JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A guerra continua
Parece que a disputa entre PMDB e PDT não dá sinais de trégua. Perdigueiros da coluna dão conta que a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), comandada por Alexandre Balbino (PDT), sofre um verdadeiro desmanche.
Todo poderoso
Zolhudos destas mais do que estabanadas linhas afirmam que as atribuições como orçamento e gestão de recursos diretos, bem como planejamento, foram subtraídos pela secretaria da Fazenda, comandada pelo todo poderoso Érico Laurentino.
Mais desmanche
Na mesma toada, a atribuição de Compras e Licitações também da super secretaria SEPOG, ficou com o estrangeiro Mario Teixeira, ex-secretario de Compras da administração do homem pássaro, Edson Periquito (PMDB). A parte de captação de recursos fora transferida para o gabinete do prefeito sob a batuta de outro estrangeiro, o homem forte de Décio Lima (PT), Alcides Volpato (PT), de Joaçaba.
Sobrou nada
Entendidos do assunto afirmam que, depois da depenada de atribuições, restou ao competente Alexandre Balbino (PDT), seguidor dos preceitos brizolistas, a simples tarefa de gerenciar o cofre vazio dos convênios com as entidades. A impressão que se tem é que a ordem é que a cada passo que Marcelo Saldré, ops Sodré, der adiante, puxa dois para trás. Eita!
Só de confiança
Bocas de tarrafa também largam que a perseguição a cargos efetivos contemplados por capacidade técnica na gestão anterior é grande. Na própria SEPOG, onde ocorre o desmanche, a funcionária de carreira, reconhecida pelo belo trabalho que desempenhou durante anos na pasta de Planejamento, a Jane Fátima Gomes Furtado, foi simplesmente tirada do cargo.
Geladeira
Jane teria sido largada no Instituto de Previdência de Itajaí, o IPI. Lugar que costumam chamar de geladeira. Triste ver funcionários de alto gabarito e reconhecidos por todos serem subaproveitados dessa maneira. Será por quê?
Tem mais
Servidores de carreira da área de Compras, que há anos fazem seu trabalho a custos menores por se tratarem de técnicos remunerados por gratificações, se veem ameaçados pelo time de estrangeiros de Balneário Camboriú.
Complicado
A presença de barnabés de carreira sempre foi uma espécie de descompromisso político com pasta tão estratégica. Não que haja qualquer desconfiança, mas trocar servidores de carreira que cumprem suas tarefas por cargos políticos gerando mais custos apenas por obrigação partidária fica complicado, né não?
Comunistas na área
Mais um partido com vereador na piramidal casa do povo abraça a administração do barbudinho, Volnei Morastoni. A líder comunista de carteirinha Sara Jane Ternes (PCDoB), ex candidata a vice-prefeita em 2012 na chapa com o então menino de ouro Nikolas Reis.
Ligada ao gabinete
Sara acaba de ser nomeada Gerente de Captação de Recursos da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Atividade que, conforme revelado nesta coluna, será atribuição do gabinete do prefeito sob a batuta de Alcides Volpato.
Mais parentes
Nas últimas edições do jornal do município é possível urubservar mais uma pá de parentes sendo nomeados para cargos comissionados. Agora foi a vez, entre outros, da irmã da toda poderosa Bete Bittencourt (PMDB) do IPI, que ganhou uma diretoria na FEAPI (Fundação de Educação Profissional e Administração Pública. Farra?
Ruptura
A primeira sessão de 2017, na casa do povo da Maravilha do Atlântico, deu o maior bate boca do sul do mundo. Em quase cinco horas de sessão, os vereadores aprovaram a reposição salarial do servidor público em 8,77% de aumento e o cartão alimentação de R$ 326,31. A primeira reunião extraordinária foi convocada pelo Executivo e revelou a ruptura política na base do PMDB.
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, foi nomeado ontem, durante reunião em Florianópolis, vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) pra gestão 2017-2018. Com o anúncio, a city peixeira volta a ter atuação direta na entidade após 20 anos. Também ficou definido que Volnei será o presidente no período 2018-2019. O fato coloca Itajaí em destaque na Federação, que busca o crescimento e desenvolvimento das gestões públicas municipais.
