Blogs | A bordo do esporte
A bordo do esporte
Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
America's Cup tem início com domínio dos EUA
Publicado 27/05/2017 17:04
Os primeiros seis matchs da Louis Vuitton, regatas de classificação que definem o desafiante da 35ª America's Cup, foram disputados neste sábado (27), na Baía de Great Sound, nas Bermudas. O evento mais esperado da vela mundial, ao lado da Volvo Ocean Race e Olimpíada, é disputado de quatro em quatro anos. Os atuais bicampeões, ORACLE Team USA tiveram 100% de aproveitamento.
Os detentores do título, os norte-americanos do Oracle Team USA abriram as provas contra os franceses Groupama Team France. O time de Jimmy Spithill passou com sobras pelos adversários comandados por Franck Cammas, que já foi campeão da Volvo Ocean Race.
Na sequência, os suecos do Artemis, com medalhistas olímpicos da vela a bordo, passaram pelos orientais do Softbank Team Japan, após uma virada na reta final do match. Apesar de ser do Japão, o barco tem apenas um atleta local: Yuki Kasatani.
O terceiro match do dia foi Nova Zelândia x França. A tripulação neozelandesa venceu com tranquilidade os matchs contra Groupama (França) e chamou atenção do mundo da vela ao usar pedais para regular as velas. Os outrOs cinco usam os braços no chamado 'grinder'.
Comandada pelo tetracampeão olímpico Sir Ben Ainslie, a equipe britânica do Land Rover BAR estreou com vitória sobre os suecos do Artemis, com 11 segundos de vantagem na linha de chegada. A equipe conta também com Giles Scot, campeão olímpico na Rio 2016, e com o espanhol Xabi Hernandéz, atual comandante do MAPFRE na Volta ao Mundo e também ouro olímpico.
O penúltimo duelo do dia foi a reedição da America's Cup 2013 entre Estados Unidos e Nova Zelândia. O ORACLE USA largou melhor, mas as pedaladas dos kiwis igualaram o duelo até um contorno de boia, onde uma quase batida entre os catamarãs foi pior para os kiwis, que perderam a prova.
No último match, os britânicos do Land Rover BAR foram penalizados no procedimento de largaram e perderam para os japoneses. O veleiro teve uma delaminação no casco.
As regatas voltam a ser disputadas neste domingo, a partir de 14h (horário de Brasília) com SUE x FRA, EUA x GBR, JAP x NZL, EUA x SUE, NZL x GBR e JAP x EUA. O evento é transmitido no Brasil pela ESPN+.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.