JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Alguns...
O zum-zum-zum era que o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), iria anunciar seu secretariado definitivo nesta terça-feira. Contudo, VM mudou de ideia. Volnei deve aguardar a eleição da mesa diretora da piramidal para finalizar as nomeações. Hummmm...
O deputado estadual, futuro secretário de Turismo da Santa & Bela Catarina, o atucanado Leonel Pavan (PSDB), resolveu pedir umas dicas ao seu ex-secretário de Turismo, quando prefeito de BC, Osmar Nunes, o Mazoca. Esse entende...
Agora sim
Desde a diplomação das excelências excelentíssimas, o prefeito e o vice eleitos do outro lado da vala, que o passarinho linguarudo andava quieto e o Mago do Gravatá parece que tinha entrado de férias. Mas que nada, a dupla tava só esperando uma oportunidade pra colocar as novidades em dia.
Cara nova?
A conversa da oposição é que a falta de protagonismo do atual eleito, o Little Carlos (PSDB), ops Emilio Vieira (PSDB), pode afundar a bateira. Os aliados não querem abrir mão da boquinha mas também temem uma catástrofe.
Situação delicada
Quase toda a equipe montada pelo Bob Carlos foi mantida, sob a alegação de restrições impostas pela possibilidade de extrapolar o teto legal de gastos este ano.
Reação
No entanto, dizem os linguarudos de plantão, não existe teto quando se trata de exonerar desafetos. O secretário de Obras, Jonas de Souza primeiro irmão , e a Secretária de Educação, Nerozilda, encabeçarão os cortes. Eitchá!!!!
Qual bicho vai dar?
Para a Educação, será designada a atual presidente da Fundação Cultural, a Regina. A boquinha na secretaria de Obras tem uma fila de fazer inveja ao INSS. Dizem os bocas de tarrafa que a fila é encabeçada pelo Vinício Bortollato e passa por figurinhas como Liço, Jair e Meia Praia. É aguardar.
O cavalo encilhado
Assim, o prefeito diplomado, o meio careca, Emílio, pode queimar a largada e perder um tempo precioso, e logo de partida já instalar uma crise ao não renovar nada.
Não saiu do lugar
Os faladores alardeiam que, apesar da lengalenga durante a campanha eleitoral, o prefeito eleito Emilio Vieira não aceitou convite para bater um lero com a classe empresarial. Dizem que o novo mandatário ainda não percebeu que ampliar o investimento privado fortalece a arrecadação do município.
Descendo a ladeira
Tem gente preocupada com o ritmo que será imposto pela nova administração. O Mago do Gravatá, fofoqueiro profissional e cientista político, caceteia que pela amostra vista até agora, pode ser igual a um samba enredo. Lento e repetitivo.
Sem rumo.
O Lino (PMDB) e o Luizinho (PT), derrotados no último pleito, estão um pouco desorientados e aguardam convite para ocupar qualquer posição em algum órgão por aí, fora das fronteiras dengodengo. Batem forte os que não têm o que fazer é que será preciso sobreviver politicamente durante a estiagem que, para os não eleitos, vai até 2020.
Levados pela ira
Na ponta do legislativo dengo-dengoso, parece não existir consenso para eleger o presidente da câmara. A ideia é ir para o confronto. Muitos são os pretendentes. A chapa vai esquentar.
Saber ouvir...
Itajaí tem duas autarquias. Em uma, aparentemente, o gestor escutou sua assessoria jurídica. Não fez nada que não fosse possível, dentro da legalidade. Em outra, além do gestor enrolado, a própria assessoria jurídica também teria se perdido...
Quem escuta?
A prefeita eleita da Capital do Ultraleve, Nilza Simas (PSD), nem sentou na cadeira do paço, já pegou a caneta e prometeu acabar com a ciclovia na orla da praia. A prefeita teria escutado os comerciantes, mas revoltou muita gente. Quem será que a Nilza anda escutando?
Contramão
Além disso, Nilza tá na contramão dos munícipios litorâneos que expurgaram as carangas da orla e investiram em ciclovias, como Balneário Camboriú e Itajaí. Ou será que Nilza quer apagar as obras do seu antecessor, o prefeito derrotado, Rodrigo Bolinha (PSDB)?
Despachando...
Mesmo sem ser oficializado pelo governador com cara de padreco, Raimundo Colombo na pasta estadual do Turismo, o deputado tucano Leonel Pavan já responde, digo, despacha como tal. Na semana passada, Pavan esteve reunido com Osmar Nunes, o Mazoca, que comandou o turismo da Maravilha por mais de uma década e profissionalizou o setor, colocando BC como referência na área hoteleira...
Mazoca
Começando o dia com uma boa conversa sobre turismo com um expert da área, Osmar Nunes, o Mazoca, que já foi meu secretário de Turismo quando fui prefeito de Balneário Camboriú, postou Leonel Pavan em suas redes.
