JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Complicado
O secretário de Segurança estadual, Cesar Grubba, e o comando da PM fizeram visita ao prefeito de BC, Fabrício Oliveira (PSB)
O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Dellagustina, falou na TV sobre a sua determinação de que nos postos de Saúde não é mais preciso pegar fichas. Basta chegar que será atendido. Ideia bacana, merece respeito. O grande problema é conceituar que muitos dos atendimentos serão feitos por técnicos e enfermeiros.
Afronta
Na fala do secretário existe uma espécie de afronta à classe médica. Vindo de um médico e advogado, me deixa perplexo. Acredito no diálogo. Os próprios médicos, daqui a pouco, vão ferrar com tudo. A lei não permite. É médico que diagnostica.
Ideia boa
A ideia não é ruim. É ótima, justa! Quem não sonha em chegar num posto de saúde e ser atendido, sem ter que pegar ficha, esperar pra receber atenção? Já fiquei quase grudado em uma cadeira de Pronto Atendimento. Sei o que é. E desafogar o Pronto Socorro, com demandas sem grande gravidade, é um dilema que poderia ser resolvido.
Só um
Mas apenas um paciente com um diagnóstico errado, infeliz, feito por um técnico ou enfermeiro, pode ferrar com tudo. Purexemplo, chega no Posto de Saúde, um cara com pressão alta, aí a enfermeira mede e mete um captopril, manda o sujeito pra casa. Aí é uma congestão, mas ela não sabe.
No mato
Chega um cidadão com um Acicente Vascular Cerebral (AVC) e já imaginaram um diagnóstico errado? Temeroso. Temeroso. Ou seja, um atendimento desse naipe, pode ocasionar a morte de uma pessoa.
Se médico erra...
A última vez que bati num PA, passei pela classificação de risco. O médico que me atendeu disse que era virose. E eu com uma verdadeira dor de parto. Uma pedra no rim, que é uma das piores dores do mundo. Igual dor de parto, conta a mulherada. Se o médico que me atendeu, que estudou pra isso, errou no que eu tinha. Imaginem, um técnico de saúde, enfermeiro?
Última esperança
O SUS, para a grande maioria da população, é a última esperança, a fronteira entre a vida e a morte, por isso é preciso responsabilidade e muito tato político entre todos os envolvidos com o objetivo único de salvar vidas.
Gol de placa
Parabéns ao presidente da casa do povo peixeira, Paulinho Amândio (PDT), que nomeou como procurador geral da Câmara de Vereadores o advogado Ronaldo Camargo. Ele comandou o jurídico da campanha do prefeito barbudinho Volnei Morastoni e era um dos principais nomes pra assumir esta pasta na prefa.
Sob nova direção em Navega?
Sugerem os faladores que se coloque uma faixa na prefa do tipo Sob nova Direção para que se possa comentar que houve alguma mudança em Navegantes. Parece que até mesmo a antiga foto do Bob Carlos continua na parede do gabinete. Arreda, cambada!
