Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
Publicado 24/01/2026 10:55
O jump rope, modalidade esportiva baseada no pular corda, vem se consolidando como prática competitiva organizada, com regras específicas, categorias definidas e circuitos internacionais. Presente em países como China, Índia, México, Colômbia e Brasil, o esporte combina velocidade, coordenação motora e execução técnica, atraindo atletas de diferentes faixas etárias.
No Brasil, a modalidade terá destaque em abril, quando sediará um campeonato internacional durante o Arnold Sports Festival South America 2026, entre os dias 25 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A competição reunirá cerca de 200 atletas de mais de seis países, com provas distribuídas ao longo de dois dias.
As disputas ocorrem em quatro categorias principais: speed, double unders, freestyle e double dutch. No speed, o objetivo é realizar o maior número de saltos em até 30 segundos. No double unders, a exigência técnica aumenta, com a corda passando duas vezes sob os pés a cada salto. O freestyle envolve sequências técnicas e acrobáticas avaliadas por árbitros, enquanto o double dutch é disputado em grupo, com coreografias sincronizadas executadas por equipes de três a seis atletas.
A competição é organizada por faixas etárias que vão do sub 10 ao sênior, passando por sub 15, sub 20, sub 30 e master, categoria que reúne atletas entre 31 e 40 anos. “Ainda que abrace atletas de diferentes idades, inclusive crianças, o jump rope costuma atrair mais jovens, entre 16 e 25 anos”, diz Iara Ito, presidente da Confederação Brasileira de Double Dutch e Jump Rope.
O crescimento da modalidade no país também se reflete em resultados internacionais. Em outubro do ano passado, o brasileiro Yuri Almeida, de 16 anos, venceu um festival internacional realizado na Colômbia, na categoria speed, superando mais de 150 atletas. Ele estará entre os representantes do Brasil na competição em São Paulo (SP).
Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, o Arnold Sports Festival South America pretende abrir cada vez mais espaço para tudo que é novidade no cenário esportivo, capaz de cativar os visitantes, como o jump rope. A modalidade tem pouco mais de 60 anos, tendo surgido na década de 60, nos Estados Unidos. É uma “jovenzinha”, comparado ao futebol moderno, que possui mais de 160 anos, já que nasceu com a fundação da The Football Association (FA), em 1863, na Inglaterra.
A ideia é também dar visibilidade para hábitos saudáveis a partir do esporte. “Essa diversificação de modalidades, relativamente novas, faz parte de nossos esforços para apresentar ao público crescente do evento, formas interessantes de entretenimento focadas no bem-estar”, afirma Ana Paula. “Pular corda, por exemplo, mesmo quando não existe a pretensão atlética, é um dos melhores exercícios para dar um upgrade no condicionamento cardiorrespiratório”. A edição 2025 do Arnold Sports Festival South America, também no Expo Center Norte, recebeu público superior a 105 mil pessoas, em três dias. A feira, que abrigou acima de 200 marcas expositoras, foi visitada por mais de 22 mil lojistas e proprietários de academia, gerando um bilhão de reais em negócios. A expectativa é que a edição 2026 mantenha esse ritmo.
Sobre a Savaget Group.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival South America, que completou dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de adeptos de hábitos saudáveis.
Foto: Savaget Group
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 9.500,00
R$ 6.000,00