JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Escrito nas estrelas?
As notícias que têm corrido a city peixeira sobre o apoio pepista ao novo governo do barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), segundo observadores de plantão, não trazem novidade nenhuma. Sem lançar candidato até a última hora, na opinião corrente o apoio velado do PP de Jandir Bellini à Morastoni, que todos julgavam no partido o mal menor, realmente existiu. Será???!!!
O vereador eleito da Maravilha do Atlântico, Joceli Carlos Nazari (PPS) e o presidente da sigla, João Passos, visitaram o socadinho escriba, ontem.
Chiste
E, a tchurma de linguarudos não quer perder a piada: João Paulo (PP) tem cerca de um metro oitenta, Anna Carolina (PSDB) também. Já Volnei Morastoni tem um e sessenta e poucos. Então, realmente, dos males venceu o menor. Oh dor! Arreda bocudos!!!
Reflexão
A candidata derrotada dos tucanos, a minha musa, a BBB Anna Carolina, usou as suas redes sociais, para postar uma reflexão política com mais tranquilidade, com marcação de Recife, como local onde escolheu para tirar quatro dias de descanso emocional e físico.
Amada
Pra trás ficaram as mágoas, a ansiedade, o cansaço, o telefone. Fui encontrar parte da minha família que há anos só tinha o contato virtual. Me senti amada quando vi que mesmo de longe, estão perto. Tenho o hábito de viver a vida intensamente e sou grata por ter a oportunidade de viver essa montanha russa de emoções. ITAJAÍ estou voltando... (com força total), postou Anna.
Nem te ligo
O prefeito Evaldo Guerreiro (PT) de Porto Belo, não procurou o prefeito eleito, Emerson Stein (PMDB) para lhe parabenizar pela vitória e, iniciar o processo de transição da bela city praiana. Protocolamos um oficio ao prefeito Evaldo para que possamos iniciar as tratativas da transição, contou Emerson ao socadinho escriba, lamentando a falta de contato do prefeito Evaldo.
Ações
Emerson, diz que tem uma serie de ações que necessitam ter um maior acompanhamento por conta, por exemplo, de estarmos às portas da temporada. Entre outras ações que necessitam de continuidade e planejamento nas áreas de Saúde e Educação. O mais importante é o bem estar da população de Porto Belo e dos turistas que nos visitam, enfatiza Emerson, frisando que a eleição acabou, o mais importante é a cidade.
Obras e Turismo
Emerson deve anunciar na quarta-feira os nomes dos bagrões que vão comandar as pastas da Saúde e Turismo. Quanto ao vice-prefeito, Elias Cabral (PSD) que é professor, o prefeito eleito, afirma que acredita que ele deve desempenhar importante papel na Educação. O que enseja dizer que Elias, pode vir a ser o futuro secretário de Educação de Porto Belo.
Joceli
O vereador eleito da Maravilha do Atlântico, Joceli Carlos Nazari (PPS), acompanhado do presidente da sigla, João Passos, visitou o socadinho escriba, na manhã de ontem. Nazari que é gestor da Coopemesc Cooperativa de Especialidades Médicas de Santa Catarina, com forte atuação na área medica defende que o hospital municipal Ruth Cardoso, continue com seu atendimento, preferencialmente pelo SUS.
Passar o rico na frente
Questionado pelo articulista sobre a grande dificuldade enfrentada no governo do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), por conta dessa decisão, Nazari afirma que dividir com planos de saúde, seria como passar o rico na frente do pobre. O vereador defende a participação de outras cidades no custeio do hospital, como Itapema, por exemplo.
Bolinha e a saúde
Chego a dizer que o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), perdeu a eleição por negligenciar a problemática da Saúde. Bolinha abriu a maternidade que fechou pouco tempo depois, alfineta Joceli. A não ser que o prefeito tenha recursos e, queira bancar, como foi à decisão tomada pelo prefeito Periquito, com relação ao hospital Ruth Cardoso, diz.
Honra
Já o presidente do PPS, João Passos, diz que está com a alma lavada e que sua luta pelo crescimento da sigla e a eleição de um vereador, foi uma questão de honra. Ficamos sozinhos, praticamente com a família na lida partidária. Queriam fazer uma intervenção pra tomar conta do partido. O que não aconteceu pela confiança e respeito que a direção estadual tem na condução ilibada que sempre tivemos no PPS, afirma Passos.
