Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 11/09/2024 14:19
A ABB FIA Fórmula E está prestes a iniciar uma nova era. Chamado de Gen3 EVO, o novo carro da categoria fará sua estreia na 11ª temporada, que terá sua corrida inaugural em São Paulo (SP), em 7 de dezembro.
Esse novo modelo é a versão atualizada do carro utilizado na última temporada da categoria, tendo como principal evolução o sistema de aceleração. O Gen3 EVO promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1,82 segundos, além de um sistema de frenagem regenerativa, capaz de gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida.
As novidades foram apresentadas em uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá com a presença de autoridades, como o prefeito Ricardo Nunes, e do co-fundador da F-E, Alberto Longo.
Outro aspecto importante nesse no GEN3 Evo é o motor elétrico com mais de 95% de eficiência. Os pneus fornecidos pela Hankook também serão alterados. Com um material mais maleável que proporcionará maior aderência, os compostos usarão 35% de material reciclável.
O primeiro teste oficial deste carro acontece na pré-temporada da Fórmula E, que será realizada em novembro, em Valência. A primeira prova da nova geração será diante do público brasileiro.
”A primeira corrida vai ser algo difícil de prever, então pode ser que a gente tenha surpresas. Porém, a gente já fez milhares de quilômetros com o novo carro, então a gente sabe bastante de como o carro vai estar acertado para cá (E-Prix de São Paulo)”, comentou Lucas Di Grassi (ABT Lola) sobre a primeira corrida com o Gen3 EVO.
Para a sua terceira edição, o E-Prix de São Paulo passa por uma mudança de datas. As duas primeiras corridas da Fórmula E em São Paulo (SP) ocorreram no mês de março. Passando a ser a corrida inaugural para a temporada de 2024/25, a prova será realizada em dezembro.
”Acredito que não muito, porque apesar da temperatura pode ser um pouco maior em dezembro, o dia da nossa corrida na temporada passada foi bem quente. Foi o dia mais quente do ano até ali. Então, estamos preparados para isso”.
Para o piloto, a maior diferença será a nova geração de carros da Fórmula E.
”O carro muda bastante, o pneu muda bastante, passando para a tração 4×4, então isso vai mudar também o comportamento do carro. Então acredito que existem mais mudanças do carro do que da data da corrida”.
O campeão da temporada três da Fórmula E destacou sobre a importância de começar o campeonato em casa. ”É algo positivo, tem uma curiosidade maior, um interesse maior, então acho que a gente conseguir ter um bom resultado vai ser fundamental”.
Mais aqui -- https://onboardsports.net/2024/09/11/formula-e-di-grassi-projeta-estreia-do-gen3-evo/
Foto: JMENDES
Fonte: On Board Sports
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🔥🚒 INCÊNDIO EM CHURRASCARIA! A Churrascaria Venturin, na Terceira avenida, em Balneário Camboriú, pegou ...
Publicado 03/12/2024 20:27