JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Silêncio sepulcral
O discurso de posse do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), tocou na problemática do porto de Itajaí. Como não podia deixar de ser, afinal, o burgomestre de plantão falou durante toda sua campanhaque tinha que resgatar o terminal, que um dia foi chamado de Porto Cinco Estrelas.
Prioridade
Morastoni colocou como prioridade a questão do porto de Itajaí. Volnei falou em juntar meio mundo, em um movimento suprapartidário e com a sociedade organizada pra ir a Brasília, inclusive, com a presença do governador Raimundo Colombo (PSD), capitaneando junto ao governo do presidente com cara de mordomo de vampiro, Michel Temer (PMDB).
Tímidas
Volnei deu uns bordejos por Brasólia. Bispou daqui e dali. Mas, nada muito incisivo, com chance de ser conclusivo às demandas do terminal de Itajaí. Escolheu Marcelo Salles, que também era visado pela BBB, Anna Carolina (PSDB). Salles entende e muito de porto, viveu a maior parte da sua vida entranhado em um. É talhado.
Projetos futuros?
É de se perguntar qual o relacionamento de Salles com o todo poderoso, Ricardo Arten, que é superintendente da APM Terminals. Já conversaram depois da posse? Quais os projetos pela frente? Afinal, é cantado em verso e prosa que a solução para o porto é a renovação do contrato da APM até 2043 dos berços 1 e 2. E, com isso, teríamos garantidos mais de R$ 170 milhões em investimentos.
Bomba?
É de se questionar se não seria o momento do munícipio, que sempre foi ajudado pelo porto, com autorização legislativa das excelências excelentíssimas, começar a repassar recursos para o terminal. Pior se quebrar...
Ou não tá ruim...
...assim. Os corneteiros de plantão alardeiam que o genro do mano do ex-homem dos galináceos e ex-prefeito, Jandir Bellini (PP), teria ganho, ops, sido nomeado para um cargo no terminal. Esse povo que tem a língua grande não vai conseguir ir para o céu. Credo em cruz!
Vida que segue
O ex-vereador Felipe Schmidt (PSD) está prestando consultoria na área de processo e técnica legislativa. Ele concorreu a prefeito de Penha e acabou derrotado na eleição de outubro. Quem pensou que Felipe ia ficar parado, se enganou. Felipinho, como é mais conhecido, arregaçou as mangas e começou a trabalhar firme oferecendo cursos de qualificação para assessores e parlamentares da Santa & Bela Catarina.
Tem gabarito
Felipe é advogado, foi presidente da câmara da Mariscolândia e ainda presidente da Comissão de Constituição e Justiça do legislativo. Todos os projetos da casa passavam por Felipe, que impôs um ritmo de trabalho focado na excelência dos processos legislativos. No último dia 17, o ex-vereador fez o primeiro curso, que contou com vereadores de São José, São João Batista, Luiz Alves e Balneário Camboriú. Tá voando esse guri.
Posição partidária
Esta semana foi realizada reunião da executiva do Partido Progressista peixeiro, com vereadores da bancada liderada pelo presidente do partido, Jandir Bellini, na sede do PP. Os principais assuntos foram a posição partidária e escolha da liderança da sigla na piramidal casa do povo. Calinho Mecânico não deu as caras.
Independência
Foi definida a posição de independência do partido, em relação ao governo Volnei Morastoni, com portas abertas para a possibilidade de composição. Também foi estabelecido que independentemente da posição do partido, os projetos, principalmente os mais polêmicos, deverão ser inicialmente consultados pelo Diretório municipal com finalidade de buscar orientação partidária aos vereadores progressistas.
Desde guri
Foi escolhido por unanimidade o jovem vereador Fernando Pegorini como novo líder da bancada Progressista na piramidal casa do povo. Tudo bonito, mas hoje os progressistas nem precisam se agarrar. Tem vereador do PP que parece que é Volnei desde criancinha...
Já noivaram...
Por outro lado, o caldeirão ferve nas entranhas do PP. Tudo porque alardeia-se que Calinho Mecânico, Tonho da Grade e Murilo Pereira teriam negociado cargos na prefa. Teriam dito, segundo perdigueiros da coluna, que os acordos envolveram a eleição da mesa diretora. Mas teriam deixado na estrada quem se agarrou no pau da bandeira e gastou sola de sapato e queimou o cocuruto no sol no pedincho de votos. Qui coisa, meu povo!
Ocupada
A secretária do secretário especial do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), Jade Martins, não deve ter muito trabalho na nova função na city peixeira. A moça, recém exportada da Maravilha do Atlântico, andou fazendo um post público nas suas redes, criticando a nova administração dos altos da Dinamarca, na questão da reposição salarial dos servidores de BC.
Namoro ou amizade? PP peixeiro se reuniu esta semana. Os progressistas teriam marcado posição de independência. Deixando claro que, se receberem convite, casam com Volnei... E precisa?
