JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Coletivo
Uma bronca feia anda se formando nos bastidores da nossa city peixeira. Protocolos formais começam a ser cumpridos para uma possível ruptura histórica da empresa coletivo Itajaí com a cidade. No final da tarde de sexta-feira, a prefa notificou a empresa pra responder em 24h. Uma série de exigências foram feitas através da procuradoria do munícipio, pra que sejam normalizadas as linhas e horários.
Hoje
No dia de hoje, deve ser entregue ao Ministério Público e Câmara de vereadores a cópia da notificação endereçada à Coletivo Itajaí. A prefa quer, também, cartazes nos busos, informando itnerários e o horários, entre outras ações. E, a quebra do contrato de concessão é listado na bronca. Hummm...
Plano
Antes disso, perdigueiros da coluna já haviam detectado um possível plano de substituição emergencial da empresa por outra da região. O contrato se daria até que um novo edital fosse feito e publicado para a contratação definitiva de um novo modelo de transporte coletivo.
Mau cheiro
Dizem os perdigueiros e obviamente a maioria concorda que a empresa não vem prestando um bom serviço, mas também alertam que figuras de condutas reprováveis estariam conduzindo as negociações.
Integração
Bocas de tarrafa teriam dado com as línguas nos dentes, abrindo que uma empresa pode integrar nossa city com uma vizinha e que estaria tudo acordado. Um decreto acabaria com o embarque e desembarque intermunicipal, tornando-o livre para viabilizar a manobra em definitivo. Mistérios que deixariam faro fino mais perdido que jacaré no asfalto.
Missão tucana
Em Itajaí, o desafio será juntar os cacos pós-eleição dos emplumados do PSDB, fortalecer o partido com a vinda de novas lideranças e lançar candidaturas a deputado estadual e federal para dar sustentação a candidatura própria do partido ao governo do Estado.
Zucco fica
Apesar de hesitar e já ter colocado seu cargo de presidente à disposição, a tendência é que o mandato de Cícero Zucco seja prorrogado por mais um ano, a exemplo das comissões executivas nacional e estaduais. Consultado, Zucco garante que não era seu desejo pessoal, mas está à disposição do partido para a missão.
Novos ares em 2018
Mudanças no comando dos tucanos e novas convenções municipais devem ocorrer apenas em 2018, juntamente com as eleições para a escolha do presidente estadual e nacional do partido. Zucco defende a oxigenação no comando do partido e a manutenção da postura de oposição em respeito aos mais de 37 mil votos confiados ao PSDB no último pleito.
Muito fôlego
Vice-prefeito da Maravilha do Atlântico, Carlos Humberto (PR), demonstra muita disposição para o trabalho e em contribuir com o governo. Atende em seu gabinete diariamente dezenas de pessoas, sai pra rua sempre que necessário , participa de reuniões comunitárias, prestigia todos os eventos, assim cumpre uma extensa agenda, incluindo compromissos partidários. Fôlego não falta.
Olhos puxados
No sábado, o porto de Itajaí recebeu a visita de empresários chineses e chilenos com o objetivo de investir nas atividades portuárias de Itajaí. Inicialmente, tratou-se de uma visita institucional e técnica nos berços 3 e 4 - em fase de conclusão das obras.
Ministro na área
Esta semana promete em Itajaí com a visita programada do ministro dos portos, Maurício Quintela. Na oportunidade, Quintela assinará contratos de extrema importância para o terminal portuário de Itajaí, como o da dragagem. Espero que seja a sinalização da retomada do porto. Espero...
Preventivo
A Guarda Municipal de BC está presente. Num rasante que este articulista deu no finde pela city mais turística da Santa & Bela, pude observar que, além de ter saído das bases, a GM está abordando e orientando alguns casos que não são de prisão para poder agir de forma preventiva. Um reforço com homens da corporação, que vai agir todas as sextas e sábados até o carnaval.
