JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O que vem por aí...
Diz um velho ditado que não se pode esperar tomate da pimenteira. Pimenteira só dá pimenta! Então é de se estranhar a indignação do vereador Níkolas Reis quanto ao resultado da eleição à presidência da casa do povo de Itajaí. Deu Paulinho Amândio com 15 votos contra Níkolas com seis. Ambos do PDT. Níkolas estrebuchou que houve influência do governo na eleição. E daí?
Tu lá, eu cá
Será que passou pela cabeça de Níkolas que a tchurma do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) ia dar arrego só porque ele agora é do PDT, ou seja, da base do governo Morastoni? A rixa entre os ex-petistas é antiga.
Nem nada
A rixa vem da eleição municipal passada, quando os Morastonis abandonaram a candidatura de Níkolas a prefeito em 2012. Puxaram a escada do ex-menino de ouro e deixaram ele segurando o pincel. Claro que não iriam querer ele presidente da piramidal, né?
Óbvios ululantes
Tem coisa que todo mundo pode reclamar e até estrebuchar que sempre acaba acontecendo, uma delas é a influência do executivo na eleição da mesa da câmara. Outra é que político é um bicho vingativo, mesmo sabendo que a traição é do jogo, quando pode dar o troco, ele dá. Outra coisa que pode ir pra esse balaio de verdades absolutas é que ninguém muda. Eu pelo menos nunca vi ninguém mudar...
Então
Essa conversa de dizer que fulano mudou, aprendeu com os erros, ficou bonzinho pra mais de metro, não passa de conversa. Quando muito vira lobo em pele de cordeiro. Porque a falsidade também é da política, e da vida.
Tomate...
Diz-se que político pelo poder é capaz de tudo, até de fazer o bem. Mas não vamos ser pessimistas. Principalmente em ano novo. Vai que as coisas se ajeitam. A LavaJato lavou o mundo... E a pimenteira passou a dar tomate. Quem sabe?
E depois...
Na política tudo é possível. Principalmente dar a palavra, se comprometer e depois roer a corda. Os vereadores velhos de guerra que o digam. Chegaram a realizar rega-bofes nas suas humildes residências pra reiterar a preocupação com a Mesa Diretora. Contudo, é a velha e surrada frase: a política ama a traição, mas não perdoa os traidores...
Por outro lado...
...ficou extremamente feiosa a atitude de entregar o discurso dos situacionistas para a vereadora Dulce Amaral, do PR, que foi o partido do candidato a vice-prefeito, Maurílio Moraes com a BBB, Anna Carolina (PSDB) à prefeita. A Dulce não ter um pingo de vergonha de discursar ficou ainda pior. É por estas e outras que a política e os políticos vão a cada dia ralo abaixo...
Palavra
Por outro lado, o vereador Murilo Pereira (PP) foi correto e estava com Paulinho Amândio e não roeu a corda. O radialista, Rubens Angioletti (PSB), também permaneceu até o fim com Nikolas. Fernando Pegorini (PP) também com a palavra empenhada com Nikolas. E, convenhamos, palavra dada na política e mantida é pra poucos...
Motivacional
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, reuniu seu staff no paço da Vila Operária, no início da manhã de ontem. O papo rolou sobre a apresentação dos novos secretários em suas respectivas pastas e uma espécie de conversa motivacional.
Mutirão
Volnei revelou, ontem, que vai fazer um mutirão em todos os bairros pra deixar a city peixeira supimpa e manter a dengue sob controle. Aliás, na tarde de ontem, rolou reunião no paço pra tratar sobre o tema.
