JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não se elegeram sozinhos
No jantar dos cinco vereadores do Partido Progressista peixeiro na semana passada, Calinho Mecânico, Tonho da Grade, Murilo Pereira e Fernando Pegorini e o vereador topetudo Osvaldo Gern, não só analisaram o resultado do pleito, mas também a possibilidade de compor com o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). Gern, ser lançado à presidência da sigla deu o maior bafafá do sul do mundo.
No intervalo da reunião do InovAmfri na Capital Manezinha, os prefeitos e o secretário regional, Gaspar Laus aproveitam o Wifi...
O vereador eleito, Edson Lapa (PR), visitou o socadinho escriba.
Principal é a cidade
O presidente interino da sigla, o narigudo Tarcísio Zanelatto, disse que os vereadores não se elegeram sozinhos, mas com os votos de todos. Zanelatto afirma, ainda, que sempre deu apoio aos projetos e indicações da bancada do PP, assim como todos os vereadores, inclusive, os parlamentares de oposição mais radical. O principal sempre foi e será a cidade, independente de situação e oposição, diz Tarcísio.
Sem dono
Zanelatto contextualizou, também que ao contrário de outras siglas, o Partido Progressista não tem dono. Sobre a questão da eleição do ano que vem para o comando da sigla, Tarcísio, lembrou que todos tem o direito de concorrer e isso faz parte da democracia partidária. Continuo trabalhando para a unidade. É importante a participação e o diretório e a executiva irão analisar o que é melhor para o partido e, para a cidade, diz.
Unidade
O vereador reeleito, Fernando Pegorini, também procurou a coluna pra se pronunciar sobre a situação. Li a coluna, colocaram palavras na minha boca. Não concordo em mudanças de direção de partido no momento. Agora é o momento de unidade; temos a maior bancada e uma grande responsabilidade com relação às conduções do parlamento e da política municipal, afirmou Pegorini.
Lapa
O vereador eleito, Edson Lapa (PR), visitou a choupana do socadinho escriba, na manhã de domingo. Na sua primeira investidura como candidato a piramidal Lapa, que é pastor, fez 1503 votos, sendo o 12º mais votado pra assumir a cadeira estofada em janeiro na piramidal.
Assuntando
Lapa, afirmou que pretende honrar os votos que lhe foram devotados e vai procurar legislar e fiscalizar, que são as funções precípuas do vereador. Sobre compor com o futuro governo de Volnei Morastoni, Lapa não confirmou se sim ou não.
Articulando
O vice-prefeito eleito e presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops Sodré, tem articulado nos bastidores pra compor a base do futuro governo. Sodré conversou com os vereadores Lapa e a reeleita, Dulce Amaral, juntamente com o presidente do PR, Fábio Rezes, o Fabinho, pedinchando apoio pra base de sustentação. Os vereadores e o presidente da sigla, não disseram nem sim e nem não. Vão conversar...
Presidência
O vereador Dedé da Murta (PSDB) que foi reeleito, colocou seu nome à disposição da bancada emplumada formada pelo novato Robson Coelho e o reeleito, o teatcher Acácio da Rocha pra presidência da piramidal casa do povo. Dedé já teria conversado com Dulce, Lapa e o vereador eleito Otto Luiz Quintino Júnior, o Otto da Farmácia (PRB).
União
Dedé diz estar conversando com vereadores de oposição e situação e, acredita que é importância acima de tudo a união de todos os parlamentares para os desafios que irão permear, principalmente, os próximos dois anos. Dividir entre oposição e situação e, criar essa cizânia só prejudica o parlamento e, pessoaliza relações, pontua Dede. É preciso acima de tudo, fortalecer o Legislativo e, pensar em Itajaí!, defende o tucano.
Na disputa
Contudo, além de Dedé da Murta, sinalizaram desejo de estar na principal cadeira estofadinha da casa do povo peixeira a partir de janeiro de 2017, Nikolas Reis (PDT), Fabrício Marinho (PPS) e o vereador veterano Paulinho Amandio (PDT), que já foi presidente e tem o respeito das demais excelências excelentíssimas por ser considerado entre eles queridão. Acredito ser importante abrir caminho para novas lideranças.
Líder
Nos bastidores, circula informação que o vereador mais votado, Thiago Morastoni (PMDB) possa a ser o líder do governo na piramidal. É citado também como um nome à presidência. Situação complicada em qualquer situação. Ou não?
Pelamor do santopadre!
As bocas de lata não se cansam de bater (lata!). O papo que circula na Maravilha do Atlântico em algumas rodinhas politicas é de que o ex-secretário de Planejamento e, facebuqueiro de plantão, Auri Pavoni, pode vir compor o governo do prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni. Auri era PMDB com o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), e voou para o PDT, quando Pirica não o abrigou no ninho eleitoral.
Será que será?
Outro nome da Maravilha que, também é citado para compor o governo de Volnei é do ex-petista Anderson Belluzo que quando os vermelhinhos romperam com o Pirica, preferiu ficar com o emprego de secretário de Cultura invés de seguir a cartilha partidária, se mudando de mala e cuia para o PMDB. Acredito que tudo seja papagaida. Contudo, durante a campanha, Auri circulou pela city com Volnei... Daí, sei lá, entende?...
Impugnado
Não vou recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mesmo sabendo que teria chance de reverter a situação. A afirmação é do ex-vereador Elton Garcia (PMDB), em entrevista para a rádio Menina. Elton obteve quase 600 votos no último pleito, mas teve a sua candidatura impugnada pela dona Justa Eleitoral.
Contagem
Caso o número de votos que Elton Garcia obteve entrasse oficialmente como válido, a coligação PMDB/DEM teria a chance de colocar mais um suplente, alterando a composição da próxima legislatura na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. O primeiro suplente eleito é o atual vereador Orlando Anjoletti, ops, Angioletti (DEM), que votou favorável para a cassação de Elton no início do ano.
Porta voz
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), foi o porta-voz da reunião dos governadores do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul com o presidente com cara de mordomo de vampiro, Michel Temer, no finde, no Palácio do Planalto, lá em Brasólia.
Previdência
A situação da previdência, também nos estados, está se agravando muito e a nossa ideia é de colaboração, de trabalhar em conjunto com o Governo Federal e enfrentar esse problema, inclusive nos desgastes das decisões que precisam ser tomadas, disse Colombo. Ficou agendada uma reunião com todos os 27 governadores na próxima quinta-feira (13), para a construção de uma proposta para levar ao Congresso.
Déficit
São mudanças necessárias para o país, porque, caso contrário, as pessoas que estão aposentadas terão dificuldade em receber no futuro e será muito complicado para os que vão se aposentar, pois não haverá caixa para isso. O déficit é muito grande e a previdência de todos os estados está entrando em colapso, afirmou.
Ausências notadas
Notadas as ausências tanto dos prefeitos atual e eleito da Maravilha do Atlântico na visita e solenidade, na última sexta-feira, no hotel Marambaia, com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.
