Por Gustavo Fonseca - redacao@diarinho.com.br
Blog Doutor Multas
Publicado 31/08/2021 21:48
Foto: Pixabay
Morar sozinho é o sonho de muitos brasileiros. Isso gera independência e crescimento pessoal.
Porém, este sonho pode ficar distante quando você não faz um planejamento financeiro estruturado que te permita realizar esse desejo.
Sabendo dessa realidade, fizemos este texto para ajudar você a saber por onde começar e como controlar suas despesas para conseguir, enfim, morar sozinho.
Primeiramente, não se esqueça de que morar sozinho gera custos mensais que você precisará se organizar para pagar.
Provavelmente, você precisará alugar um imóvel. Uma opção mais barata é dividir apartamento com alguém para baratear esse custo. Mesmo que você não more completamente sozinho, pode preferir essa opção dividindo apartamento com um amigo do que com a sua família, por exemplo.
Você também pode procurar investir no seu próprio imóvel, principalmente se você tiver uma quantia guardada para usar como entrada. Assim, você pode pesquisar opções de financiamento e de empréstimo online para encontrar taxas que façam sentido para você.
Após decidir por qual meio você morará sozinho, é o momento de dar os primeiros passos para a realização desse sonho.
Assim, tenha um controle de receitas e gastos. Lembre-se de que você terá uma despesa fixa mensal que não pode deixar de pagar para não perder o apartamento ou ser despejado.
Por isso, é essencial controlar o seu orçamento através de um planejamento financeiro sólido que te impeça de ter custos excessivos.
Você pode contar com a ajuda de aplicativos ou até uma planilha simples no computador para contabilizar os seus ganhos e despesas e saber, assim, a sua margem no final do mês para sustentar o seu padrão de vida.
Nesse contexto, se livre de dívidas como empréstimos passados ou dívidas de cartão de crédito.
Você pode tentar renegociar a dívida inteira ou parte do valor e prazos com o seu banco. Além disso, considere pedir um empréstimo online quando a taxa dele for mais vantajosa do que a da dívida vigente.
Também monte uma reserva financeira para conseguir morar sozinho a longo prazo. Caso você ainda não consiga realizar este sonho no momento, faça um planejamento financeiro para alcançá-lo em alguns meses.
Ou seja, separe um percentual mensal da sua renda e invista este dinheiro em um fundo lucrativo para economizar uma quantia significativa depois de um certo tempo.
Você já pode começar a se programar fazendo as contas de quanto precisa juntar por mês e em quantos meses conseguirá o valor estipulado.
Um hábito que ajudará você é definir metas e gastos. Segmente os seus custos em alimentação, saúde, moradia e outras categorias que você considerar fazer sentido.
Então determine qual percentual do seu salário será destinado a cada categoria de despesas, baseado na média das suas despesas mensais.
Assim, quando você ultrapassar a meta, deverá cortar os custos extras para não sair do orçamento. Muitos aplicativos trabalham dessa forma e enviam notificações para você quando ultrapassa a quantia estimada por mês. Isso te ajuda em seu planejamento financeiro e organização econômica.
Diante de tudo isso, evite comprar por impulso. Cartões de crédito são um dos grandes vilões do endividamento brasileiro. A pessoa usa o limite disponível como se aquele dinheiro fosse dela, o que é uma ilusão.
Para conseguir cumprir o seu orçamento sem precisar pedir um empréstimo pessoal, você deve evitar as compras desnecessárias.
O cartão de crédito é um ótimo aliado quando usado com responsabilidade porque ele permite que você parcele compras sem juros enquanto investe o seu dinheiro, por exemplo.
Mas, se você não tiver controle financeiro, o cartão pode gerar dívidas altas.
Mesmo se você achar que o sonho de morar sozinho está distante, pense a longo prazo para conseguir se planejar financeiramente.
Mesmo que você só tenha o orçamento necessário daqui a dois anos ou mais, só conseguirá a quantia desejada se programando desde agora e realizando o seu plano de corte de gastos e economias.
Lembre-se, também, que morar sozinho envolve pagar contas da casa como água e luz e, muitas vezes, condomínio. Assim, considere, também, esses custos a longo prazo.
Como já comentamos, são as suas ações de hoje que determinam os sonhos que você irá realizar amanhã. Por isso, já comece a economizar e se planejar para conseguir morar sozinho.
Este texto buscou te mostrar as principais atitudes que você deve ter para conseguir morar sozinho.
Assim, mapeie e controle os seus gastos e despesas, pense no longo prazo, monte uma reserva de emergência e evite compras por impulso.
Além disso, trace metas e se empenhe em cumprí-las para alcançar o seu planejamento financeiro.
Sobre o Juros Baixos
Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.
Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 18.900,00
R$ 16.500,00