JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cães raivosos?
Revela o empirismo que o cão não morde a mão que o alimenta. O governo do paço da Vila Operária empregou em seus quadros meia dúzia de facebuqueiros que até dias atrás detonavam e ameaçavam o prefeito enquanto suas portarias não eram publicadas. Agora, os mesmos, com a pança cheia pelo dindim público, passam a atacar a oposição e a imprensa. Já vi esse filme...
A velha política
Quem não conhece o expediente submisso de alguns atores desprezíveis da sociedade que se valem de uma pseudo-audiência para achacar, ameaçar e intimidar o guarda do cofre até que se lambuzem e passem a promover a desqualificação da fiscalização e controle social da imprensa e da oposição? Vivemos tempos macabros onde a democracia virou máscara de um carnaval chantagista.
Vai vendo
Oiá, todo mundo tá mais do que careca de saber que amanhã ou depois, os mesmos defensores do indefensável tecnicamente revelado, farão o contrário, se o faz-me-rir for estancado. A liberdade da comunicação não depende de pessoas, mas de seu conceito.
Cedeu
Depois das denúncias ao Ministério Público e também de uma notificação da oposição representada pelo vereador emplumado Robison Coelho, do PSDB, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) começou a exonerar os casos apontados como nepotismo no final da última sexta-feira. Ouvindo a oposição, VM evita processos e desgastes políticos desnecessários. Isso é bom!
Será?
Os bocas de tarrafa nos corredores da maldade afirmam que tem muita coisa escabrosa para resolver ainda. Erros cometidos no calor de início de governo podem ter gerado sérios problemas, como nomear gente aposentada por invalidez. Ai, ai, ai que dor!
Cadê?
Quem acompanhou o último dia das comemorações do centenário do Mercado Velho ficou puteado com a completa ausência do staff do prefeito barbudinho. Dizem os perdigueiros que só Normélio Weber, superintendente da fundação Cultural, se fazia presente. Um desleixo completo do colegiado e uma falta de respeito com a história. Será que fica muito longe da casa dos secretários o mercado público?
Depois das horas
O prefeito Fabrício Oliveira da Maravilha do Atlântico não se prende ao gabinete e nem tão pouco ao horário de trampo. O ritmo de trabalho é intenso e quem quiser acompanhar tem que se rebolar.
De manhã, de tarde e à noite
Na sexta-feira que passou, por exemplo, Fabrício fiscalizou de manhã o mutirão que resolveu uma série de problemas na rua 200, que já estava com outra cara no final do dia. À tarde despachou em seu gabinete. E à noite atendeu os moradores dos bairros Barra e São Judas numa baita reunião, com mais de trezentas pessoas, que foi até às 10 da noite.
Bizolhou
No sábado de manhã cedinho, Fabrício já botava o bago do zoio no rio Peroba com o primeiro ministro, ops, secretário de Obras, Edson Kratz, e o diretor da Emasa, Carlos Haacke. Constataram assoreamento, falta de manutenção das margens, e locais em que a vazão não chegava a 50% devido ao acúmulo de nojeiradas de todo tipo.
Solucionática
No ato, o prefeito determinou uma força tarefa para os próximos dias para resolver a situação calamitosa do rio Peroba, que a qualquer chuvinha causa estragos nas regiões ribeirinhas. Determinou também que outros rios da bacia hidrográfica da city mais desejada do sul do mundo fossem vistoriados por técnicos sabichões e que os problemas encontrados fossem resolvidos.
Assim, sim
Observadores praieiros contam que o ritmo de Oliveira já apresenta resultado em ações pontuais, e no reconhecimento dos moradores que encontraram no prefeito alguém disposto a ouvir e a resolver.
Tomou doril?
Apesar de ter feito o discurso do G12 na vitória de Paulinho Amândio (PDT) à presidência, a vereadora reeleita, Dulce Amaral, também do PR, parece que sumiu. Entrou de mala e cuia no recesso e perdeu brilho. Até parece que no PR só tem o Lapa. Os linguarudos alardeiam que Dulce tá quietinha e que não tem dado as caras, porque é muito expansiva e sincera. Daí falaria demais...
