JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chegar, chegando...
Será que é possível espantar-se ainda com a farra que permeia o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), com trocentas nomeações de chegados? Ops, não escrevinho de quem apoiou, pegou com força no pau da bandeira, suou camisa e gastou sola de sapato pra eleger VM. Até aí, tudo bem, tudo certo. Quem apoiou, vestiu a camisa e tem capacidade técnica, tem mais é que ocupar espaço...
Complicado
Este socadinho escriba, no limiar de seus 50 anos, tá ficando velho, sisquecendo que é assim mesmo... Contudo, lembro que há pouco tempo havia brados contra a montoeira de cargos comissionados. Houve, inclusive, quem bradasse na piramidal casa do povo contra o que taxava de trem da alegria.
Céu da boca
Bateram até no céu da boca do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), que chegou a mandar uma raça embora e depois contratou novamente uma penca, alegando que seria necessário pra tocar a máquina pública.
Nada de nada
Comenta-se, nos bastidores do paço da Vila Operária, que uma reforma administrativa está a caminho. Que os sabichões técnicos estão batendo cabeça e estudando cortes de secretarias e criação de outras. Nada, por enquanto, é oficial.
Entreter
O que complica nesse início de gestão é a montoeira de nomeações da parentada dos políticos na esfera municipal. É o marido em uma secretaria e a mulher em outra. Tudo pra engordar o orçamento doméstico. E o governo técnico e aquele papo de moralidade? Ah, isso é pra boi dormir, ops, para entreter os eleitores que apertam o botão na urna.
Ah, pára né!
O pior é ver membros da imprensa, profissionais famosões que gostam que se enroscam em tocar o dedo apontando moralismo de cueca, empregando filhos, entre outros parentes no governo VM. Tem profissional da imprensa, casal inclusive, empregado na esfera municipal. Mamando na viúva municipal, como diria o saudoso veio Dalmo, eterno comandante do nosso DIARINHO de todos os dias.
QI
Como escrevinhei na introdução destas mais do que atazandas linhas, coço meu devastado cocucurto questionando sobre o discurso de moralidade. Blábláblá feito por todos os candidatos. Sim, porque pode ser legal, mas é imoral, pra quem nomeia e pra quem aceita mamar, digo, trabalhar, ou ocupar cargo público dessa maneira. Simplesmente porque tem um QI.
Vida que segue
Meu posicionamento sempre foi ser contrário que profissionais de imprensa tivessem filiação partidária ou que ocupassem cargo público ao mesmo tempo em que estavam na lida da imprensa. Não por ser puro, santo, perfeito, mas por acreditar em isenção.
Velha e nova
O grande problema é a mistura da velha política com a nova. Gosto de dizer que a esperança são nossas crianças, mas com os pais que estão aí, que muitas vezes ensinam os pequerruchos a não a ser corretos, mas sim espertos... tá difícil.
A última que morre
Bom, não perco a esperança. Caso contrário já tinha aposentado meu velho PC de guerra e ido embora pra Pásargada, como diria o poeta Manuel Bandeira. Então, vamos cobrar, ficar vigilantes e não deixar que a petaca cair.
Papo de pertinho
O vereador estreante, David La Barrica (PSB), da Maravilha do Atlântico, se reuniu neste último final de semana com o ex-vereador João Miguel, o Tatá. Os dois conversaram sobre a política local. Tatá, ex-PSDB e atual diretor Geral da secretaria de Obras, colocou David por dentro da realidade da pasta: muitos materiais abandonados pela antiga administração.
Magoada?
Os linguarudos de plantão espalham que a vereadora Jane Steffen (REDE), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, depois que perdeu a presidência da câmara e perdeu a presidência da comissão de infraestrutura, teria ficado magoada. Qui coisa, meu povo!
Deu xilique
Antonio Paulo da Silva, o Piteco (PR), deu xilique na sessão extraordinária aonde a vereadora Inalda do Carmo (DEM) pediu vistas a um projeto que estava com redação errada e duplicidade de cargo.
Se mama na teta...
A radialista e vereadora Inalda teve voto favorável de excelências excelentíssimas governistas, o que enlouqueceu Piteco, que chegou a lascar que se é governo, mama na teta, tem que rezar pela cartilha. Ou é governo ou não é!
Líder da bancada
Assessoria de Lucas Gotardo informa que, na verdade, o vereador da Maravilha do Atlântico será o lider da bancada do PSB. E que o líder do governo é o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP). Oiá, Achutti tá forte. Foi líder do governo do homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), e agora defende o de Fabrício de Oliveira (PSB). Reconhecimento!
O vereador David La Barrica (PSB) encontrou com o ex-vereador, diretor da secretaria de Obras de BC, João Miguel, o Tatá
