Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Tiro no pé?


Com golpe ou sem golpe, impeachment ou não impeachment (escrevinho antes do resultado da votação de ontem), o osso do PT está acabando. Quem pulou pra fora do puleiro dos trabalhadores e foi para o PMDB parece que fez um péssimo negócio.

Lavando

O próximo partido da fila é o PMDB. Tudo indica que a operação Lava Jato vai avançar em figuras de proa, como Temer, Cunha e Renan. Quem sabe o que virá por aí?

Vai dizer o que?

Os ex-vermelhinhos que representavam a oligarquia de esquerda em Itajaí, agora são de centro. Será que os Morastonis vão enaltecer o partido comandado por indiciados na esfera nacional por milionários esquemas de corrupção?

Carimbado

Volnei deve entrar na campanha eleitoral marcado por três carimbos difíceis de carregar. O primeiro é sua história com o PT, pois está no sangue quente do barbudinho e ninguém consegue tirar, o segundo é essa aliança surreal e inexplicável com um partido que anda na contra mão do discurso de moralidade, tendo suas lideranças com os dois pés na cadeia.

Carimbado 2

O terceiro é a construção de uma oligarquia em detrimento ao projeto coletivo pois, mais uma vez, vem com o filho a tiracolo com o agravante de agora ser líder partidário. Assim sendo, Volnei já entra em campanha tendo ele próprio e seu comportamento político sob suspeita.

Não!

O suplente de deputado, pré-candidato a prefeito e segundo presidente do PDT peixeiro, Níkolas Reis, questionado, lascou que os brizolistas não estão com Volnei. Aliás, durante o InovAmfri, na semana passada, quando tomou posse como um dos conselheiros do projeto, o brizolista profetizou uma chapa ao paço, onde constariam: Paulinho Bornhausen (PSB), Deodato Casas (PSDB) e o próprio (Nikolas). Hummmm...

Cinco

Como o socadinho escriba tinha anunciado lá atrás, que a bancada do PMDB na piramidal tem agora cinco vereadores, teve quem alardeasse que o pançudo tava passando mal. Confirmou-se que o vereador Vanderley Dalmolin que era PP virou manda-brasa. Há algum tempo, a boataria correu solta dizendo que Dalmolin alardeava que iria pra sigla que lhe pagasse cem mil. Ele não negou e nem confirmou esse falatório...

Tranquilo

Fontes do PP, da qual Dalmolin é suplente, garantem que não existe nenhum movimento pra prejudicar o edil. Dalmolin permanece na cadeira até o retorno do Topetudo Osvaldo Gern, que é secretário de Saúde. Mas não deixam de alfinetar que, “como vereador, Dalmolin não fede e nem cheira e que ele é bom mesmo é em brigar na rua”. Pelamordedeus, que gente bocuda, Pai eterno!

Dia “D”

O suplente de deputado Federal, Fabrício Oliveira, presidente do PSB da Maravilha, não se conteve em viver o dia “D” e bateu asas para Capital Federal, “Brasólia”. “Aqui no plenário do Congresso Nacional acompanho as discussões sobre o impeachment. Será um momento histórico para nosso país!”, afirmou Fabrício.

Ciúme

Quem anda um pouco enciumado é o ex-secretário do Idoso da Maravilha e pré-candidato a vereador, SumiDão Koedermann (PMDB). Dão não gostou nada do Fabrício Oliveira ter sido chamado para compor a mesa para a posse do Conventions Bureau, onde Fabrício teria sido citado como deputado e deixou Dão descontente da vida, que chegou a postar o negócio nas suas redes sociais.

Mercado

O pré-candidato a prefeito da Maravilha, Auri Pavoni (PDT), também postou fotos de lazer nas redes sociais. Auri, que já foi tido como secretário executivo do Facebook, digo, do Planejamento, postou foto no mercado público de Sampa, afirmando que quer fazer um igualzinho em Balneário. Porque será que não fez a rua 24hs quando era secretário? De ideias a Maravilha está cheia, assim como de candidatos...

Legislação

O Brasil tem um prefeito retirado do cargo a cada oito dias pela dona Justa eleitoral. Mais de 130 prefeitos foram pro saco, cassados definitivamente, e cerca de 90 se mantém no cargo com liminares ou recursos. Este cenário foi debatido durante a palestra sobre a nova legislação eleitoral, com o advogado Luiz Fernando Pereira, que palestrou aos pré-candidatos do PSB na Maravilha.

Tendência

Ainda de acordo com Dr. Luiz Fernando, que é um dos maiores especialistas em direito eleitoral, essa tendência jurídica vai estar mais forte do que nunca nesta eleição. O pessoal vai ter que ficar ligado nas novas regras de doações, que podem acabar estimulando ainda mais o caixa 2.

Eleição rápida

E é preciso estar bem atendo, porque o TSE também tá de zóio em cima: agora a prestação de contas é online e deve ser feita em até três dias após o recebimento, tudo devidamente declarado e comprovado. A regra para propagandas e adesivos é milimétrica e a eleição vai ter só 45 dias, inicia em agosto.

Fim

Chegou ao fim a greve dos barnabés da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Após nova reunião com a comissão do Sindicato dos Servidores, prefa e funcionários chegaram a um acordo. Ainda bem, porque é o cidadão que, como sempre, leva na toba.

Acordo

Ficou acordado repasse para o quadro geral de 10,67%, de forma integral, na data base maio. Repasse de 11,36% para os fessores, também em maio. Já os dias paralisados serão repostos. “Volto a dizer: o servidor público é o nosso maior patrimônio, por isso nunca deixamos de conversar”, declarou a prefeita loirosa e magrinha, Luzia Coppi (PSDB).

Major

O presidente da piramidal casa do povo peixeiro, irrequieto e desassossegado Luiz Carlos Pi7, anda com a corda toda no novo partido. O homem anda “pernambulando” igual pré-candidato pra prefeito. Com a sigla nova PSB, parece que ganhou ainda mais fôlego.

Café de ideias

No final de semana, Pi7 esteve reunido em um café de ideias. “Adorei encontrar tantas pessoas especiais que compartilham conosco os mesmos ideais cidadãos em nome da Itajaí que queremos”, felicitou Pi7 pra meio mundo saber. Aliás, todo mundo sabe dos desacertos do passado entre Pi7 e a vice-prefeita Dalva Rhenius, quando militavam juntos no DEM. Hoje, unidos, novamente no PSB, Pi7, chama Dalva de “mãe”.

Escondido?

A vereadora vermelhinha Mariza Zanoni (PT) publicou nota pública afirmando que houve desrespeito ao sindicato dos barnabés da Maravilha, por parte do vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, da casa do povo, que tem se manifestado, nas redes sociais, de forma desrespeitosa ao divulgar que a Comissão tem se reunido “às escondidas” com a secretária de Educação.

Secretário Regional de Itajaí, pré-candidato a prefeito de Penha, Aquiles da Rocha (PMDB), trocou uma ideia com o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), no evento do InovAmfri

Advogado sabichão em direito eleitoral, Luiz Fernando Pereira, palestrou aos pré-candidatos do PSB em BC


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.