Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Não phode!


Há algum tempo a city peixeira foi sacudida pela polêmica da chamada ‘Feira dos Comerciantes do Brás’, evento que tem o nome de um bairro da capital paulista famoso pela venda de roupas. Na época, os comerciantes endoidaram com a realização do evento no atual camelódromo de Itajaí. Chegaram a ir à dona justa e realizaram a feira na rua Indaial pela força de uma liminar.

Pegaram na corda

O então chefão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com alguns colegas, chegou a ir choramingar com o prefeito e pressionar as excelências excelentíssimas a mudar a legislação e banir tal evento que supostamente prejudicaria os comerciantes estabelecidos. Apesar das roupas oferecidas pelo pessoal do Brás ser de má qualidade, quando a feira rolava, a maior parte das lojas estava fechada, pois era fim de semana.

Nem te ligo

A legislação foi modificada e tal evento proibido. Agora, no último final de semana (sexta, sábado e domingo), foi realizada uma Feira do Brás no denominado Shopping de Descontos, na descida do Morro da Cruz. Interessante que ninguém se manifestou, nem comerciantes e nem CDL. Tudo quietinho.

Coalhada

Faz algum tempo que Itajaí, nos fins de semana, é invadida por caminhões, feiras, por aventureiros que vem aqui vender de tudo. Sem fiscalização, sem proibição, ao arrepio da lei. Vendem morangos, goiabas, batata, cebola, melancia. Sofás, cadeiras amontoadas em vias e calçadas. Sem gerar um pingo de imposto.

Terra de ninguém

Culpa de todo mundo. Minha e sua que não nos manifestamos e, principalmente, do poder público que sabe e bem cobrar IPTU, alvará, imposto de toda ordem e o caraco a quatro. Culpa da city que parece dormir aos fins de semana, com portas cerradas. Só tem praia, o Shopping Itajaí e os restaurantes da Beira-Rio funcionando. Os comerciantes fecham as portas e vão para BC curtir.

Silêncio sepulcral

A lei é só pra inglês. Ou quando lá atrás queriam fazer a feira do Brás, no camelódromo, e teve ex-dirigente da CDL que fez campanha pra barrar. E, agora, amigo leitor, tá escutando algum berreiro? Nem eu!

Saudades do narigudo

Passado pouco mais de um mês da administração do prefeito VM, tem um monte de gente com saudades do ex-secretário de Obras, narigudo Tarcísio Zanelato. O atual, secretário Amarildo Madeira, tem boa vontade. Em vários governos ocupou a cadeira. Essa é a quarta vez. Mas é mais burocrático.

Pequenas e grandes coisas

Basta bizolhar na city. Fizeram um estardalhaço, mutirão de limpeza pra brecar o avanço do pestilento mosquito da dengue. Até agora, apenas São Vicente e Cidade Nova. E o restante? A iluminação de Natal, que teve aproveitamento de material, ainda não foi recolhida. Alguém lembra que, na semana passada, um cara foi preso roubando parte do material, no centro peixeiro?

Buraqueira

Itajaí é uma das poucas citys na Santa & Bela Catarina que têm uma usina de asfalto. Um privilégio para poucos. Mas a buraqueira se alastra pelas ruas. A baita usina tem sido colocada pra funcionar, apenas uma vez por semana. Na zona rural, o mato toma conta das margens. Há problemas também com a iluminação pública.

Tempo?

É necessário dar um tempo? Sim, se o gestor não tivesse experiência no trato da coisa pública. Estivesse aprendendo o ofício. Não é o caso de Madeira que sabe de cor e salteado como funciona a estrutura. O pior é que acaba desabando nos ombros do prefeito VM, que tem trocentas coisas pra resolver.

Interditada

A escola municipal Antonio José Thiago, na Penha, deve ser interditada pelos bombeiros. A bronca maior é por conta do esquema de segurança contra incêndios. E uma viga de ferro do telhado ameaça cair.

Asas em fúria

Linguarudos emplumados de plantão alardeiam que reunião do PSDB peixeiro, na semana que passou, orientou seus membros a meter o sarrafo sem dó ou piedade no governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB). A orientação teria deixado filiados efetivos na prefa desconfortáveis, defendendo que oposição sim, mas consciente.

Carros novos

O presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), anunciou que vai comprar dois carros pra servir às excelencias excelentíssimas. Atualmente, o legislativo estava usando uma doblô da TV Câmara, após o ex-presidente ter doado as duas carangas à prefa peixeira, deixando três motoristas sem função. Paulinho jura que vai apertar o cinto, economizando pra comprar os carros. Será?

O prefeito de Penha, Aquiles Schneider (PMDB), em conversa com os proprietários da empresa que faz o transporte de universitarios para Itajaí. O alcaide pretende custear o valor integral da passagem. Antes a prefa pagava uma parte e os alunos outra. Boa!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Museu dos Portos

Charge do Dia

Museu dos Portos

Claudia e Manu Gugelmin Pereira

Jackie Rosa

Claudia e Manu Gugelmin Pereira

Agoniado no páreo

JotaCê

Agoniado no páreo

Casos e ocasos

O mundo caminha para uma nova guerra global?

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul




Blogs

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

O adeus inevitável

VersoLuz

O adeus inevitável

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.