Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Mr. Olympia Brasil Expo 2024: Disputas nas principais categorias de fisiculturismo


Publicado 29/08/2024 18:37

O Mr. Olympia Brasil Expo 2024 reunirá atletas e fãs de fisiculturismo entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana). 

O evento contará com disputas em categorias como bodybuilding, bikini, figure, men’s physique, women’s physique, wellness e classic physique. Embora cada categoria tenha seus próprios critérios de avaliação, fatores como volume, definição muscular, simetria corporal e presença de palco são comuns a todas elas.

Durante a quarta edição do Mr. Olympia Brasil Expo, o maior campeonato de fisiculturismo do país, esses critérios serão levados ao mais alto nível de avaliação. Eles servirão como base para que os juízes escolham os atletas merecedores de um dos 21 Pro Cards em disputa, credenciais que transformam os atletas em profissionais ou garantem o acesso ao Mr. Olympia 2025, nos Estados Unidos.

"Mais de 1.300 atletas subirão ao palco em busca da consagração. Eles são o reflexo da dedicação extrema à musculação, que se torna um estilo de vida admirado por um público que cresce a cada dia", afirma Ana Paula Graziano, CEO do Savaget Group, empresa que organiza a competição em parceria com a Musclecontest.

Men’s Physique

Esta categoria busca um visual mais natural, típico de praia. Os competidores se apresentam de bermuda, reforçando essa ideia. Ombros largos, peitoral volumoso e cintura fina são essenciais para atingir a proporção corporal ideal, resultando em um tronco em formato de “V”, considerado o mais desejável. As pernas precisam estar em harmonia com o restante do corpo. Um dos grandes nomes dessa categoria é o brasileiro Felipe Franco, atleta muito aclamado pelos fãs e atualmente deputado estadual e empresário.

Classic Physique

Considerada por muitos como a categoria mais prestigiada do fisiculturismo, aqui competem alguns dos atletas mais renomados do mundo, como o canadense Chris Bumstead, cinco vezes campeão do Mr. Olympia, e o brasileiro Ramon Dino, vice-campeão em 2022 e 2023. Esta categoria exige grande volume muscular, cintura bem definida e poses cuidadosamente trabalhadas. A simetria corporal é avaliada com rigor.

Bodybuilding

Esta categoria é dedicada aos fisiculturistas que exibem os maiores volumes musculares, sempre mantendo a proporção e o condicionamento físico. Um exemplo icônico desse tipo de físico é o de Arnold Schwarzenegger, imortalizado em seus diversos filmes de sucesso.

Feira de Nutrição Esportiva

Além das competições de bodybuilding, o Mr. Olympia Brasil Expo inclui uma renomada feira de nutrição esportiva. "A feira atrai milhares de entusiastas que reconhecem a importância da suplementação na busca por um corpo perfeito. As marcas aproveitam o evento para lançar produtos que agradam tanto aos olhos quanto ao paladar de todos os praticantes de musculação que aguardam ansiosamente por essa vitrine", diz Ana Paula Graziano Leal, CEO do Savaget Group.

Na edição de 2023, o Mr. Olympia Brasil Expo quebrou recordes de público e negócios, com mais de 23 mil visitantes e transações comerciais superando 100 milhões de reais. O evento contou ainda com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas, 150 jornalistas e 1.300 atletas.

Foto: Rodrigo Dod

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Secretaria de Educação de Itajaí está certa em “barrar” o Halloween nas escolas municipais?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Colunistas

Rubens com a faca e o queijo na mão

JotaCê

Rubens com a faca e o queijo na mão

Novembro Azul

Charge do Dia

Novembro Azul

Queridonas

Jackie Rosa

Queridonas

Amanhecer

Clique diário

Amanhecer

Criador e criatura

Via Streaming

Criador e criatura




Blogs

Zé Carioca

Blog do JC

Zé Carioca



Podcasts

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Publicado 07/11/2025 16:29



Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.