Grudaram
Confesso que não sei se algum presidente de partido que esteve na penca que elegeu Volnei e, os que aderiram depois, ficaram no vácuo, sem um cargo. Manda-Chuva de partido pode não entender de porra nenhuma, mas, na hora de repartir o bolo, ops, ocupar cargo, são todos técnicos e experientes. E os bagrinhos das siglas aplaudem com uma mão só, enquanto com a outra seguram o piano. E, num é?
Azedou
Nem terminou o primeiro mês do novo mandato do chefão da terrinha do pirão, o alemón Valter Zimmermann (DEM), e o pau já tá pegando entre ele e o sindicato dos servidores municipais de Barra Velha, comandado pelo professor porraloca Jossias Coutinho.
Sangue no zoio
O estopim foi a votação da lei que retirou o índice do INPC dos salários dos servidores, aprovada de forma apertadinha por 5 a 4, no último dia 20 de janeiro. Jossias ficou com sangue nos zoio, segundo um olheiro barravelhaco.
Vem chumbo
O pior é que Jossias foi um dos barnabés mais comprometidos com a eleição do alemón. Chegou a postar fotinho com o então candidato do DEM, dizendo que Valter seria as mil maravilhas para o servidor público e malhando o pau valendo no antecessor de Zimmermann, o Espiga (Claudemir Matias do PSB).
Pau na cara
Olheiros da Barra Velha comentam que Jossias não vai deixar essa bagaça barata não. O sindicalista, com fama de brabo, teria ficado muito puto com o que considerou traição do alemão aos servidores, e prometido atazanar a vida do prefeito nos próximos quatro aninhos. Vixe!
Na justiça
Nos próximos dias deve sair a sentença que pede a cassação do prefeito Leonel Viajão Martins (PSDB) na ex-capital do JetSky. Leonel é acusado de compra de votos em Piçarras. O prefeito teria supostamente ofertado aos moradores do bairro Itacolomi, em Piçarras, vantagens durante uma reunião na campanha eleitoral.
Favorzinho
Leonel, segundo a denúncia, teria oferecido escritura em áreas invadidas, além de ligação irregular de água e luz em troca de votos. O encontro foi gravado pelos próprios eleitores. Já na primeira audiência no fórum, as testemunhas de acusação confirmaram que o áudio revela que Martins pediu votos em troca dos privilégios. Os advogados do prefeito dispensaram as testemunhas de defesa.
...e andando
Os linguarudos de plantão alardeiam que Leonel Martins teria dito numa rodinha que o perrengue não vai dar BO. E que o seu próprio vice estaria fazendo bolhufas para a dona justa. O descaso é porque o alcaide acredita que é mais uma denúncia que não vai dar em nada.
Conselho
A Casa dos Conselhos acolheu o Conselho Municipal de Juventude COMJUV -, que fez sua primeira reunião do ano, na semana que passou. A intenção do grupo é organizar o Fórum de Eleição das Entidades Não Governamentais.
Eleição
O evento elegerá os novos conselheiros para a gestão 2017/2019. O encontro foi organizado pelo presidente do COMJUV, Pedro Esteves, em parceria com o diretor do departamento de juventude, Douglas Aguirre, e a diretora Ketlin Talevi.
Panorama
O Conselho Comunitário de Segurança da Maravilha, realizou reunião na última quinta-feira, no auditório da Casa dos Conselhos, a primeira reunião de 2017. Comandado pelo presidente, Valdir de Andrade, o encontro trouxe um panorama das ações que estão sendo realizadas no município.
O prefeito de BC, Fabrício Oliveira (PSB), vistoriou o rio Peroba no sábado com o secretário Edson Kratz (Planejamento e Obras) e o diretor da Emasa, Carlos Haacke
