JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
InovAmfri
Abobrões lotaram a Federação das Indústrias de Santa Catarina, FIESC, para conhecer e dar posse ao conselho consultivo do InovAmfri, projeto que está sendo implantado na nossa região e que tem como mentor o ex-deputado Paulo Bornhausen (PSB). O objetivo do InovAmfri é transformar Itajaí e os municípios vizinhos num polo de desenvolvimento econômico de nível mundial.
Desafio
Bornhausen aceitou o desafio de presidir o conselho e acompanhar de perto a implantação do projeto que promete modernizar os municípios da Amfri, treinar funcionários públicos e atrair empresas tops que pagam bons salários e criam oportunidades de negócios no entorno. Com ações de curto, médio e longo prazo, o InovAmfri vai planejar o crescimento e empoderar Itajaí e região.
Apoio de todos
O projeto é piloto e servirá de modelo para o estado. É a nossa região saltando na frente num momento em que só se fala em coisa ruim. Como disse Bornhausen em sua fala, não podemos deixar que a crise paute a nossa iniciativa. A ideia é se preparar na crise para sair na frente quando o mercado voltar a crescer.
Pensar grande
Com a parceria de empresas de porte mundial como a Jurong, de Cingapura, e consultorias, o InovAmfri vai transformar a região e dar o norte do desenvolvimento econômico para os próximos anos. A aposta é grande e importante, mas como disse Paulinho: pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Então, parabéns a todos os envolvidos.
Continua
Apenas um reparo na informação da coluna de ontem, sobre a eleição de José Carlos Francelino, o Zé Calo pra presidente da Fundação Cultural e Educacional de Itajaí que controla a TV Brasil Esperança e a rádio 106,7 FM. Só havia dois candidatos, Zé Calo (que ganhou por 20 votos) e Fernando Francelino (que fez 15). Na verdade a intervenção judicial prossegue até quando a justiça assim entender.
Errata
No início desta semana saiu nesta coluna o nome do novo presidente do DEM, misturado com a informação equivocada (ou brincadeira de mau gosto) de lideranças do PSDB, PR e Solidariedade. Na verdade a nova Executiva do DEM legalmente constituída está formada pelo presidente: Ivan Luiz Macagnan; vice: Elson Roberto de Souza; tesoureira: Carmen Lúcia Dacol (nome de ministra); e secretário geral: Nelson Peixoto.
Nova era
Só percebi o erro agora, quando li nos sites comunitários uma nota do ex-tesoureiro do DEM, o galego Paulo Mannes, relatando sobre a tranquilidade na transição de cargos da antiga executiva para a recente eleita (legalmente), e que a saída dos vários correligionários do DEM, incluindo o ex-presidente Luiz Carlos Pissetti, para ingressar nas fileiras do PSB, se trata de percepção e apoio a um ciclo novo e altamente promissor para Itajaí.
Greve
Os servidores de Camboriú cruzaram os braços e anunciaram greve nesta quinta-feira. A decisão foi em assembleia. Os barnabés pedem a reposição salarial em única parcela e retroativa a janeiro. Para o magistério 11,26% e para o quadro geral 10,7%, o INPC (Índice Nacional dos Preços ao Consumidor) do período.
Crise
A prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB), avisou que a negociação será direto com ela. O servidor público é o nosso maior patrimônio. Em todos estes anos cumprimos com o estabelecido na legislação, realizando os pagamentos e repasses em dia, não seria desta vez que deixaríamos de fazê-lo. Porém, há que se avaliar a situação da crise econômica e financeira que atinge nossos municípios, estados e país, enfatizou a prefeita.
Desconto
A prefeita galega e magrinha Luzia também informou que os servidores que aderirem à greve, terão os dias descontados do salário. Nada mais justo porque, apesar da crise, a greve é uma opção que deixa o contribuinte na mão com os serviços públicos, neste caso, a meia culpa pode ser divida com a administração pública, que não previu com a devida antecedência o reajuste salarial.
Moção
A casa do povo da Maravilha do Atlântico serviu, nas últimas legislaturas, como uma espécie de cartório para outorga do poder executivo. Sem qualquer resistência oposicionista, um ou outro vereador se destacou, mas como uma andorinha só não faz verão...
Sono...
Parece que quem queria mudanças cansou de participar do processo. Só na última sessão, ontem, mais de 15 moções de congratulações foram aprovadas, mas se for avaliar o conteúdo da pauta, chega a dar sono, digo, dó!
