JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Emocionante
Com a proximidade da eleição, os ânimos ficam cada vez mais acirrados. Na semana que vem, deve aflorar o papo em busca do voto útil, coisa estranha já que nenhuma pesquisa foi divulgada e, portanto, o cenário do desempenho dos candidatos é uma incógnita em Itajaí.
Prata da casa
Enquanto o candidato a prefeito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), tem uma estrutura de campanha e de marketing poderosa, vinda de fora da city peixeira, as candidaturas da minha musa, Anna Carolina (PSDB), e a do polido João Paulo, contrataram produtoras locais. A prata da casa tem demonstrado um trabalho exemplar, que não fica devendo em nada às grandes produtoras. Bacana!
Não pegou bem
A declaração do candidato a prefeito Volnei Morastoni, que usou seu espaço no horário eleitoral pra lascar que estão inventando mentiras por ter passado à frente na eleição, foi esquisita.
Mentiras
Todo mundo sabe que durante as eleições, falam de tudo e de todos. Se tá na frente, como vaticina, porque se preocupar? Daqui vai reclamar se o chamarem de petista, ops, ex-petista. Para né!
Deu chabu
A predileção de um cargo comissionado da prefa peixeira por uma candidata a vereadora, no grupo de zapzap da majoritária do João Paulo, onde estão os bagrões, candidatos a vereador e puxas de plantão, deu o maior chabu do sul do mundo. Foi grande a chiadeira e uma penca de postulantes a excelências excelentíssimas, entre outras figuras, debandaram. Não sem antes puxar a zorelha do apoiador. Qui coisa, meu povo!
Feijão
O candidato a vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), que é candidato a vice prefeito na capital do marisco, pediu licença na reta final da campanha pra se agarrar no pedincho de votos. Quem assumiu seu lugar pelos próximos 30 dias é o suplente, Márcio Francisco, o Feijão (PSDB).
Nenhum
Na city peixeira, nenhuma das nossas amadas excelências excelentíssimas pediu licença pra cair na campanha e dar oportunidade que algum suplente sinta a maciez da cadeira estofadinha da piramidal casa do povo...
Condenação
A justiça da capital da pedrada e do ex-tiro ao vereador julgou procedente denúncia do Ministério Público e condenou a prefeita Luzia Coppi (PSDB) ao pagamento de multa equivalente a cinco vezes o salário da prefeita e a suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos.
Direcionamento
Para o Ministério Público, houve direcionamento na licitação, uma vez que a prefa de Camboriú, exigiu como base, o patrimônio de 700 mil reais da empresa, o que pode ter desequilibrado o direito de igualdade entre os concorrentes.
Ganhou multa
A Pública Consultoria e Desenvolvimento Profissional Ltda., vencedora do processo licitatório, também foi condenada ao pagamento de multa e está proibida de contratar com o poder público por três anos.
Oh, dor!
A prefeita Luzia Coppi esclarece que é uma decisão de 1º grau, que comporta recurso ao Tribunal de Justiça, que está sendo preparado por seus advogados do escritório Serpa Advogados Associados. Em plena campanha eleitoral, a carcada na dona justa, acabou sendo usada nos bastidores pelos adversários.
Defesa
Luzia defende que não houve direcionamento na licitação, apenas foram realizadas exigências com a finalidade de contratar empresa jurídica com grande experiência e qualificação. E a prefeita termina a nota oficial criticando a suspensão de seus direitos políticos. Mesmo terminando o mandato, a Luzia não perde a pose...
Num é
Quem passou por Bombinhas e escutou um carro de som alardeando o candidato a vereador Sérgio Saturnino (PP), coçou o cocuruto e imaginou que fosse o conhecido pesquisador e consultor. Imaginaram que fosse o professor Sérgio Saturnino que mora em Itajaí, mas tem casa na capital do mergulho. Não é a mesma pessoa...
Pequeno-grande vice
Chama atenção a disposição e garra do candidato a vice-prefeito, Fabio Flor (PP), parceiro do veterano atucanado, Leonel Pavan (PSDB). Jovem e com experiência no executivo e no legislativo, Fabio tem grande apelo popular, especialmente no bairro das Nações - que tem o segundo maior colégio eleitoral da city.
Amarelou Gaza
Realmente impressionou a caminhada da coligação BC Merece Mais, no último finde, no bairro das Nações. Com apenas 45 candidatos a vereador, Leonel Pavan e Fabio Flôr surpreenderam positivamente. Eles fizeram a maior caminhada da campanha nestas eleições, iniciando na rua Venezuela e terminando na esquina da avenida Palestina com a rua Israel (Faixa de Gaza).
Segurança
A bandidagem que por aqui campeia não tem dado folga pra puliça na Maravilha. Tá perigoso falar no celular em plena avenida Atlântica, onde tem ocorrido furtos diários. Esta semana a casa noturna Woods, na avenida Atlântica, também foi alvo da malacagem, sendo invadida e furtada, como divulgou o nosso DIARINHO de todos os dias. E há quem defenda a Guarda Armada. Cadê a eficiência? O custo alto todos nós já conhecemos...
Não né?
O buxixo corre forte de que o candidato a vereador da Maravilha do Atlântico, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), espalhou que, se não for reeleito, a creche Viana de Gusmão, em Balneário Camboriú, fecha as portas. Não creio que o candidato, que é ligado a creche comandada por sua avó, a ex-vereadora Iolanda Achutti, diga tal coisa.
Segurou
O vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PTB), segurou o projeto do governo do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), que às vésperas de terminar seu mandato, quis aprovar a inclusão do plano plurianual de um complexo esportivo da ordem de R$ 30 milhões, que seria construído no lugar do estádio municipal do bairro das Nações.
Sem nada
Claudir pediu a retirada por conta da ausência de pareceres e por não ter um estudo de impacto no trânsito e meio ambiente. Para o petebista, não é possível deixar a prefa cometer o mesmo erro que fez com a pinguela, ops, passarela da Barra. Tá certo.
Enquanto isso...
...a sua patroa, a bela pink, Christina Barrichelo (PTB), continua na lida da campanha. Ela já teria avisado que não tem nada contra a tchurma do PMDB e nem do PSDB. Que é amiga de todos, mas escolheu como seu candidato o jovem Fabrício de Oliveira (PSB).
