JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Carnaval se foi
O presidente do Sinduscon e pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, e o socadinho escriba durante almoço. O cardápio? Política e as eleições deste ano
Agora começa o ano. Ano eleitoral, diga-se de passagem. Entre um folião e outro que encontrei por aí, ouvi sussurrar que o bicho pode pegar na dança das cadeiras que está sendo urdida em Itajaí. O bode é que certos candidatáveis ao legislativo estariam sendo cooptados por certo partido a troco de grana. E grana alta. Não quiseram me adiantar nomes nem cores, mas volto ao assunto.
Só por Deus
O caso é grave, porque num momento em que todos clamam por clareza e lisura, alguns políticos insistem nas velhas práticas condenadas por todos. Por isso que as coisas estão a m... que estão. E na falta do Chapolin Colorado, só mesmo a dona justa para nos defender. E pelo que me disseram os bocudos, ela já está de zoio. Ainda bem!
Quando abril chegar
Com o fim do Carnaval e todo mundo caindo na realidade das contas que vem junto com o começo do ano, a bronca do brasileiro com as dificuldades econômicas tende a piorar. E a cobrança vai ser grande este ano porque não há sinal de tempo bom. Só bucha. Essa de querer cobrar de novo a CPMF é de lascar, mas muitos outros impostos e preços já subiram. E é aí que a coisa pega.
Perfil
Os candidatos que saírem na rua pedindo voto este ano vão ser recebidos com essas broncas econômicas e mais a desconfiança geral do eleitorado. Vai contar ponto político quem tiver o que mostrar na questão da ética e da defesa do cidadão, e vai ter muito que se explicar aqueles que já deixaram em seu rastro ações suspeitas ou contestadas.
Prometo não fazer nada
Porque, vamos combinar, o que tem de político que se elege e entra ano e sai ano não apresenta nada, nenhum projeto, nenhuma ação efetiva de defesa do cidadão, não está escrito em gibi nenhum. Mas está nas atas da câmara de vereadores. Deveria ter, por exemplo, no site dos legislativos o rol, vereador por vereador, das leis e dos projetos apresentados e aprovados por essas excelências.
Só pose
Tem vereador que não faz nada. Se não acredita, verifique nos legislativos. Mas, o eleitor também tem que fazer um mea culpa porque a maioria, igualmente, não cobra porra nenhuma. Só pensa em política no dia da eleição. Vai lá votar de cara amarrada e vota em qualquer um sem saber se presta ou não. Aí não dá, né gente... E ainda por cima encurtaram ainda mais o horário eleitoral. Só por Deus!
Eleição para secretário
Outro tipo de vereador que poderia ser contestado é aquele que se elege prometendo mundos e fundos e depois, se seu partido ou grupo vence a prefa, vai ser secretário. Pô, aí não dá, né? O cara é eleito para ser vereador, abandona a câmara e joga fora o voto de quem o elegeu. Sacanagem.
Pecador...
Por falar nisso, um bocudo que estava na praça Genésio Miranda Lins, no domingo de Carnaval, contou que tinha um xarope alterado, não se sabe se bêbado ou drogado, que se atravessava na frente dos carros com o crucifixo que tinha pendurado no pescoço, dizendo que Deus não ia perdoar os pecadores e tal. Uma xaropice.
Comigo não
Diz esse bocudo, que o pecador arrependido se postou na frente de uma patrulha da Codetran. Aí todo mundo pensou que o xarope ia se ferrar. Mas que nada...
Aí não dá né!
O carro da Codetran esperou o xarope sair da frente e seguiu belo e formoso em direção a Cabeçudas. Não fez nada. Aí não dá né? O xarope ficou lá enchendo a sacaria de todo mundo mais de uma hora...
Encontro
O socadinho escriba encontrou com o presidente do Sinduscon da Maravilha do Atlântico, pré-candidato a prefeito, Carlos Humberto Silva. O candidato do Partido Republicano demonstra bastante conhecimento e vontade de administrar a city mais bela e desejada do sul do mundo.
Projetos
No bate papo, Carlos Humberto falou sobre os dois mandatos à frente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, o empenho no trabalho de conscientização para se evitar falhas e não deixou de expor seus projetos para a prefa de Balneário Camboriú.
Pilares
Carlos Humberto tem na ponta da língua o que é necessário. Humberto enfatizou que tem dois pilares principais na sua gestão: transparência e gestão participativa.
Tuti frutti
Pelo menos em três entrevistas nos últimos tempos, o deputado federal Décio Lima, agora chefão do PT de Itajaí, afirmou que alguns partidos têm se reunido na construção de um projeto pra city peixeira. Entre eles, o PT, PSDB e Solidariedade.
