JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mensalão
Cresce o zum-zum-zum de que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), pode receber o PP de Jandir Bellini de braços abertos. Quem sobraria seria o PDT de Marcelo Sodré. Hummmm...
Na sessão de terça-feira da piramidal, o vereador Marcelo Werner (PCdoB) fez discurso em tom decepcionado afirmando que Itajaí tem mensalão. Diz que vai buscar os culpados pela desonra ao legislativo e sua independência. Eitcha!
Cresce
Feito fermento de bolo, cresce nos bastidores da política peixeira, os rumores de que o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), está pronto para receber o PP de braços abertos. Dizem que, para isso, VM vai precisar deslocar alguns atores importantes.
Cano estourado?
As bocas de tarrafa anunciam que um rompimento com o todo poderoso presidente do PDT, vice-prefeito e superintendente do Semasa, Marcelo Saldré, ops, Sodré, é inevitável, porém, já planejado. A vinda do PP estaria condicionada ao Semasa e outras frentes ocupadas pelo PDT, que perdeu força política na câmara quando entregou menos vereadores do que elegeu.
Contemplado
Por outro lado, a raça de linguarudos alardeia que Volnei fez a conta rasa, e viu que o PDT já fora contemplado com a vice-prefeitura e a presidência da piramidal. O Semasa, por ser a única indireta que dá lucros astronômicos e tem uma capacidade de endividamento bilionária, se tornou muita areia para o caminhãozinho de Sodré.
PP é mais importante
Analistas sabichões concordam com a possível conta de VM. Dizem que o PP fecharia uma rede de sustenção de proporções estadual e nacional. Também profetizam que Sodré entenderia a movimentação por se tratar de estratégia de sobrevivência política para o que Volnei pensa e quer.
Contrapartida
Com toda essa manobra, VM organizaria sua articulação política, cavaria uma dobradinha consistente ao barbudinho júnior, Thiago Morastoni (PMDB) em 2018, e arrefeceria a ebulição de Sodré na articulação.
Filme velho
O fato é que o prefeito barbudinho não mede consequências quando precisa tomar uma decisão. Exemplo já deu quando fritou a desaparecida dama de ferro, Eliane Rebelo (PSD), sua vice na época, para tentar montar a mesma rede de proteção com empresários. Deu no que deu, mas parece que não se arrependeu. Por não ter atingido a meta, agora dobrou a meta.
CUT lá
A chapa 2, assumidamente da Central Única dos Trabalhadores, braço sindical do PT, venceu as eleições do sindicato dos Servidores de Itajaí e região. Francisco Johansen, seguidor de Décio Lima, vai comandar os rumos e os pleitos dos barnabés nos próximos anos com o caixa transbordando.
Desafios
O primeiro desafio que o conhecido Chico do PT deve encarar é a gestão municipal que se nega a diminuir cargos comissionados, espremendo o orçamento para manter base eleitoral empregada no cabideiro do paço da Vila Operária. A distribuição de cargos diminui a capacidade do governo em negociar reposição salarial aos servidores. O confronto é inevitável.
Dúvidas
Resta saber se o sindicato vai aliviar para o barbudinho - por conta dos laços ideológicos e afetivos com companheiros históricos - ou se vai encarar a representação dos trabalhadores com dureza. Vamos aguardar.
Balança, balança...
Tem abobrão do staff estrelado do prefeito Volnei que pode nem completar os seis meses com os glúteos na cadeira estofadinha. Estaria, balançando, balançando e pode cair a qualquer momento. Oh, dor! Oh, vida!
