritária, ou seja, candidatos a prefeito e vice. Pré-candidato confirmado de boca própria, o barbudinho Volnei Morastoni tem um pretendente à noiva, ou a vice, como queiram, que é o bigodudo Laudelino Lamin, que sonha com o altar de uma possível chapa pura do que restou do manda-brasa papa siri.
Aí não, né?
Outros ainda conjecturam que o sorridente Décio Lima poderia acasalar com Volnei numa possível dobradinha do PT com ex-PT, ou vice-versa, mas aí ninguém sabe quem seria o noivo e quem seria a noiva, então fica um casamento difícil, meio noiva em baile de vanerão; tudo pode acontecer (ou não?), pois Décio tem conversado até com tucanos.
Para sempre
Outro que já se anunciou pré-candidato, o sindicalista do Solidariedade, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, não se tem notícia de noiva que o pretenda, mas ele tem uma vantagem: o casamento é para sempre. Porque sindicalista quando chega ao poder ninguém tira mais. Qualquer semelhança com quadro nacional é pura coincidência.
O mais cobiçado
Ainda não anunciado, mas muito cobiçado, Paulinho Bornhausen (PSB) é o candidato à noiva mais disputado numa possível dobradinha. No ninho tucano dizem as más línguas que os dois dês estão loucos pra casar: Deodato e Dedé. O PDT varia, tem uma noiva mais velha a apresentar, Marcelo Saldré, e outra mais novinha, que é o Níkolas Reis. Já o PP só tem duas maduras, o topetudo Gern e o narigudo Zanelatto.
Sonhos de uma noite de verão...
Enquanto as definições não vêm, as noivas se postam nas janelas, fazendo suas melhores poses a espera do cavaleiro errante que as levará ao altar: o povo. Então é esperar pra ver, e torcer para que os cavaleiros errantes não sejam lá muito errantes. Porque nessa crise que anda por aí se o próximo prefeito botar pra errar, estamos feitos!
Carca
Não se esperava outra atitude do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, diante dos últimos acontecimentos entre gravações clandestinas e chantagens. Bellini botou o manda-brasa pra correr.
Tá fora
O alcaide JB chamou a dama de ferro, Eliane Rebello, e o Omar Bernardino, o Baga, e informou que o PMDB está fora do governo. Jandir debulhou ainda que os comissionados que optarem em permanecer no projeto dos interventores têm que desembarcar do governo. Neusa Giraldi e Afonso sereno Arruda optaram pelo prefeito ou será pelos cargos dos chegados? Ambos saem do PMDB.
Isolado
O vereador bigodudo Laudelino Lamim, isolado, não teve opção. Era perder ou perder, depois de colocar seus cargos na fogueira e votar contra o governo. Agora vai ter que amargar a companhia isolada do Volnei e sua trupe...
Convidou
O secretário de Desenvolvimento Social e dublê de presidente do PDT peixeiro, Marcelo Saldré, convidou o deputado federal, Décio Lima (PT), a embarcar nas fileiras dos seguidores brizolistas. O convite teria sido um pedido à Saldré do presidente estadual da sigla, o ex-ministro do Trabalho, Manoel Dias. O intuito de Maneca é com o crescimento de Ciro Gomes no plano nacional, fortalecer a sigla com um deputado federal de peso.
Reforço
Com isso, visando um projeto estadual, onde Décio seria um dos mais expressivos nomes, tanto em uma candidatura ao Senado quanto ao governo do Estado, sonho acalentado há muito por Lima. Com essa força, Nikolas Reis poderia sonhar com uma máquina poderosa em seu apoio na busca do paço da vila Operária?
Enchente
Em 2004, Wilson Renato, mais conhecido como enchente de lágrimas, nas duas eleições em que disputou para vereador em BC, em 2004, fez 18 votos e na disputa seguinte, em 2008, 19 votos, todos pelo PSC.
Do começo ao fim
Wilson Enchente Renato esteve com o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), do início ao fim e agora foi convidado pelo ex-secretário do Facebook, digo, de Planejamento, Auri Pavoni para ser candidato no seu time de seguidores brizolistas...
Assédio
Auri, aliás, estaria em caça eleitoral aos candidatos para uma vaga na casa do povo da Maravilha. Pedrão Pão de Batata, que seria uma das estrelas, digo, promessas do PMDB, nas eleições de 2016, também estaria sendo assediado pelo dublê de engenheiro, para ingressar no partido brizolista. Pedrão teria dito que não é igual macaco, que fica pulando de galho em galho.
Orgânicos
Na onda dos orgânicos, moradores da rua mais antiga de Balneário Camboriú, plantam uma bananeira em buraco aberto há mais de um mês e que a prefa não fecha. O episódio foi apresentado pelo repórter Carlos Magagnin, na TV Panorama e, bombou nas redes sociais. Até o diretor da Emasa, Marcelo Achutti, comentou no post, dizendo que não era coisa da Emasa, mas não fez questão de marcar o colega da Obras, Arlindo Cruz.
Quebra de contrato...
Em Bombinhas, a dona da presidência da casa do povo mordeu a corda. A danada assinou documento no qual se comprometeu a renunciar à presidência da câmara após o primeiro ano de mandato. Ah! E teve gente que não acreditou na roi-roi e exigiu que assinasse a renúncia. Agora que chegou o fim do primeiro ano, a Lourdes (PDT) não deixou a cadeira..
...e de confiança...
Agora ninguém confia na desconfiante Lourdes. Nem com cheque assinado... Assinatura deste tipo não vale nada... Celino, o vice-presidente que não pode assumir porque tem que ter nova eleição, tá dando salto mortal duplo carpado....
