JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Superávit
Enquanto isso...
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), disse ontem que sempre discordou daqueles que impunham dificuldades pra deixar as contas aliviadas neste seu final de mandato. Revelou que pagou a segunda parcela do 13ª e o salário do mês dos barnabés. Garante que, após fechar os números, vai ter um superávit nas contas. Estava consciente das dificuldades, mas nunca perdi a esperança!, afirmou JB.
Juntinhos
Ontem, durante a entrega do Centro Integrado de Saúde (CIS) Silvino Eing no antigo Vassourão, houve troca de gentilezas entre o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), e o atual Jandir Bellini. O burgomestre progressista convidou VM para a entrega.
Na placa
Volnei enalteceu a importância da obra e disse que vai convidar Jandir para a inauguração, garantindo que tanto JB, quanto a vice-prefeita, Dalva Rhenius (PSB), estarão eternizados na placa inaugural. O futuro secretário de Saúde, Celso Dellagustina, também deu o ar da sua graça no evento.
Merecidas
Dentre as várias homenagens prestadas no CIS, uma me chamou a atenção, a da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas que leva o nome do médico e escritor, Dr. José Eliomar da Silva, o saudoso Timbuca. Conheci Timbuca no Morro da Cruz, na casa do também saudoso Dalmo Vieira, na década de 80.
De primeira a quinta...
Estava cumprindo minha função de cortar as letrinhas do extinto jornal Notícias Populares pra montar a capa do DIARINHO. Naquele tempo só tinha máquina de escrever elétrica. Isso em 1985. Timbuca trazia seus textos com uns desenhos que usava pra ilustrar a coluna Timbuca de primeira a quinta. E não se cansava de dizer que pra quem sabe ler, uma cagadinha de mosca é letra...
Tchau
A tarde de ontem foi complicada para os aúlicos que fazem parte do futuro staff palaciano do Volnei. Era por volta das 16h e uma montoeira de cargos comissionados já tinham apeado do trampo na prefa peixeira, dificultando o encaminhamentos de documentos, purexemplo. É pracabá!
22 vereadores???
Tá disputadíssima a eleição da Mesa Diretora da piramidal. Cada um dos grupos alega que tem 11 votos. Um grupo detona que existe um mensalão e a outra que irá exigir cargos para presentear os apoiadores que se abraçarem com eles. Tudo, tudo como sempre...
Poder
É a velha e surrada história do jogo de interesses, onde se misturam egos e vaidades. O que menos importa é o interesse público. Como não canso de lascar: o poder é igual uma bela mulher, ou uma taça de vinho. Inebriante...
E depois...
...nunca se viu tanta fofocalhada e tentativa de plantação de notícias falsas com relação ao pleito da piramidal casa do povo peixeira. Os candidatos são do mesmo partido, os seguidores dos preceitos brizolistas, Nikolas Reis e Paulinho Amândio. É quem mais pode jogar no ar pra ver se emplaca. Só por Deus!
Bom Vivant
O conhecido auditor fiscal estadual, agora aposentado, João Bon Vivan, foi lembrado por diversas oportunidades para ocupar cargos na futura administração do prefeito eleito Volnei. Desde a superitendência do Porto até a secretaria de Fazenda. Contudo, até agora nada. Porque será, hein?
Já foi
Vivan, que gosta que se enrosca de lascar o bordão: Só alegria, só felicidade, chegou a ser convidado pelo prefeito Jandir Bellini há alguns anos atrás pra ocupar a pasta de Fazenda. Contudo, ainda não tinha se aposentado. Ele tem uma ligação antiga com Volnei, desde os tempos de vacas magras no PT.
Super
O PHD em prestação de contas, Celso Goulart, não será mais o secretário de Relações Institucionais e Temáticas no governo Volnei. Celso deve ser o Chefe de Gabinete. É o reconhecimento pelo seu trabalho ao lado do futuro prefeito. Como este colunista já escrevinhou, Celso é humilde e profissional. É um sujeito resolutivo.
Num se sabe
Não se sabe quem será o secretário de Relações Institucionais e Temáticas. Existe a possibilidade de que o ex-secretário de Turismo, Wagner Lúcio de Souza, que já foi cotado pra chefia de gabinete, assuma o cargo. Contudo, na dança das cadeiras, não existe confirmação.
Rachado
Alguns filiados do Partido da República da Maravilha estão usando as redes sociais para criticar a postura da sigla de escolher pessoas que não pegaram no pau da bandeira, digo, ajudaram no processo eleitoral. A eleição aceita todo apoio, a formação de governo é diferente...
Desconforto
Um deles, Marlon Teza, que é presidente do PR de Balneário, Coronel da PM, Presidente da FENEME-Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais e do DF, também anda descontente com algumas nomeações, em especial com o secretário de Segurança. Ele não faz questão de esconder isso de ninguém, muito pelo contrário, está causando um grande desconforto na city, antes mesmo do futuro secretário assumir.
Traíras
Outro que usou as redes sociais foi Rene Rothenburg Junior. Ele também sentou a lenha na escolha dos secretários. Rene já foi diretor geral do turismo, indicado pelo PR, antes do alcaide Periquito dar um pé na buzanfa do partido, quando os chamou de traidores, isso em abril de 2015.
Não concorda
Um outro filiado do PR me disse que assiste tudo de camarote e que sempre foi contra a forma como entregaram o partido para o grupo do vice-prefeito, agora que aguentem as consequências pelo alto valor que estão pagando. Quando o presidente era o Maraschin, todos estavam sendo contemplados e fazendo parte do governo Periquito, alardeia o descontente. Ai, ai, ai que dor!
