Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
Publicado 04/02/2022 00:05
A quinta-feira foi dia da segunda regata de percurso do Brasileiro ORC com 41,9 milhas e um desafio para os velejadores. O Crioula 52, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), foi o Fita Azul, ou seja, o primeiro a cruzar a linha de chegada, após pouco mais de quatro horas e venceu a disputa no tempo corrigido. O veleiro é comandado por Eduardo Plass e tem o velejador olímpico Samuel Albrecht como tático.
O Ventaneiro 3 do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar e sustenta a vice-liderança na disputa pelo campeonato. O barco campeão Brasileiro de 2020 segue na briga e tem Renato Cunha no comando e presença do velejador olímpico Marco Grael, filho de Torben Grael. O Inaê Amstel, de Santos (SP), fechou o dia em terceiro lugar. O Índio, de Cícero Hartmann, também do Veleiros do Sul, fechou em quinto e é o terceiro no geral na estreia do barco.
"Regata muito dura, bastante vento , bastante mar, exigiu muito dos barcos, tivemos várias quebras, do nosso não, Graças a Deus não aconteceu nada com o nosso, velejamos bem, barco em linha d'água o que ajuda bastante. Florianópolis é maravilhoso, a paisagem vai mudando, é diferente, não é a primeira vez que estamos vindo, mas sempre muito bom estar aqui", disse André Sobral do Boto V.
Já o barco Inaê Amstel Ultra segue com chances de pódio no Campeonato Brasileiro da classe ORC, no Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). A equipe de Santos (SP) teve um desempenho quase perfeito na regata de percurso nesta quinta-feira (3) de 45 milhas náuticas.
O terceiro lugar no tempo corrigido colocou o veleiro de 40 pés entre os Top 10, a apenas um ponto do quarto colocado, que é o Itajaí Sailing Team.
O bom resultado do Inaê Amstel Ultra foi fruto da evolução da equipe a bordo. O veleiro andou em média 9 milhas e com rajadas de 18 nós em Santa Catarina. A largada mais assertiva e as mudanças de bordo foram fundamentais. Foram 6h16 minutos de prova.
''A equipe está cada vez mais entrosada e tenho certeza de que os resultados finais serão ainda melhores. Estamos correndo contra barcos de ponta, como o TP 52 do Crioula e o Ventaneiro. Hoje fomos muito bem pelas escolhas a bordo'', disse Xico Freitas, tático do Inaê Amstel Ultra.
Foto: Gabriel Heusi | ICSC
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 17.900,00
R$ 24.900,00