Paulinho do pastel
A eleição terminou bem para Fabrício de Oliveira (PSB) como novo prefeito eleito da Maravilha do Atlântico com 49% dos votos. E, terminou mal, para um de seus apoiadores, Paulo Rodrigues de Carvalho, conhecido popularmente no meio político local como o Paulinho do Pastel.
Na espinha
Quatro dias após o pleito, depois de ser objeto e representação por parte de coligações adversárias, ele foi condenado pela juíza eleitoral da 56ª Zona, Patrícia Nolli, ao pagamento de multa de R$ 53 mil e 205 reais por ter infringido a atual legislação eleitoral ao divulgar pelas redes sociais e Zapzap pesquisa eleitoral não registrada na Justiça.
Cautela
Além disso, Paulinho ainda vai responder a inquérito para apuração de eventual prática de crime eleitoral. A sentença tem sido encarada nos bastidores políticos como pedagógica no sentido de maior cautela com o uso da internet e redes sociais no atual processo eleitoral. Paulinho terá que vender uma boa penca de pastéis para arcar com a dinheirama da multa... Oh, dor!
Pastelada
As pessoas tem sisquecido de que a internet, apesar das facilidades de divulgação e propagação de mensagens, não é território livre. Nem tudo convém divulgar ou compartilhar nos grupos sociais, principalmente no período eleitoral onde a regra é clara e a lei é rígida.
Derrota em família
O vereador peixeiro engomadinho, Clayton Batschauer (PR), não conseguiu se eleger na city peixeira. Sua irmã, a vereadora Aline Cristina Debrassi Silva (PPS), também não se reelegeu na capital da calcinha e da moda praia, Ilhota. Aline, ficou como primeiro suplente.
Marido e mulher
O Potiguara Duarte foi candidato a vereador pelo PTC peixeiro, conseguindo 66 votos na urna. Sua patroa, Paula Adelina Pereira, também disputou uma cadeira pelo PTC, logrando ter dois votos, que seriam dela e um do filho. Potiguara, costumava brincar em suas andanças de pedincho de votos pela city peixeira: jaguara por jaguara, vote no Potiguara!.
Massacre
Foram 931 votos, que tornaram a galega Jane Stefenn (REDE), a vereadora mais votada de Camboriú, neste pleito e garantiram a sua reeleição para o cargo. A vereadora afirmou na tribuna da casa do povo da capital catarinense da pedra e do ex-tiro ao vereador, que foi massacrada.
Derrubar
A vereadora não economizou nas palavras ao dizer: Eu ouvi de várias pessoas que fizeram tudo para me derrubar. Que usaram a máquina pública para me derrubar. Mas não foi a vereadora Jane que venceu, foi o trabalho, foi o caráter, declarou.
Reconstrução
A vereadora afirmou estar à disposição para reconstruir a cidade com o prefeito eleito Élcio Kuhnen (PMDB) e seu vice, Ramon Jacob (PP). Espero poder contar com uma câmara que pense no povo, ao invés de defender algo em benefício próprio, completou. Jane que já esteve do lado tucano, acabou sendo uma das mais ferrenhas oposicionistas ao governo da prefeita Luzia Loirosa Coppi (PSDB).
Tainha e Elcio
O médico Elcio Kuhnen, novo prefeito da capital da pedrada (PMDB), foi campeão não apenas na sua Camboriú. Um pupilo seu na capital do pirão também teve aquela mãozinha santa do médico. O vereador mais votado na terrinha barravelhaca, Eduardo Perez, o Tainha (PPS), é pupilo do doutor Elcio.
Padrinho do Tainha
Na Barra Velha, Elcio Kuhnen era integrante do PPS local, quando estreitou laços com o pupilo, sendo padrinho de Tainha na política, e quebrando uns galhinhos para eleitores do Perez no setor de saúde da capital do pirão.
Tarrafada
Resultado: Tainha deu uma verdadeira tarrafada de voto, e é o homem de confiança do Elcio ainda na Barra Velha, já que trampou para o médico-prefeito quando ele foi candidato a deputado pelo DEM (sim, Elcio é protagonista dum troca-troca de partido que é um mundo). A votação de Elcio na Barra Velha, na ocasião, também teve um dedo do Tainha, e assim, uma mão lava a outra e fazem juntas uma tainhada da boa.
