Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Arrependidos?


É flagrante a alegria de alguns disssidentes emedebistas, outrora seguidores da dama de ferro, a desaparecida Eliane Rebelo, ocupando cargos principalmente na Educação. Algumas lideranças têm espalhado que são militantes arrependidos por terem seguido a muié.

Conta outra

É lógico que isso não ocorreria se o polido João Paulo (PP) e o projeto eleitoral do governo anterior tivesse vencido as eleições. Essa história de arrependido é apenas uma cortina de fumaça para esconder o oportunismo em figuras que transitam nas siglas, feito predadores esfomeados por cargos. O amigo leal de hoje é o algoz de amanhã. E, num é?

Troca troca?

No fim de semana circulou nas redes sociais uma portaria assinada pelo prefeito Fabricio de Oliveira (PSB), nomeando a toda chiquetosa e simpatica, Keity Bellini Morastoni, nora do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) e sobrinha do ex-homem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini (PP) na prefa da Maravilha do Atlântico, como diretora de gestão de pessoas.

Por aqui

No Porto de Itajaí, o cunhado de Keity, casado com outra filha de Ari Bellini, irmão de JB, também ocupa cargo de assessor da superintendência. Sinal de que as famílias realmente se uniram em afeto e também em poder. Depois da polêmica toda envolvendo a contratação de parentes, será que resolveram criar um sistema de importação e exportação para aliviar a tensão política gerada com essa prática?

Competência não é Lei

O todo poderoso Marcelo Saldré, ops, Sodré, emitiu nota pública neste fim de semana anunciando a exoneração da vice-primeira dama Katia Sodré, do cargo comissionado na Educação. Sodré aproveitou a nota para naturalmente defender a capacidade técnica da patroa, o que é natural e não se discute.

Se perdeu

Mas quando o superintendendo do SEMASA parte para cima do vereador Robison Coelho (PSDB), se perde entre o emocional e o legal. Independente da capacidade técnica da vice-primeira dama, ela está sujeita à Lei, como todos os mortais. Competência não nos coloca acima das normas. Por ser advogado, o reconhecido boa praça deveria ter mais cuidado nessa mistura.

Chorou?

Na primeira sessão ordinária da piramidal casa do povo a vereadora Dulce Amaral (PR), depois de declarar amor incondicional na sessão inaugural, transpareceu uma certa frustração. Em seu tempo de tribuna, mandou um recado ao governo criticando a contratação de algumas figuras para a gestão das escolas municipais. Será que não recebeu o prometido? Vendeu fiado?

Liberdade?

Alguns entendidos da política peixeira estranharam a negativa do ex-menino de ouro, Nikolas Reis (PDT) em participar das comissões parlamentares da piramidal. A atividade parlamentar do debate em comissões deliberativas é imprescindível para o bom andamento do poder legislativo. Usar o mandato apenas para vociferar da tribuna depois do leite derramado é no mínimo esquisito.

Ciumeira do Silas

Caciques tradicionais do PSD da terrinha do marisco já tão com a pulga atrás da zorelha: a popularidade do vereador Silas Antonietti já desperta ciumeira. Nono colocado na corrida eleitoral, Silas foi o único da chapa do 55 que conseguiu chegar lá, desbancando o favorito e todo-poderoso Ferrão Vailatti, coronel da legenda.

Simpático e sabe ouvir

Silas somou 350 votinhos - até que não foi grande coisa – mas vem ganhando espaço junto à comunidade pela simpatia (ele atuou na secretaria de Obras nos tempos dos tucanos do ex-prefeito Vando Eredes) e no parlamento, é tranquilo e sabe ouvir. A seguir desse jeito, corre em pé de igualdade como nome para majoritária em 2020, do ladinho do também cacique Felipinho Schmidt.

