JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Doze anos amanhã
Este final de semana marca uma data importante desta coluna, o aniversário dos seus doze anos aqui no DIARINHO nosso de cada. E o primeiro agradecimento deste socadinho escriba vai para a direção do jornal que tem confiado na coluna e no colunista e dado a este espaço toda a liberdade necessária para contar o dia-a-dia político de nossa região.
Diz-que-diz-que
A crônica da política regional publicada nesses doze anos, como era de se esperar, dado o tema, trouxe muita polêmica, muita reclamação, alguma maledicência, mas, sobretudo, muita informação de bastidores. Porque o que esta coluna se dispõe é dar voz ao que se diz e ao que é dito sobre política e políticos locais, para o bem ou para o mal.
Sofrência
Claro que o custo de fazer este relato diário é alto em termos de crítica à esquerda e a direita, porque todo mundo quer aparecer bem na foto, já que a imagem é uma das principais armas do político para se manter no poder ou próximo dele. Mas se determinados fatos narrados, contados muitos a boca pequena, e trazidos a luz por aqui, são ruins, a culpa é bem mais dos personagens do que do narrador.
Compensação
Para compensar a sofrência que por vezes me provoca o berreiro dos que criticam esta coluna, ora dizendo que ela beneficia fulano, ora que beneficia sicrano, ora que não beneficia ninguém, tenho a sorte de ter uma certa plateia que se intera do assunto por aqui e um belo número de colaboradores que me contam o que rola para que eu possa bem informar o respeitável público.
Dito isso
Quero então agradecer aos que ajudaram a escrever esta coluna nesses doze anos como personagens, como analistas, como fonte, ou como meros e belos bocudos que somos todos nós, e que dão, com sua irreverência uma certa leveza e algum colorido para este tema tão espinhoso, porém tão importante, que é a política. Quer queira, quer não. Obrigado a todos! Saúde e vida longa!
Cruzes
Voltando à vaca fria, no cenário que se desenha na eleição municipal de Itajaí, cujas convenções se aproximam e devem ocorrer todas até o final da próxima semana, quando começa a campanha pra valer, o que se comenta é que cada uma das candidaturas principais postas tem sua cruz para carregar. E quem carregar melhor, leva.
Anna
A cruz da BBB Anna Carolina, segundo esses bocudos, é o excesso de exposição que deu à sua trajetória política se mostrando crítica de tudo e de todos e fazendo a política do dedo em riste na cara do atual governo, dos pares da Câmara e mesmo dentro das próprias lides partidárias. Em troca dessa exposição, Anna ganhou visibilidade, mas não ganhou, segundo seus detratores, notoriedade. Porque falar e criticar é fácil, mostrar a que veio e construir é que é o difícil, dizem essa línguas de lata. E essa é a cruz que ela tem que carregar.
Barbudinho
A cruz de Volnei Morastoni é o movimento de fuga do PT que teve que perpetrar para se tornar viável nesta eleição. Volnei é criticado por seus ex-pares por ter se aproveitado do PT quando o partido estava por cima, e, quando a água bateu na bunda, ter corrido para o PMDB, rachando a sigla na cidade. Fez inimigos cá e lá, e para se cacifar acabou aceitando qualquer nova amizade que apareceu, inclusive daqueles que detonaram sua estada no Paço Municipal de 2005 a 2008, como detratores ou como executores das cagadas.
João
A cruz de João Paulo é ter sido lançado muito tarde, quase em cima da hora, por seu partido, o PP, que, mesmo assim, reluta em abraçar com o entusiasmo esperado o nome de João para chamar de seu. Unir o partido, abraçar os coligados e constituir um vice que lhe dê conhecimento e capilaridade nos bairros, isso tudo pra ontem, é a cruz que ele tem que carregar na curta via-crúcis até 2 de outubro. Concordam comigo? João Paulo, por falar nele, abre o bico no entrevistão de hoje.
