JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sabe tudo?
Os puxas do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), contam que ele passou dois dias em curso, com todo o staff estrelado de secretários. Estaria alinhando a equipe de trabalho para a execução de projetos e do plano de governo. Bacana!
Deputado estadual Mário Marcondes (PSDB) visitou o vereador peixeiro, Edson Lapa (PR). Fez questão de conhecer a Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem, da qual Lapa é fundador
Cosa linda!
A adesão dos secretários teria sido maciça em prol do projeto (cosa linda!), mas segundo alguns faladores do primeiro escalão, o vice-prefeito e todo poderoso homem do Semasa, Marcelo Saldré, ops, Sodré, teria dado as caras só pra dizer que foi, mas não participou do curso. Alardeiam que, das duas uma, ou deve estar superpreparado ou não esconde seu descontentamento. E agora?
Só ele! Só ele!
As sessões da piramidal casa do povo demonstraram claramente que o governo Volnei Morastoni tá sem base. Os vereadores bufam com a onipresença do barbudinho júnior, Thiago Morastoni (PMDB), além da notada falta de habilidade pra ser líder do governo. Credo!
Só pra comparar
Na gestão passada o ex-vereador Afonso Sereno Arruda (PMDB), quando era líder do governo do ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini (PP), nunca perdeu uma votação que interessasse ao governo do paço da Vila Operária. Sempre ganhou de 17x4.
Base rachada
Um dos que bufam contra o governo é o vereador Vanderlei Dalmolin (PMDB), que estaria puteado da cara, porque quer mais espaço. O ex-menino de ouro, Nikolas Reis (PDT), não é governo. O vice-líder, Fabrício Marinho (PPS), tem sido meio-barro meio tijolo. Ensaboado que só ele.
Mesa em polvorosa
A Mesa Diretora da piramidal também tem demonstrado revolta, que pode significar desde a defesa do Marcelo Saldré, ops, Sodré, até um descontentamento com os mandarins do paço. Paulinho Amândio (PDT) e o vereador Dedé da Murta (PSDB) , não queriam deixar passar a urgência no projeto que destina R$ 400 mil para Itajaí Participações, na última sessão.
Nem tico ou taco...
A vereadora Dulce Amaral (PR) também anda se encrespando e batendo no governo por conta de nomeações na Educação. Também integrante da Mesa Diretora, vereadora Renata Narcizo (Solidariedade), é a única que nem tico e nem taco. Os mais afoitos alardeiam que ali, quem manda é o presidente da sigla, Osvaldo da Mancha Branca Mafra. Hummmm...
Marido traído
Além disso, tem excelência se sentindo como marido traído. O último a saber de projetos e intenções do governo VM. Na quinta-feira, um professor procurou vereadores contando sobre os ofícios do gabinete do burgomestre barbudinho.
Num sabiam
O mestre cientificou os vereadores que o prefeito VM quer retirar o educandário estadual, Victor Meirelles, do centrão peixeiro pra transformar em área cultural. Tem ofício do gabinete do prefeito ao governo do Estado, solicitando a área da centenária escola pra usar como espaço cultural. Cerca de 99% dos vereadores ficaram sabendo pela boca do professor. Nem os governistas sabiam...
Cargos
Perdigueiros da coluna que se espraiam pelo paço peixeiro calculam que já tenham sido nomeados cerca de 465 cargos. Aliás, quando da visita do Ministro dos Transportes, numa rodinha de políticos, os linguarudos contam que escutaram o vice-prefeito de BC, Carlos Humberto (PR), perguntar quantos cargos comissionados a prefa de Itajaí possuia. Contam que Marcelo Sodré lascou na bucha: mais de 800. Orra, meu!
Qui beleza!
Faz sentido! Só de unidades escolares na city peixeira, tem mais de 120. Cada uma precisa ter, obrigratoriamente, um diretor e um secretário. Sendo que tem escolas que tem dois secretários. Some-se o monte de secretarias, funadações e autarquias...
Deixa o vento levar?
Próceres progressistas estão aguardando que o presidente do PP, Jandir Bellini, convoque a executiva e os vereadores do PP pra tratar da questão do vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade e de sua falação à coluna de que tem um cargo no Semasa por conta de um acordo pra eleger a Mesa Diretora. O que colocou em saia justa, o PP, Marcelo Sodré e Paulinho Amândio.
Águas de março...
É pau é pedra é o fim do caminho. O zum-zum-zum que pipoca é que o atual secretário de Obras, Amarildo Madeira, deve deixar o cargo no mês de março. Se tal vai se concretizar, ainda não se sabe quem poderia ocupar o cargo. O que se sabe é que tem uma pá de partidos e trocentos pretendentes à cadeira.
Bons projetos
Amarildo tem bons propósitos. Já ocupou a cadeira em vários governos. É muito burocrático e de pouca ação. Purexemplo, nunca mais se viu ou ouviu algo do caminhão cata-treco. Sumiu. Tomara que volte. Tem que passar uma moto, um carro de som avisando. O bruto chega na tampa e nem dá tempo de colocoar as badulaqueiras na frente de casa.
Jornalista-radialista
O vereador, jornalista e radialista Rubens Angioletti (PSB), em contato com o socadinho escriba, diz que antes de se eleger vereador já era jornalista e radialista. Argumentou, também, que muitos vereadores que se elegem continuam com suas profissões. Afirma que na rádio ou como vereador tem a mesma opinião. E que tem levado seus colegas de parlamento pra participarem do programa na rádio Luz do Amanhã de Itajaí.
