Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Ricardo Gracia Filho perto da estreia na Michelin Le Mans Cup 2024


Publicado 08/04/2024 14:39

O piloto paulista Ricardo Gracia Filho está confiante para a sua estreia na Michelin Le Mans Cup 2024. O paulista inicia a tradicional disputa de endurance no dia 14 de abril em Barcelona, na Espanha. Único brasileiro na categoria, Ricardo vai correr na Team Virage ao lado do paraguaio Óscar Bittar.

A temporada terá seis provas com os protótipos de Le Mans na classe LMP3 e carros esportivos grand tourer na classe GT3. Ricardo Gracia Filho já fez treinos antes do campeonato começar com sua equipe, a escuderia polonesa Team Virage, que tem base em Valência, na Espanha, é a atual campeã do evento.

Com passagem pelo automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho guiou o monoposto da Fórmula 4 por duas temporadas. ''A etapa será em Barcelona onde fiz testes de pré-temporada, com resultados positivos. Estou feliz com o carro e com o meu companheiro de equipe''.

''Será minha primeira corrida de LMP3, um carro totalmente diferente da F4, onde tenho uma boa bagagem. É um outro estilo de corrida com mais downforce e um estilo diferente. Vou em busca dos melhores resultados possíveis'', contou o piloto de 19 anos patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte pela Sabesp.

Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm duração de aproximadamente uma hora e meia, com cada piloto correndo por 55 minutos. Agora, o foco principal é preservar o carro e gerenciar de forma eficiente os pneus e o combustível, uma abordagem diferente do estilo de corrida sprint que Ricardo Gracia Filho estava acostumado nos anos anteriores na categoria.

Desde os seis anos de idade, o jovem piloto iniciou sua jornada nas pistas como um hobby, ao lado de seu pai, Ricardo Gracia. Aos oito anos, Ricardinho fez suas primeiras incursões no mundo das corridas de forma profissional em São Paulo e, posteriormente, aos 14 anos, foi para a Europa.

Entre os títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, ⁠campeão Paranaense de Kart 2015, ⁠vice-campeão Brasileiro de Kart (16) e ⁠campeão Sul-Brasileiro 2017.

Etapas

1ª - Espanha
Barcelona-Catalunya Montmeló - 14 de abril
2ª - França
Paul Ricard Le Castellet - 4 de maio
3ª - França
La Sarthe Le Mans, 14 e 15 de junho
4ª - Bélgica
Spa-Francorchamps Stavelot - 24 de agosto
5ª - Itália
Mugello Scarperia e San Piero - 28 de setembro
6ª - Portugal
Circuito Internacional do Algarve Portimão - 19 de outubro

Sobre o Speed Park

Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, e área superior a 130 mil metros quadrados. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Foto: Team Virage

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Anna tá com tudo e tá prosa

JotaCê

Anna tá com tudo e tá prosa

O rio que desenha

Clique diário

O rio que desenha

Xerife paulista

Coluna Esplanada

Xerife paulista

Florianópolis sedia congresso internacional de tribunais de contas

Coluna Acontece SC

Florianópolis sedia congresso internacional de tribunais de contas

Protesto de portuários contra Cruzeiro Marítimo

Charge do Dia

Protesto de portuários contra Cruzeiro Marítimo




Blogs

Feno grego!

Blog da Ale Françoise

Feno grego!

Itajaí de zóios esticados

Blog do JC

Itajaí de zóios esticados

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam

VersoLuz

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?

Blog do Magru

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?



Podcasts

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Publicado 01/12/2025 18:57



Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.