Bater ponto

Em Camboriú, os cargos comissionados da prefa vão ter que bater ponto nas repartições. O processo já iniciou – os cargos da Administração já estão registrando entrada e saída nos pontos eletrônicos. Aos poucos, o sistema será implantado em todos os setores. Oiá, exemplo a ser seguido.

Periquito mudo

Quando estava no poleiro, ops, na principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), não tilintava tanto quando as aves que lhe conferem o apelido, o periquito verde (Brotogeris tirica). Nos últimos tempos, andava quase emudecido. Uma tristeza só.

Pirica falante

Foi só se soltar das amarras da função de prefeito que o Pirica, começou a tilintar, ops, falar igual doido. A cada manifestação do governo do prefeito Fabrício de Oliveira (PSB) sobre como encontrou a prefa, Periquito se ouriça, responde, tenta se explicar e, até atende os alegres meninos e meninas da imprensa. Oiá! Parece até candidato em busca de voto, sempre querendo aparecer e falar.

Mariani

Os linguarudos de plantão alardeiam que Pirica estaria ‘assim, assim’ com o presidente do Manda-Brasa estadual, deputado federal, Mauro Mariani. E, que Mariani estaria contando o Periquito pra rodar os estado, levando seu nome. Não sei se choro ou dou risada.

Será que será?

Mariani, nunca escondeu de ninguém seu sonho de chegar ao palácio da Agronômica e, ocupar a cadeira, onde atualmente se assenta Raimundão. E, Pirica, almeja ser candidato a deputado estadual. Se sim, ou não, o fato é que, Periquito estaria conseguindo nomear ex-abobrões do seu governo em prefas comandadas pelo PMDB, como em Itajaí.

Além mar

O ex-prefeito Pirica, zarpou para o litoral paulista, na bela Garujá, convidado pelo prefeito Valter Suman (PSD), pra proferir uma palestra, num chico hotel daquela city praiana. Agarradinhos com o ex-alcaide psitacideo, estavam os seus ex-abobrões, Auri Pavoni, Edésio Marcelino e Alex Fonseca, que ainda não teriam desgarrado do ex-líder.

Representa

O vereador David La Barrica (PSD), apesar de estar estreando no legislativo da Maravilha do Atlântico, está com a corda toda. O homem atende pessoalmente o seu negócio e facilmente é visto no caixa de sua pizzaria nas margens da BR 101. E, também

Rasante

Esta semana, David deu um rasante na casa do povo catarinense, onde conversou com alguns deputados da região e também com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, durante a abertura dos trabalhos da casa e escolha da diretoria, digo, presidência da leléia.

Encontro

Quem também deu um rasante na semana que passou pela Capital manézinha, como a coluna explanou na semana que passou foi o burgomestre da Maravilha, Fabrício Oliveira (PSB), com o secretário do Turismo da Santa e Bela, o atucanado Leonel Pavan (PSDB).

Centro

Fabrício e Pavan se encontraram para tratar de questões relativas ao Centro de Eventos da Maravilha, o modelo de gestão e uma agenda conjunta de acompanhamento da obra para cumprir o cronograma que já está em atraso, e as intervenções que devem ser feitas pelo município no local.

Aproximação

Me parece que a aproximação entre Fabrício e Pavan, pode ser um indicativo de que os até então adversários políticos estão pautados em uma agenda local, visando o pleito de 2018. Alguém duvida?

O vereador David La Barrica (PSB) e a vereadora de Camboriú, a galega Jane Stefenn (Rede) ladeiam o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD) na leléia, observados pelo deputado Estadual Milton Hobus (PSD), ex-chefão da Defesa Civil Catarina.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Museu dos Portos

Charge do Dia

Museu dos Portos

Claudia e Manu Gugelmin Pereira

Jackie Rosa

Claudia e Manu Gugelmin Pereira

Agoniado no páreo

JotaCê

Agoniado no páreo

Casos e ocasos

O mundo caminha para uma nova guerra global?

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul




Blogs

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

VersoLuz

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.