Telhado de vidro
A reforma do telhado da casa do povo da Maravilha é um caso a parte. Custou os zoios da cara e na segunda-feira (16), durante a primeira sessão extraordinária da legislatura, começou a vazar água do teto durante uma chuva moderada, deixando embarrigada algumas placas de gesso, que por sorte não caíram sobre dois jornalistas que acompanhavam a sessão.
Pedra
O ex-presidente com cara de vampiro italiano que bancou a reforma recentemente, Nilson Probst (PMDB), quando viu a pingueira medonha, jogou a culpa pra torcida, dizendo que o Observatório Social havia acompanhado toda a obra da reforma.
Pedinchou
O atual presidente solicitou para assessoria da casa que tirasse fotos e encaminhasse a notificação para empresa responsável, que se não der um jeito de arrumar, pode ser declarada como inidônea e nunca mais prestar serviços públicos. Acho interessante o MP também se manifestar, digo, acompanhar.
Três juntinhos...
Esse deve ser o primeiro embate entre o ex-presidente Nilson Probst e o atual, Roberto Júnior, ambos do PMDB, que já andaram se estranhando feio na primeira sessão extraordinária, e que dizem os linguarudos de plantão, não sentam na mesma mesa em um jantar público, nem que falte lugares. Diz ainda o triste, que seria interessante ver os três cavaleiros na mesma mesa: Robertinho, Nilson e Periquito.
Meio a meio
O PSD do vice-prefeito Flávio Tirone, da ex capital do Jet Sky, estaria só na busca de cargos e nem aí para os problemas da city. Tudo porque andaria na briga por vantagens na prefa de Piçarras. Segundo os boca de lobo, Tinore quer por que quer metade das secretarias e Leonel Viajão Martins diz não. Segundo olheiros, Flávio pouco teria ajudado na campanha e é considerado por muitos como um peso para o prefeito.
Continuísmo
O governo de Piçarras é de continuidade, já que Leonel e Tirone foram reeleitos. Mas parece que esta é uma barda dos vices. Que pensam que são prefeitos e querem mando e regalias iguais. Na ex-capital do Jet Sky, Leonel não dá arrego. O absurdo chegaria ao ponto de Tirone sugerir aumento de IPTU, cobrança de estacionamento etc. Tudo para aumentar secretarias como a de Segurança, por exemplo, comandada pelo PSD.
Precioso líquido
A qualidade da água torneiral na city peixeira e na Maravilha do Atlântico, vem preocupando respectivamente os vereadores, Rubens Angioletti (PSB) e Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP). Achutti protoculou projeto para que se torne obrigatória a divulgação do monitoramento da qualidade da água consumida pelo povão pela autarquia Emasa.
Não cobrar
Já Rubens, frente à água preta que anda saindo das torneiras, quer que o Semasa realize um estudo pra não cobrar dos consumidores quando a água for servida podrona. Angioletti pontua que se o precioso liquido não tiver qualidade, não pode ser cobrado. Oiá!
Depósito de zicas...
O ex-prefeito da Maravilha, o homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), admitiu em nota pública, que realmente errou na compra de 16 bicicletas que estavam num depósito da secretaria de Saúde, com cadeiras de rodas, carangas e uma porrada de bens inservíveis.
Normal
Pirica classificou como normal em qualquer administração, mandar o bem para o depósito quando não serve mais. Só que em algumas imagens feitas pelos vereadores do PSB, Daivid la Barrica e Lucas Gotardo, aparece até o mato tomando conta de um caminhão estuporado. Tem também ambulâncias escangalhadas ao bel prazer. Se tal situação não é descaso com o grana pública e omissão, o que seria?
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, acompanhado da primeira dama, Nausicaa Morastoni, e do filho, vereador Thiago Morastoni, ladeados pelas empresárias chinesas Sophia Miao e Yuan Ming e o superintendente do porto, Marcelo Werner Salles, durante visita ao porto de Itajaí