Ciumeira bateu
Um zum-zum-zum medonho tomou conta da cena política por conta de nomes iluminados e protegidos dentro das agremiações. Dentro do PR, alguns candidatos a vereador andam de nariz torcido por conta dos privilégios internos dispensados à vereadora Dulce pelo presidente Fabio Rezes, o Fabinho.
Surfa
Já no manda brasa, Thiago Morastoni surfa na agenda do paizão buscando um destaque de celebridade em meio aos guerreiros sobreviventes da arrasadora briga interna recentemente travada pelo partido que culminou na debandada de um exército comandado pela dama de ferro Eliane Rebello rumo ao PSD.
Tubarões
O jogo dos palitos está chegando ao fim. PR e PDT foram alçados a instâncias superiores de comando para conversas mais estratégicas com seus líderes. Os tubarões estaduais estão preocupados com o projeto de 2018 e buscam amarrar regionalmente o cacife eleitoral para o pleito posterior em águas mais profundas. Os peixões passaram a circular bastante na city, bem como um verdadeiro vai e volta para a ilha da magia tem acontecido nos últimos dias.
Brizolistas reunidos
Dia 30 de julho, na sociedade da Vila, quem bate o martelo na sua convenção municipal é o PDT de Marcelo Saldré, ops, Sodré. Serão deliberadas pautas como a candidatura a prefeito, vice-prefeito e escolha dos candidatos ao cargo de vereador. A bagaça começa por volta das 13h.
PT pedigree
Petistas de carteirinha estão empolgados com os novos rumos que o partido deve tomar neste pleito. Com um tempo considerável de TV e sem coligações, deve recompor sua formação puro sangue e apostar em novas lideranças, ou pelo menos, lideranças antes preteridas pelo protagonismo do barbudinho Volnei Morastoni. Os vermelhinhos devem vir em combate direto com o PMDB por duas razões óbvias. Vamos aguardar.
Reunião
Em reunião conjunta, os pré-candidatos a prefeito Claudir Maciel (PTB) e Fabrício Oliveira (PSB) reuniram na quarta-feira, dia do aniversário da Maravilha do Atlântico, cerca de 300 pessoas em evento, no bairro das Nações.
Gestão transparente
A dupla falou sobre a necessidade de uma gestão transparente, íntegra e diferente da que vem sendo realizada na city praiana nos últimos 30 anos. Este já é o terceiro ou quarto encontro de aproximação das siglas.
Discretos
O pré-candidato a prefeito da Maravilha pelo PSB, Fabrício Oliveira e a administradora Mozara Paris se casaram em cerimônia reservada na noite desta quinta-feira, na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú.
Adequado
Após investigação em procedimento no MP, o Promotor Rosan da Rocha identificou que muitos pacientes, após diagnosticados com suspeita de neoplasia maligna pelo médico da rede municipal da saúde e encaminhados ao UNACON - Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, junto ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, não vêm recebendo o tratamento adequado e urgente previsto legalmente.
Retornando
Segundo apurou o MP, os pacientes ao darem entrada na UNACON e solicitado alguns exames complementares pelo médico da unidade, ao invés destes procedimentos serem realizados, em caráter de urgência, no Hospital que detém a referência pelo SUS e devidamente habilitado pelo Estado de Santa Catarina, estavam retornando à cidade de BC para, na fila de espera do setor de regulação municipal, ficar aguardando a realização do exame solicitado.
Ação
A Promotoria de Justiça ingressou com uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, contra o Estado de Santa Catarina e o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, requerendo através de liminar, que as unidades credenciadas e referenciadas para tratamento oncológico (UNACON, CACON, CEPON ou outra para tal fim), o atendimento integral aos pacientes com suspeita de neoplasia maligna, com multa no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais), para cada caso de descumprimento da liminar, se assim a justiça entender.
Acompanhando
A OAB de Itajaí, através das Comissões dos Direitos Humanos e da Comissão de Relações Internacionais, está acompanhando o caso do acidente que vitimou gravemente dois haitianos no último dia 13 de julho, em Itajaí.
