JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chegou e assustou?
O PSDB da minha musa BBB, Anna Carolina, e o Solidariedade do Osvaldo da Mancha Branca se abraçaram rumo ao pleito peixeiro de 2016
Duas semanas depois do anúncio de seu nome como pré-candidato do PP, João Paulo Bastos, está abalando as estruturas das campanhas já postas da BBB Anna Carolina (PSDB) e do barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). Linguarudos de oposição tentam colar João Paulo no que dizem ser maus feitos de Jandir, só não enumeram quais são esses maus feitos.
Guardar um legado
Dizem os oposicionistas que o prefeito Jandir Bellini (PP) protagonizou a cena política e a liderança partidária a ponto de não deixar nada crescer ao seu redor, e agora quer compensar o erro impondo João para guardar seu legado.
O guardião
Os que se opõem a João Paulo tentam explicar cientificamente que Jandir tem dificuldades de desencarnar do corpo de prefeito e também de líder político. Com isso, usando a discrição de um jovem velho companheiro de governo e de vida pessoal, leal escudeiro de longa data, João Paulo tenta dar sobrevida a um legado nominal, que considera intransferível.
Confiança
Dizem os bocas malditas que fustigam João Paulo que ele é o advogado da família Bellini, e que esteve junto nos momentos mais difíceis, defendendo na justiça as inconsistências pessoais e contingências do homem público Jandir. Mas também não dizem que inconsistências e que contingências.
Enquanto isso...
João Paulo segue em sua caminhada. Na terça-feira, teve encontro com artistas e promotores culturais. E foi muito bem recebido por eles. João Paulo, que foi um dos artífices da Lei de Incentivo à Cultura que ajudou a colocar Itajaí como uma das citys mais destacadas no setor, falou das possibilidades da produção cultural local e ouviu reclames da classe artística.
Discussão de nível
Um dos participantes do encontro, o historiador Edison dÁvila, que foi um dos nomes aventados a ser candidato pelo PP nesta eleição, destacou nunca ter visto em sua vasta militância política pré-candidato que iniciasse a caminhada conversando com artistas e promotores culturais, fato que, segundo dÁvila, eleva a discussão da questão da cidade a um outro nível.
Olhar estético
Artistas plásticos, músicos, escritores, poetas e gente ligada à preservação do patrimônio histórico, consideraram importante a sensibilidade de João à questão cultural e enumeraram casos em que essa percepção do aspecto cultural trouxe melhoria na qualidade de vida de várias cidades que levaram em conta esse olhar estético sobre a coisa pública.
Reivindicações
João Paulo ouviu que não pensar em cultura e em patrimônio histórico é pensar pequeno, e que na opinião dos intelectuais e artistas reunidos é fundamental se preservar a cultura, a tradição e a história da cidade. Entre as reivindicações, não usar a área cultural em barganha partidária é desejo de todos. No que eles têm toda razão. E num é que é?
Dupla Face
Ontem ocorreu audiencia do processo relacionado a operação Dupla Face. Foram ouvidas testemunhas de acusação. Os vereadores Fernando Pegorini (PP) e Clayton Batschauer (PSD) estão acompanhando de perto como membros da Comissão de aética da piramidal casa do povo. A finalidade é ter maiores informações para os processos de edis envolvidos.
Paivan
No clima na Maravilha do Atlântico, por conta da pressão que tem feito pra emplacar o filho, há quem diga que pra colher uma flor, o Coronel, digo, o deputado atucanado Leonel Pavan (PSDB) quer estragar o jardim todo.
